Benefícios do Kiwi – Para Que Serve e Como Usar!

Especialista:
atualizado em 01/07/2020

Melhora a qualidade da pele, auxilia no emagrecimento e promove a saúde cardiovascular: conheça todos os benefícios do kiwi e como usar!

O kiwi, fruta originária da China, possui pouquíssimas calorias e muitos nutrientes. Poucas pessoas sabem, mas o kiwi é a fruta mais nutritiva das 26 frutas mais consumidas no mundo, sendo a que possui maior concentração de vitamina C e magnésio por grama do que qualquer outra fruta, além de ter mais potássio do que a famosa banana.

Entre os benefícios do kiwi, estão uma pele saudável e bonita, pressão sob controle e um coração saudável. Aproveite para saber se o kiwi tem mais vitamina C que o limão e a laranja e entender se kiwi emagrece ou engorda.

Vídeo:

Propriedades e benefícios do Kiwi

Entenda para que serve o kiwi e quais as suas principais propriedades para saúde e boa forma:

1. Pele jovem e bonita

O kiwi está lotado de antioxidantes, entre eles a vitamina C, que é o principal antioxidante solúvel em água. Esses antioxidantes neutralizam os radicais livres que causam danos para as células causando envelhecimento precoce. Além disso, a vitamina C potencializa a absorção de colágeno no organismo.

2. Músculos e ossos fortes

Estudos mostram que dois kiwis fornecem 30mg de magnésio – fundamental para o funcionamento dos músculos e ainda aumenta a energia do corpo. Já o potássio, também encontrado em abundância na fruta, protege contra a perda muscular e a preservação da densidade mineral óssea. O kiwi ainda está lotado de eletrólitos essências para repor os minerais perdidos em atividade física intensa.

3. Auxilia no emagrecimento

O Kiwi possui baixíssimo índice glicêmico e é rico em fibras, que são importantes para melhorar o funcionamento do intestino e aumentar a sensação de saciedade, auxiliando na perda de peso.

4. Combate a osteoartrose e artrite reumatoide

Estudos apontam que a vitamina C também previne e ajuda a tratar a osteoartrose e artrite reumatoide. No caso da osteoartrose, uma alimentação rica em vitamina C ou D diminui em três vezes o surgimento e a piora da osteoartrose.

5. Fortalece o sistema imunológico

É de conhecimento geral que a vitamina C é essencial para o funcionamento adequado do nosso sistema imunológico. Um sistema imunológico forte é capaz de blindar seu corpo contra uma série de doenças, sobretudo as de ordem viral e bacteriana.

6. Melhora funções cognitivas e neurológicas

A fruta é rica em serotonina, substância responsável por melhorar o humor, trazer sensação de prazer, aumentar a aprendizagem, a memória, e ainda ajuda a regular o apetite. Além disso, ela ajuda as pessoas a ficarem alerta na parte da manhã.

7. Ameniza sintomas de asma

Entre os benefícios do kiwi está uma respiração mais saudável. A vitamina C é fundamental para quem sofre com asma, já que ela protege contra problemas respiratórios em geral.

Um estudo constatou que as crianças que consumiam kiwi regularmente tinham 44% menos incidência de respiração asmática comparando com crianças que comiam esses alimentos menos de uma vez por semana.

8. Bom para visão

Estudos apontam que comer pelo menos três porções de frutas com vitamina C por dia diminui o risco de problemas oculares causados pela idade, como perda de visão, em 36% comparando com pessoas. As frutas são o grupo alimentar que mais tem efeitos significativos em termos de prevenção a doenças oculares causadas pela idade.

9. Coração saudável

A vitamina C, os polifenóis e o potássio presentes no kiwi formam um verdadeiro coquetel para o coração, prevenindo a formação de coágulos sanguíneos e diminuindo a quantidade de triglicerídios no sangue. Uma pesquisa mostrou que o consumo de 2 a 3 kiwis diariamente diminuiu significativamente a as chances de formação de coágulos de sangue nos vasos sanguíneos.

Estudos apontam que a melhor dieta para o coração é aumentar o consumo de potássio e diminuir o de sódio (o kiwi tem alto nível de potássio e baixo de sódio), já que alto nível de potássio está relacionado a um menor risco de ataque cardíaco.

10. Maior qualidade do sono

De acordo com um estudo, maior qualidade de sono de adultos com problemas de insônia está entre os benefícios do kiwi. Consumir a fruta regularmente ajuda a duração e a profundidade do sono.

11. Livre da constipação

Vários estudos defendem que o kiwi possui substâncias laxativas e pode ser usado na dieta por pessoas que sofrem de constipação.

Como usar: aproveite os benefícios do kiwi na dieta!

O kiwi é uma fruta deliciosa para ser consumida in natura no seu dia a dia, seja entre as principais refeições como um lanche, seja como uma sobremesa ou durante o café da manhã.

