Bolo Engorda? Calorias e Análise

Especialista:
atualizado em 17/12/2019

Seja no café da manhã ou no lanche da tarde, no bate papo na casa dos amigos, nas festas de aniversário das crianças da família, na casa da vovó ou nas festas juninas: qualquer uma dessas situações e muitas outras ocasiões prazerosas da nossa vida acontecem ao mesmo tempo em que a gente saboreia um belo e saboroso pedaço de bolo.

Entretanto, por mais que a receita seja uma ótima combinação para esses momentos, quem se preocupa em manter a boa forma e não quer aparecer com quilinhos em excesso não pode se dar ao luxo de comer o primeiro pedaço que vê pela frente, de forma distraída, sem parar para pensar e se perguntar: será que o bolo engorda?

O artigo de hoje vem justamente com o objetivo de responder esse questionamento. Então, se essa também é uma de suas dúvidas em relação à alimentação, continue com a gente e descubra conosco a resposta para a pergunta. Vamos analisar as calorias e outras questões envolvidas.

As calorias presentes no bolo

Para entender se o bolo engorda ou não, a gente realmente precisa dar uma olhada nas calorias presentes no prato. No entanto, temos um caso especial ao falarmos especificamente dessa receita, tendo em vista que existem diversas formas de preparar um bolo, além de uma enorme gama de ingredientes que podem fazer parte de sua composição, o que faz com que cada um deles apresentes um valor calórico diferente.

É exatamente por isso que nós vamos iniciar a nossa análise em relação às calorias com uma pequena lista que informa a taxa calórica de alguns bolos, referente a uma porção de 60 g.

1 – Bolo de chocolate: 246 calorias

2 – Bolo de fubá: 191 calorias

3 – Bolo de milho: 189 calorias

4 – Bolo de morango: 200 calorias

5 – Bolo de laranja: 160 calorias

6 – Bolo de banana: 180 calorias

7 – Bolo de nozes: 250 calorias

8 – Bolo de brigadeiro: 211 calorias

9 – Bolo floresta negra: 159 calorias

10 – Bolo nega maluca: 209 calorias

Ao observar a tabela é possível perceber que um pedaço pequeno de bolo já carrega um considerável número de calorias e que, portanto, existe sim a possibilidade que o consumo do bolo resulte em quilinhos a mais no corpo. Se o consumo é frequente ou em quantidade é correto sim afirmar que bolo engorda

Outro ponto que precisamos levar em consideração é a questão nutritiva do bolo. Geralmente eles são ricos em açúcar, que apesar de ser um nutriente importante no fornecimento de energia ao corpo, quando consumido em excesso pode causar o aumento de peso.

Um dos fatores que faz com que isso aconteça é que quando há uma quantidade muito grande da substância, a capacidade que o fígado tem de armazená-la é extrapolada e o açúcar extra ali presente é convertido em ácidos graxos que voltam a corrente sanguínea.

Uma vez que se encontram ali, esses ácidos graxos são encaminhados para outras partes do corpo e armazenados como gordura em regiões como o bumbum, o estômago, os quadris e até as mamas.

Além disso, os bolos possuem um teor mais baixo de outros nutrientes importantes, especialmente para promover a saciedade no organismo como fibras e proteínas. Assim, ao comer um pedaço de bolo, a chance que você não se sinta satisfeito não é pequena e você provavelmente precisará consumir ainda mais calorias para acabar com a fome.

Isso quer dizer que eu não devo mais comer bolo?

Não necessariamente. Apesar de podermos afirmar que o bolo engorda, ao tomarmos certos cuidados em relação ao seu consumo e preparação, é possível amenizar os efeitos negativos do prato e incluí-lo na dieta sem ter maiores problemas.

Quer aprender como fazer isso? Então não deixe de conferir as nossas dicas a seguir:

– Cuidado com as porções

Em algumas ocasiões, como a visita a casa da avó ou a festa de aniversário de algum amigo ou familiar, recusar-se a comer um pedaço de bolo que foi especialmente preparado para nos agradar pode soar como uma atitude mal educada.

E você não precisa necessariamente sair como rude e dizer não ao que o anfitrião oferece, para manter-se firme à dieta. Basta, saber controlar bem as porções. Quando a pessoa te oferecer o pedaço de bolo, aceita, mas peça um pedaço bem pequeno e explique com delicadeza que está em um processo de emagrecimento e que não deve exagerar na porção.

Já se o seu problema for a dificuldade de resistir a comer um pedacinho maior ou a mais do bolo, a nossa recomendação é que antes de ir a um local ou evento em que você sabe que o prato será servido, coma algo saudável e nutritivo antes de sair de casa, como uma fruta ou uma salada.

Dessa maneira, quando chegar ao lugar você não estará tão faminto e correrá menores riscos de exagerar na porção.

– Substitua os ingredientes

Já quando for você mesmo o responsável pela preparação do bolo, a sugestão é que seja feita a troca de ingredientes para deixar a receita menos calórica. Por exemplo, você pode substituir o açúcar pelo mel, açúcar mascavo ou pelo adoçante. Se conseguir achar o gosto agradável, é possível até mesmo não colocar nenhuma substância para adoçar o bolo.

Isso pode ser feito especialmente em bolos preparados à base de frutas que já contêm naturalmente o açúcar em sua composição.

