Simples, cheio de nutrientes e pode ser feito com facilidade em casa: estamos falando da receita tradicional de caldo de ossos.
O alimento promete ser um substituto simples para o colágeno e o ácido hialurônico, por exemplo.
A receita é preparada ao cozinhar lentamente ossos de frango, carne, porco ou peixe junto de vegetais, ervas e especiarias. Veja também: Caldo de ossos faz bem? Para que serve, receita e benefícios.
O nutricionista e dietista integrativo e funcional Doug Cook, da Canadian Digestive Health Foundation, disse que o caldo de ossos é uma rica fonte de colágeno, gelatina, aminoácidos e minerais como cálcio, magnésio e potássio, nutrientes fundamentais para a saúde da pele, ossos e articulações.
Outros benefícios do caldo de ossos
No entanto, seus benefícios não são limitados somente a esses: o caldo de ossos já vem sendo usado há séculos como uma espécie de tônico para o sistema digestivo. Isso porque a gelatina presente no alimento ajuda a fortalecer o revestimento intestinal, prevenindo doenças como a permeabilidade intestinal.
Presente no caldo, a glutamina é um aminoácido essencial para manter a integridade do trato digestivo e reduzir a inflamação. Portanto, o alimento pode ser especialmente benéfico para pessoas com distúrbios digestivos crônicos.
Devido ao colágeno, condroitina e glucosamina, o caldo de ossos torna-se benéfico à saúde das articulações e dos ossos. Os compostos são conhecidos pela capacidade de reduzir a dor e a inflamação nas articulações, além de fortalecer a estrutura óssea.
Consumir o caldo de ossos regularmente pode influenciar positivamente na prevenção de doenças como artrite, melhorar a mobilidade e flexibilidade e fortalecer o sistema imunológico.
Os nutrientes presentes na mistura ajudam a manter uma microbiota intestinal saudável, importante para uma boa função imunológica. O alimento contém também glicina, que atua como neurotransmissor e pode ajudar a melhorar a qualidade do sono, reduzir a ansiedade e promover um estado de calma, o que auxilia no humor e função mental.
O caldo de ossos também é uma boa opção para quem procura perder peso de forma saudável, devido ao alto teor de proteínas que proporciona sensação de saciedade, promovendo o controle de apetite e redução do desejo por alimentos ricos em açúcar.
Enquanto isso, os aminoácidos, como a glicina e prolina, ajudam o fígado a eliminar as toxinas do corpo, auxiliando na desintoxicação eficiente e substituindo células danificadas por outras jovens e saudáveis.