Outras opções são aprender como fazer vitamina de kiwi para acelerar o emagrecimento e experimentar essas receitas de suco de kiwi refrescantes que vão deixar sua dieta mais saborosa!

Efeitos colaterais

Kiwis têm altíssimos níveis de oxalatos. Quando há acúmulo desta substância no corpo, eles podem cristalizar e causar problemas. Por isso, quem sofre com pedras na vesícula biliar ou rins deve evitar consumir kiwi em excesso. A fruta também pode causar problemas para quem sofre com síndrome látex-fruta.

Propriedades nutricionais do kiwi

Confira os valores nutricionais em 100g da fruta (1 unidade média):

  • Valor energético 51 calorias
  • Carboidratos 11,5g
  • Proteínas 1,3g
  • Gorduras saturadas 0,1g
  • Fibra alimentar 2,7g
  • Vitamina C 70,8mg
  • Potássio 268,9 mg

São bastantes nutrientes para uma fruta tão gostosa e refrescante.

Fontes e Referências Adicionais:

  1. Cho, Eunyoung, et al. “Prospective study of intake of fruits, vegetables, vitamins, and carotenoidsand risk of age-related maculopathy.” Archives of Ophthalmology 122.6 (2004): 883-892.
  2. Collins, Ben H., et al. “Kiwifruit protects against oxidative DNA damage in human cells and in vitro.” Nutrition and cancer 39.1 (2001): 148-153.
  3. Duttaroy, Asim K., and Aud Jørgensen. “Effects of kiwi fruit consumption on platelet aggregation and plasma lipids in healthy human volunteers.” Platelets 15.5 (2004): 287-292.
  4. Forastiere, Francesco, et al. “Consumption of fresh fruit rich in vitamin C and wheezing symptoms in children.” Thorax 55.4 (2000): 283-288.
  5. Kurl, S., et al. “Plasma vitamin C modifies the association between hypertension and risk of stroke.” Stroke 33.6 (2002): 1568-1573.
  6. The World’s Healthiest Foods.

Você já sabia de todos esses benefícios do kiwi para a saúde? Com que frequência você consome esta fruta? Vai aumentar agora que sabe para que serve? Comente abaixo!

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Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

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14 comentários em “Benefícios do Kiwi – Para Que Serve e Como Usar!”

  1. Bom dia! Amei saber tudo sobre os benefícios do kiwui parabenizo e agradeço a doutora Patricia.
    Gostaria de saber a quantidade de kiwui devo comer por dia

  2. Como Kiwi ao café da manhã e ao deitar. É um dos grandes benefícios para a saúde; claro é necessário fazer muitas outras coisas mais, na alimentação saudável. Várias dessas atitudes, persistência e perseverança, colocam-nos longe dos medicamentos, portanto protegidos das doenças crônicas. Manter a saúde ou voltar a te-la, está nas nossas mãos, ou melhor, na nossa boca. Boa saúde a todos.

  3. Amo comer kiwi hoje decidir em ver os benefícios fiquei de boca aberta,Nossa agora que não vou deixar de comer e vcs estão de parabéns pela pesquisa muito clara.

  4. Ola! Há mais ou menos três meses eu vinha sentindo uma espécie de descontrole na cabeça. Quando virava a mesma para um lado e voltava ao normal, sentia algo parecido com uma tontura (é até difícil de explicar a sensação). Há mais ou menos um mês estou comendo uns 3 kiwis por dia. Já faz uma semana que não tenho tal sensação. Coincidência??? O fato é que estes sintomas sumiram. SIMAS

  5. Gostaria de saber quantas kiwi deve se consumir por dia
    E se devemos comer a casca dele q e peluda?

  6. Já comia Kivi, agora vou aumentar por semana a comer mais quantidade. Muito bom é o Kivi dourado, mais caro, mas muito mais apaladado…..e se calhar com as mesmas propriedades.

  7. eu sou prova viva de que essa fruta e maravilhosa para saude,pois a consumo regularmente e o resultado e uma energia fora do comum.por isso recomendo com muita segurança.

  8. EU não sabia das variedades e valor do KIWI, gostaria de saber se tem efeito na circulação do sangue e desobstrução das artérias.

  9. Adoro Kiwi na salada… Sozinho, na CaipiKiwi com vodka, hummmmm… Amo Kiwi, por não gostar muito de doces esta fruta me conquistou devido ao gosto exótico e singular e sabia de algumas propriedades benéficas, hoje aprendi mais um pouco… Vou continuar saboreando os Kiwis… Valeu boa forma!

  10. Sem sombra de dúvidas, o pouco que conhecia sobre essa fruta eu, achava que era o bastante para falar das suas propriedades, mas depois dessas informações…estou convencido do seu valor !!!!