Outra opção que colabora nesse sentido é trocar a farinha de trigo branca, a tradicional, pela integral. Além disso, se a sua receita pedir a adição da margarina, você pode trocar o modelo comum pela sem sal.

– Adicione fibras

As fibras não podem faltar no cardápio de quem precisa ou quer emagrecer pelo fato delas serem um nutriente que traz a sensação de saciedade ao organismo. Isso significa que ao comer um prato com fibras, seu organismo estará satisfeito e você não sentirá a necessidade de continuar comendo mais e, por consequência, não consumirá mais calorias.

Para que depois de comer o seu pedaço de bolo, você não continue a sentir bastante fome e queira repetir o prato ou comer um outro tipo de alimento, a nossa dica é que você acrescente ingredientes ricos em fibras na sua receita.

Algumas alternativas são: sementes de linhaça, chia, aveia, amêndoas, além de frutas como pera e framboesas. Dessa forma, você pode se certificar de que o seu bolo não será apenas com baixo valor calórico, como também um prato nutritivo.

Receitas de bolo light

Para finalizar a gente traz algumas receitas light de bolos, com substituição de ingredientes que te ajudarão a saborear o prato sem sabotar a perda de peso. Confira:

1 – Bolo de chocolate sem farinha e sem açúcar

Ingredientes: 

  • 2 colheres de sopa de margarina light;
  • 3 colheres de sopa de cacau em pó sem açúcar;
  • 5 colheres de sopa de adoçante culinário;
  • 100 g de coco ralado sem açúcar;
  • 1 colher de chá de essência de baunilha;
  • 4 ovos.

Modo de preparo:

  1. Pré aquecer o forno em 180º C. Bater os ovos e a baunilha no liquidificador durante seis minutos;
  2. Enquanto os dois ainda estiverem sendo batidos, adicionar o adoçante e depois o cacau, a margarina, o coco ralado e por último, o fermento;
  3. Despejar a massa em uma forma quadrada de 15×15 cm, untada com margarina e levar ao forno pré aquecido por 15 a 20 minutos. Para saber se o seu bolo está pronto ou não, enfie um palito ou um garfo na massa, se o objeto sair seco é porque você já pode desligar o forno, esperar esfriar e servir-se. 

A receita rende 12 porções de 100 g, com 95 calorias em cada uma delas.

2 – Bolo integral de banana com chia

Ingredientes:

  • 5 bananas nanicas médias cortadas em rodelas;
  • ½ xícara de chá de óleo;
  • 4 ovos;
  • 2 xícaras de chá de farinha de trigo integral;
  • 1 xícara de chá de farinha de chia;
  • 1 ½ xícara de chá de açúcar mascavo;
  • 1 colher de chá de canela em pó;
  • 1 colher de sopa de fermento em pó;

Modo de preparo:

  1. Pré aquecer o forno em 180º C. Bater as bananas, o óleo e os ovos no liquidificador;
  2. Juntar o conteúdo obtido no primeiro passo com a farinha de trigo integral, a farinha de chia, o açúcar mascavo, a canela e o fermento em uma tigela e misturar bem em uma tigela;
  3. Despejar a massa em uma forma redonda de 25 cm de diâmetro e levar ao forno durante 40 minutos. Para ter certeza que o seu bolo está pronto, espete a massa com um garfo ou palito de dente. Caso o objeto saia limpo, você pode desligar o forno, esperar o bolo esfriar e servir-se.

O bolo rende 30 porções e cada pedaço de 100 g possui 134 calorias.

3 – Bolo de amêndoas light

Ingredientes:

  • 10 amêndoas secas;
  • 3 ovos;
  • 1 pote de iogurte natural desnatado;
  • 1 colheres de sopa de óleo de coco;
  • ½ colher de sopa de óleo de canola;
  • 2 xícaras de chá de farinha de trigo integral;
  • 1 xícara de chá de farinha de trigo;
  • 2 colheres de sopa de aveia;
  • 2 colheres de sopa de adoçante em pó para culinária;
  • 4 colheres de sopa de sementes de chia;
  • 1 colher de sopa de fermento químico;
  • 2 colheres de sobremesa de mel.

Modo de preparo:

  1. Pré aquecer o forno em 180º C. Picar as amêndoas e reservar;
  2. Bater bem os ovos, o iogurte, o óleo de coco e o óleo de canola no liquidificador;
  3. Em uma vasilha separada, misturar as farinhas, a aveia, o adoçante, metade das amêndoas, as sementes de chia e o fermento em pó;
  4. Juntar a mistura da tigela com o conteúdo do liquidificador e mexer bem, até obter uma substância homogênea. Despejar a massa em uma forma quadrada de 15×15 cm.
  5. Levar ao forno durante 30 minutos ou até que o bolo comece a dourar. Você também pode fazer o teste do garfo ou palito de dente que explicamos nas receitas anteriores;
  6. Desligar o forno, esperar o bolo esfriar, servir-se e bom apetite!

A receita rende 15 porções que correspondem a pedaços de 75 g, com aproximadamente 152 calorias em cada um deles.

Você também tem mais receitas de bolos light aqui.

Você também adora bolos em geral? Acha que bolo engorda muito? Tem uma receita de bolo light para compartilhar? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (11 votos, média: 3,82 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

Deixe um comentário

2 comentários em “Bolo Engorda? Calorias e Análise”