Caldo de cana faz mal ou bem à saúde? Benefícios e riscos

Especialista da área:
atualizado em 11/11/2021

O caldo de cana é muito popular no Brasil. Essa bebida, rica em carboidratos e outros nutrientes, pode fornecer bastante energia e até ajudar a reduzir a fadiga muscular após o treino. No entanto, tomar caldo de cana só faz bem se consumido com moderação, já que a sua utilização diária pode ser ruim para a saúde. 

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Portanto, entenda quando o caldo de cana faz bem e conheça os benefícios e riscos associados ao seu consumo.

Nutrientes do caldo de cana

Chamado também de garapa, o caldo de cana é extraído da cana de açúcar no processo de moagem. Os caules da planta são ricos em sacarose e outros açúcares, o que deixa o caldo de cana bem docinho.

Apesar disso, a composição do caldo de cana é mais do que apenas açúcar. De acordo com um estudo de 2015 publicado na revista científica Pharmacognosy Reviews, cerca de 15% da bebida é composta por fibras, 70% por água e 15% de açúcar. Ainda assim, é importante ter cautela já que em uma porção de 1 xícara (240 mL) de caldo de cana pode haver até 50 gramas de açúcar e 183 calorias.

Além disso, o caldo é uma ótima fonte de proteínas e de antioxidantes como os compostos fenólicos e os flavonoides. O caldo de cana também apresenta vitaminas e minerais como vitaminas A, B e C, potássio, ferro, magnésio, fósforo, zinco e cálcio.

Faz mal ou bem à saúde?

Mesmo contendo bastante fibra, é importante limitar o consumo de caldo de cana por causa do açúcar presente na bebida. Em excesso, o açúcar aumenta o risco de doenças como a obesidade, a diabetes tipo 2 e a gordura no fígado (esteatose hepática).

Apesar do alto nível de sacarose, o caldo de cana tem baixo índice glicêmico. Isso ocorre porque ele contém muitas fibras que ajudam a evitar o aumento repentino nos níveis de açúcar no sangue. Por outro lado, a carga glicêmica da bebida é alta e isso pode aumentar a concentração de açúcar no sangue, ainda que de uma forma lenta e controlada.

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Dessa forma, quem apresenta risco de desenvolver diabetes ou já tem a doença precisa reduzir ou evitar o caldo de cana para prevenir alterações nos níveis de hormônios que regulam o açúcar no sangue.

Mas se você não tem diabetes e segue uma dieta equilibrada, é possível tomar um caldo de cana de vez em quando para aproveitar os seus benefícios e, claro, o seu sabor.

Benefícios do caldo de cana

Cana

Além de ser rico em água e nutrientes, o caldo de cana oferece os seguintes benefícios para a saúde.

Diurético natural

Devido ao alto teor de água, o caldo de cana funciona como um diurético natural que ajuda no tratamento de infecções do trato urinário e melhora o funcionamento renal, podendo ajudar a prevenir o aparecimento de pedras nos rins.

Assim, a bebida ajuda a remover as toxinas e outras substâncias indesejadas no corpo através da urina.

Pode ser bom para o fígado

O caldo de cana pode ser um tratamento complementar da icterícia, uma condição do fígado em que a pigmentação da pele e os olhos ficam amarelados por conta do excesso de bilirrubina.

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Os nutrientes do caldo de cana ajudam o fígado a se regenerar, garantindo uma recuperação mais rápida.

Para isso, é interessante tomar 1 copo de cana de açúcar fresco com uma pitada de limão até duas vezes ao dia.

Hidrata o corpo e repõe energia

Segundo dados de um estudo realizado em 2013 e publicado na revista Asian Journal of Sports Medicine, o caldo de cana é tão eficaz para reidratar o corpo quanto bebidas esportivas, chamadas de isotônicos. Isso se deve à presença de eletrólitos como o potássio que ajudam a repor a energia, restaurar a hidratação e diminuir a fadiga muscular após uma atividade física.

Melhora o funcionamento do trato gastrointestinal

De acordo com pesquisas, o caldo de cana tem propriedades laxativas que podem ajudar a melhorar o movimento do intestino e a aliviar sinais de constipação.

Além disso, o caldo de cana é uma bebida alcalina que ajuda a neutralizar a acidez estomacal e isso pode ser muito bom para quem sofre de azia ou úlceras.

Pode ajudar no tratamento da acne

Quando aplicada diretamente na pele, o caldo de cana pode melhorar a acne. Isso ocorre porque a cana é uma boa fonte de alfa hidroxiácidos (AHA), também conhecidos como ácidos das frutas, que estimulam a renovação celular.

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Além disso, esfoliar a pele com o caldo de cana ajuda a remover as células mortas e a desentupir os poros.

Previne o envelhecimento da pele

Os antioxidantes encontrados no caldo de cana também podem prevenir os sinais de envelhecimento, como as rugas e as manchas na pele. Tais compostos também ajudam a deixar a pele macia, hidratada e brilhante.

pele bonita

É bom para mulheres grávidas

As vitaminas do complexo B, como a vitamina B9 ou ácido fólico, são indispensáveis para uma gravidez saudável. O suco de cana de açúcar fornece ácido fólico e, por isso, ajuda a prevenir defeitos congênitos associados à falta desta vitamina no feto.

Pode beneficiar a saúde bucal

Minerais como o cálcio e o fósforo presentes no caldo de cana fortalecem o esmalte dos dentes e evitam doenças como a cárie. Além disso, é possível reduzir o mau hálito com o auxílio da cana quando a causa do mau cheiro é a deficiência de nutrientes. Entretanto, por conta do excesso de açúcar presente nele, é importante fazer a higienização bucal devidamente.

Mais benefícios

O caldo de cana e seus nutrientes também são capazes de:

  • Ajudar na recuperação de infecções;
  • Acelerar a cura de feridas na pele;
  • Repor proteínas e água durante estados febris;
  • Deixar o sistema imunológico mais forte.

Desde que consumido com moderação e junto com uma dieta saudável, não há riscos em ingerir o caldo de cana.

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Fontes e referências adicionais

Você toma caldo de cana com frequência? Já conhecia os seus benefícios? Comente abaixo! 

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Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition.

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