6 Benefícios do Suco de Guaraná – Como Fazer, Receitas e Dicas

Todos nós sabemos que refrigerantes não fazem muito bem para a saúde e boa forma e não podem ser consumidos frequentemente. Uma opção pode ser experimentar o suco de guaraná.

Vamos conhecer alguns dos benefícios associados a essa bebida, além de aprendermos a preparar algumas receitas de suco de guaraná.

6 benefícios do suco de guaraná

1. A bebida é energética

De acordo com a nutricionista Thais Pereira, o pó de guaraná utilizado na receita do suco é classificado como um energético natural e poderoso que conta com a presença de substâncias como cafeína e teobromina, que atuam como estimulantes do sistema nervoso central.

Para você ter uma ideia do poder estimulante do pó de guaraná, a cafeína pode corresponder a 8% da composição do produto em sua massa seca, enquanto o café carrega até 2,5% da substância em sua composição.

2. Fonte de nutrientes 

O suco de guaraná é fonte de nutrientes importantes para o organismo humano como cálcio, ferro, fósforo e vitamina A.

As sementes que dão origem ao pó de guaraná também são compostas por magnésio, potássio, cálcio e vitamina B1.

3. Desempenho na prática de exercícios físicos

O pó de guaraná utilizado no preparo do suco ajuda a melhorar a performance na prática de atividades físicas por conta de suas altas doses de cafeína. Ele melhora percepção de capacidade física por meio da mediação com os neurotransmissores dopamina e adrenalina e tem potencial para retardar o início da fadiga em frente a exercícios prolongados e exaustivos.

Entretanto, é importante saber que isso pode não ser tão bom quanto parece. Se o praticante exagerar no consumo de guaraná, pode correr o risco de mascarar os sinais que o corpo dá quando passou do seu limite. Forçando além disso, ele poderá causar danos ao seu corpo e sofrer uma lesão.

Para ter maior segurança em relação ao uso do suco de guaraná para o pré-treino, consulte a ajuda de um nutricionista.

4. Raciocínio e concentração

A nutricionista afirmou também que o suco de guaraná traz efeitos positivos em relação ao raciocínio e à concentração. Isso acontece por conta da presença da cafeína e da teobromina no ingrediente, substâncias que atuam no tálamo, uma região do cérebro que está envolvida com aspectos como a atenção focalizada e o alerta.

5. Controle dos níveis do colesterol

O pó de guaraná utilizado no preparo suco possui compostos chamados flavonoides e saponinas, que podem auxiliar no controle do colesterol LDL, conhecido como colesterol ruim.

Aliado a isso, está o fato de que a teobromina, também presente no ingrediente, está associada à elevação do colesterol bom, chamado de HDL.

6. Perda de peso

O suco de guaraná pode favorecer ao emagrecimento graças ao fato do ingrediente trazer um efeito termogênico. Ou seja, ele colabora com o estímulo do metabolismo, algo que resulta em um processo mais eficiente de queima de calorias e gorduras.

Obviamente, não basta tomar o suco de guaraná para emagrecer – ainda é necessário seguir uma dieta saudável com foco na perda de peso e praticar exercícios físicos com frequência para maximizar a eliminação de calorias.

E nada de se entupir com o suco de guaraná para tentar emagrecer porque, como veremos no decorrer, a ingestão exagerada do nutriente traz riscos à saúde.

Como fazer – Receitas de suco de guaraná

1. Receita de suco de guaraná com suco de uva 

Ingredientes:

  • 1 colher de café de guaraná em pó
  • 5 colheres de sopa de suco de uva natural e integral;
  • 1 fatia de beterraba crua;
  • ½ unidade de carambola;
  • Água.

Modo de preparo:

Colocar todos os ingredientes no liquidificador; Bater tudo e servir-se imediatamente.

2. Receita de suco de guaraná com açaí

Ingredientes:

  • 1 colher de café da guaraná em pó;
  • 200 g de polpa de açaí;
  • 2 colheres de castanhas;
  • 1 colher de sopa de mel;
  • Gelo a gosto.

Modo de preparo:

Colocar o guaraná em pó, a polpa de açaí e o mel no liquidificador e baterEntão, adicionar o gelo e as castanhas e bater na função pulsar ou em velocidade lenta. Servir-se em seguida.

Cuidados com o pó de guaraná

A nutricionista Thais Pereira ressaltou que é importante tomar cuidado em relação à quantidade consumida do ingrediente. Segundo ela, a quantia máxima recomendada é de uma colher de café de pó de guaraná a cada dia.

A ingestão em excesso do guaraná pode causar problemas como ansiedade, irritabilidade, tremores, aumento dos batimentos cardíacos, palpitações e distúrbios do sono. Os taninos presentes no ingrediente podem diminuir a absorção de alguns nutrientes e aumentar a excreção urinária de cálcio.

Thais ainda orientou que o suco de guaraná seja consumido durante o período da manhã, porque o seu efeito pode durar até seis horas. Assim, se for ingerido no período da tarde ou da noite, pode interferir na qualidade do sono e causar problemas como irritação e ansiedade, além da insônia.

Ela recomendou ainda não misturar o pó de guaraná com outras substâncias que tenham cafeína como é o caso do café, do chá mate, do chá verde e de refrigerantes à base de cola, que já são estimulantes por si só.

O consumo crônico da cafeína, especialmente se ocorrer em grandes quantidades, pode gerar uma dependência psicológica em algumas pessoas com a sua suspensão abrupta podendo causar efeitos como ansiedade, nervosismo e vertigens.

A nutricionista Thais Pereira falou a respeito do consumo do pó de guaraná por parte de adolescentes para se manter acordados no período da noite, mesmo quando o corpo pede descanso. Ela explicou que a parte da noite é quando existe a maior produção de hormônios, incluindo o do crescimento, e que o uso frequente de estimulantes pode prejudicar o crescimento saudável.

Segundo Thais, pessoas que têm hipertensão não devem utilizar o pó de guaraná e os indivíduos diagnosticados com hipertireoidismo devem evitar o seu consumo. Além disso, as pessoas que têm probabilidades de apresentar alterações cardiovasculares podem sofrer com uma arritmia caso ingiram doses excessivas do ingrediente.

Aqueles que têm risco de desenvolver osteoporose e osteopenia (perda de densidade óssea) também devem ser cautelosos quanto ao consumo do ingrediente.

Já o geriatra José Roberto de Almeida alertou para o risco do pó de guaraná ser utilizado para mascarar sintomas como o desânimo e falta de energia, que podem ser sintoma de uma doença mais grave. Caso esses sinais persistam mesmo após o uso de estimulantes, ele indica que um médico seja procurado para saber do que se trata o problema.

Para ter segurança em relação ao uso do suco de guaraná, tendo em vista que cada pessoa tem um organismo diferente que reage de maneira diferente, vale a pena pedir orientações de seu médico e/ou nutricionista.

Você já experimentou ou tinha ouvido falar dos benefícios do suco de guaraná para a saúde e boa forma? Pretende aprender como fazer as receitas e provar? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (4 votos, média: 4,25 de 5)
Loading...

Deixe um comentário