Benefícios do Guaraná em Pó – Para Que Serve e Propriedades

Especialista:
atualizado em 16/07/2020

Rico em antioxidantes, pode melhorar a aparência da pele e promover a perda de peso: confira todos os benefícios do guaraná em pó!

O guaraná é uma planta brasileira nativa da bacia amazônica que também é conhecida como Paullinia cupana. Há séculos as tribos amazônicas usam essa planta devido as suas propriedades terapêuticas e atualmente existem várias maneiras de consumir esta fruta que oferecem benefícios para à saúde, como o suco de guaraná, extrato, cápsulas, e etc. Se tomado corretamente, o pó de guaraná não faz mal e inclusive pode ajudar a emagrecer.

Para que serve o guaraná em pó?

Conheça agora os principais benefícios do guaraná em pó e suas propriedades de acordo com pesquisas e estudos variados.

1. Ajuda a promover a perda de peso

O guaraná possui propriedades que ajudam a promover a perda de peso, primeiramente porque ele é uma fonte rica de cafeína, o que pode aumentar o seu metabolismo em cerca de 3 a 11% ao longo de um período de doze horas. Além disso, estudos realizados em tubos de ensaios descobriram que o guaraná pode suprimir os genes que auxiliam a produção de células de gordura e promover genes que a retardam.

2. Ajuda a saúde do coração

Podem existir benefícios do guaraná em pó para reduzir o risco de doenças cardíacas, primeiro, porque os antioxidantes parecem ajudar no fluxo sanguíneo e podem prevenir coágulos sanguíneos, e segundo, porque estudos mostraram que ele pode diminuir a oxidação do colesterol LDL “ruim”, que quando oxidado pode contribuir para o acúmulo de placa nas artérias.

De fato, as pessoas adultas que consomem guaraná podem ter até 27% menos LDL oxidado do que aquelas de uma idade semelhante que não consomem.

3. Possui propriedades antibacterianas

Por conter muitos compostos que podem inibir ou até mesmo matar bactérias nocivas, essa fruta possui propriedades antibacterianas. Uma dessas bactérias é a Escherichia coli (E.coli). Estudos também descobriram que o guaraná pode suprimir o crescimento de Streptococcus mutans (S. mutans), que é uma bactéria que pode causar cáries e placas dentárias.

4. Pode melhorar o foco e reduzir a fadiga

Trata-se de uma excelente fonte de cafeína que ajuda a manter o foco e a energia mental. As sementes do guaraná podem conter de quatro a seis vezes mais cafeína do que os grãos de café, substância que funciona bloqueando os efeitos da adenosina, um composto que ajuda o cérebro a relaxar.

5. Rico em antioxidantes

O guaraná é rico em compostos com propriedades antioxidantes, como cafeína, taninos, catequinas, teobromina e saponinas, importantes porque neutralizam as moléculas que são potencialmente prejudiciais chamadas de radicais livres.

Estudos realizados em tubos de ensaio descobriram benefícios do guaraná em pó devido a sus propriedades antioxidantes, que podem combater o crescimento das células cancerígenas e reduzir o risco de doenças cardíacas e o envelhecimento da pele.

6. Pode melhorar a aparência da pele

Devido às fortes propriedades antimicrobianas e antioxidantes, essa fruta é um ingrediente antienvelhecimento popular na indústria de cosméticos. Ele está presente em cremes, sabonetes, loções e produtos para o cabelo. Além disso, o seu conteúdo de cafeína ajuda que o sangue flua até a pele.

Estudos mostraram que os seus antioxidantes podem reduzir significativamente os danos à pele relacionados à idade e outros indicam que os cosméticos que contêm guaraná podem minimizar as rugas ao redor dos olhos, melhorar a tensão da pele e reduzir a flacidez nas bochechas.

7. Pode ajudar contra distúrbios oculares relacionados à idade

Com a idade, é comum que a visão piore progressivamente, além de outros fatores que podem desgastar os olhos ao longo do tempo, aumentando o risco de doenças oculares. O guaraná contém compostos que combatem o estresse oxidativo, que é um importante fator de risco para distúrbios oculares relacionados à idade, como catarata, degeneração macular e glaucoma.

8. Ajuda a aliviar a diarreia crônica e tratar a constipação

Há séculos o guaraná é usado como um tônico estomacal natural para tratar problemas digestivos como constipação e diarreia crônica. Esses benefícios do guaraná em pó se dão porque a fruta é rica em taninos ou antioxidantes à base de plantas.

Por outro lado, ele é rico em cafeína, que pode atuar como um laxante natural, já que ela estimula o peristaltismo, que é um processo que ativa contrações nos músculos do intestino e do cólon. Isso pode aliviar a constipação, empurrando o conteúdo do reto.

9. Poder analgésico

Historicamente, a Paullinia cupana era usada pelas tribos da Amazônia como um analgésico, e esses benefícios do guaraná são devidos ao seu alto teor de cafeína, que desempenha um papel no controle da dor ao se ligar e bloquear os receptores de adenosina. Essa é uma das razões pelas quais a cafeína é comumente encontrada em muitos medicamentos vendidos sem receita.

10. Pode ajudar a capacidade de aprendizado e memória

Uma pesquisa mostrou que o guaraná pode melhorar a sua capacidade de aprender e a sua memória.

Efeitos colaterais do guaraná

Quando tomado por via oral e em quantidades comumente encontradas nos alimentos, o guaraná não apresenta malefícios e é provavelmente seguro para a maioria dos adultos, bem como em quantidades medicinais por um curto período de tempo.

Porém, quando tomado em altas doses por um longo período de tempo, ele é possivelmente inseguro e apresenta alguns malefícios.

Por conter cafeína, doses maiores que 400 mg dessa substância diariamente têm sido associadas a efeitos colaterais que dependem da dosagem.

Em doses típicas, a cafeína presente nesta fruta pode causar insônia, inquietação, nervosismo, náusea, irritação estomacal, vômito, aumento da pressão arterial e da frequência cardíaca, tremores, respiração rápida, delírio, diurese e outros efeitos colaterais.

Grandes doses também podem causar dor de cabeça, agitação, ansiedade, dor ao urinar, batimentos cardíacos irregulares, zumbido nos ouvidos e cólicas estomacais.

Quando injetado ou tomado por via oral em doses muito altas, ele é inseguro e pode ser até mesmo mortal devido ao seu teor de cafeína.

O envenenamento grave também pode ocorrer em doses mais baixas, dependendo da sensibilidade ou intolerância à cafeína ou comportamentos como fumar, idade e uso prévio de cafeína.

Em forma de suplementação, os mais consumidos são o guaraná em pó e em cápsulas, porém, você não deve exagerar na quantidade de consumo de nenhum produto que contenha guaraná e deve sempre consultar um médico antes de começar qualquer suplementação.

Agora que você conhece os benefícios do guaraná em pó, para que serve e suas propriedades, bem como seus malefícios, tome com cuidado para aproveitar seus benefícios da melhor maneira possível sem sofrer com os efeitos colaterais.

Fontes e Referências Adicionais:

Você já imaginava tantos benefícios do guaraná em pó? Pretende incluir na sua rotina o seu consumo? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (3 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

Deixe um comentário