Bronquite é Contagiosa?

Especialista da área:
atualizado em 04/08/2020

Confira se a bronquite é contagiosa ou se não precisamos nos preocupar se alguma pessoa da família, do trabalho ou da sala de aula estiver com a doença.

  Continua Depois da Publicidade  

Ninguém gosta de ficar doente, não é mesmo? Por isso, quando alguém do nosso convívio contrai algum problema de saúde é normal que fiquemos preocupados quanto ao contágio. Essa preocupação é ainda maior quando se tem filhos, uma vez que a saúde das crianças é mais frágil.

Mas será que esse temor se justifica quando se trata de um quadro de bronquite? Ou não é verdade que a bronquite é contagiosa?

Vamos descobrir se pode ser perigoso ficar muito perto de alguém com bronquite, especialmente quando estiver passando por um período de baixo sistema imunológico. Aproveite e aprenda como aumentar a imunidade rapidamente para se ver longe de doenças como essa.

Sobre a bronquite

Antes de abordarmos se a bronquite é contagiosa ou não, vamos ficar mais familiarizados com a doença.

Pois bem, a bronquite é uma doença que pode ser aguda ou crônica. Ela é descrita como uma inflamação no revestimento ou mucosa dos tubos bronquiais, que exercem a função de transportar ar para dentro e para fora dos pulmões.

Enquanto a bronquite aguda pode melhorar dentro de um período de uma semana a 10 dias, a bronquite crônica é uma doença mais grave, caracterizada por uma constante irritação ou inflamação no revestimento ou mucosa dos tubos bronquiais, que ocorre geralmente como resultado do hábito de fumar.

  Continua Depois da Publicidade  

A lista de sintomas da bronquite inclui: tosse, produção de muco que pode ser claro, branco, cinza-amarelado ou verde e, raramente, apresentar faixas de sangue, fadiga, dificuldade para respirar, febre leve, calafrios e desconforto no peito. A bronquite aguda também pode vir acompanhada dos sinais do resfriado como dor de cabeça leve e/ou dores no corpo.

A tosse da bronquite aguda pode durar diversas semanas, ao passo que a tosse da bronquite crônica é apresentada como produtiva com duração de pelo menos três meses e com crises recorrentes que acontecem ao longo de no mínimo dois anos consecutivos.

Ao experimentar os sintomas da bronquite, é necessário procurar o auxílio médico para verificar se não se trata da versão crônica da doença, que exige atenção médica, e receber o tratamento apropriado para o seu caso em particular.

Isso se torna ainda mais importante quando descobrimos que a bronquite pode resultar em pneumonia em algumas pessoas e que ataques repetidos de bronquite podem significar que a pessoa tem a doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC).

E então, será que a bronquite é contagiosa?

Além do hábito de fumar cigarro, a poluição do ar, a poeira e os gases tóxicos no ambiente ou no local de trabalho também podem contribuir com o desenvolvimento da versão crônica da doença.

Já a bronquite aguda costuma surgir em decorrência de um resfriado ou outro tipo de infecção respiratória, sendo provocada pelos mesmos vírus que desencadeiam a gripe ou resfriado.

  Continua Depois da Publicidade  

Portanto, a resposta mais adequada é: a bronquite pode ser contagiosa. Isso porque enquanto a bronquite crônica não é contagiosa, a bronquite aguda causada pelos vírus da gripe e do resfriado é, uma vez que esses vírus são contagiosos.

“Os vírus se espalham principalmente de pessoa para pessoa por gotas produzidas quando uma pessoa doente tosse, espirra ou fala e você inala as gotas. Os vírus também podem se espalhar por meio do contato com um objeto infectado. Isso acontece se você toca em alguma coisa com o vírus e toca sua boca, olhos ou nariz”, explicou o médico de família e professor assistente de medicina familiar John Wilkinson.

Mas por quanto tempo será que uma bronquite é contagiosa? Bem, isso depende do tipo de vírus que foi contraído pelo paciente. Na maioria dos casos, a pessoa pode contaminar outras com seu vírus ao longo de alguns dias ou possivelmente uma semana.

Entretanto, como quando a pessoa é diagnosticada com a bronquite aguda não são realizados testes para identificar o vírus específico que a contaminou, uma vez que existem centenas de possibilidades, a aposta segura é presumir que ela pode espalhar a doença enquanto estiver apresentando os sintomas do resfriado.

No entanto, quando os sintomas demorarem a passar, é fundamental consultar o médico novamente ou pela primeira vez, caso o profissional de saúde ainda não tenha sido acionado.

  Continua Depois da Publicidade  

Quando a tosse da bronquite dura mais do que três semanas, vem acompanhada de uma febre de mais de 38º C, impede o paciente de dormir, produz muco descolorido, produz sangue e aparece ao lado de chiado no peito ou dificuldade para respirar, o médico precisa ser consultado.

Por outro lado

Não é todo quadro de bronquite aguda que vai necessariamente ser contagioso. Conforme esclareceu o médico de família e professor assistente de medicina familiar John Wilkinson, isso refere-se às pessoas que sofrem com a asma ou a bronquite crônica, que também podem desenvolver a versão aguda da bronquite.

Nesses casos, a bronquite aguda é muito provavelmente desenvolvida como uma complicação da condição preexistente, acrescentou o médico de família. “Esse tipo de bronquite não é causado por um vírus infeccioso, então é menos provável que seja contagioso”, esclareceu o professor assistente de medicina familiar.

Como prevenir o contágio da bronquite?

As recomendações para diminuir os riscos de ser contaminado pelos vírus que podem causar o desenvolvimento da bronquite incluem:

Evitar ter um contato próximo com as pessoas que estejam sofrendo com a gripe ou com algum outro tipo de doença respiratória no momento. Outras estratégias de prevenção da gripe são: lavar as mãos ou utilizar higienizador de mãos à base de álcool frequentemente; evitar tocar os olhos, a boca e o nariz com as mãos; tomar a vacina da gripe.

  Continua Depois da Publicidade  

Para evitar a bronquite crônica, aconselha-se evitar fumar cigarro, uma vez que esse hábito aumenta os riscos de desenvolver a doença. Para quem tem dificuldades de parar de fumar e receio de ganhar peso caso abandone o vício, vale a pena conhecer as dicas de como parar de fumar e não engordar.

Já quem sofre com a DPOC deve considerar o uso de uma máscara cirúrgica nos ambientes em que houver a exposição à poeira e gases e quando estiver no meio de multidões, como ocorre durante viagens, aconselhou a organização.

Referências Adicionais:

Você imaginava que a bronquite é contagiosa? Já foi diagnosticado com essa condição, crônica ou aguda? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (3 votos, média 5,00)
Loading...
Sobre Equipe MundoBoaForma

Quando o assunto é saúde, você tem que saber em quem confiar. Sua qualidade de vida e bem-estar devem ser uma prioridade para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada e altamente qualificada, composta por médicos, nutricionistas, educadores físicos. Nosso objetivo é garantir a qualidade do conteúdo que publicamos, que é também baseado nas mais confiáveis fontes de informação. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados à saúde, boa forma e qualidade de vida.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário