Cansado ou ansioso? Uma caminhada pode te acalmar

Especialista:
atualizado em 14/12/2020

Estamos vivendo tempos complicados com a pandemia e as crises que parecem não ter fim. Não é surpresa, portanto, que a ansiedade seja uma companheira constante. Em tempos assim, nada melhor do que uma caminhada.

Um dos exercícios mais completos, a caminhada ajuda a melhorar o seu metabolismo e a evitar algumas doenças perigosas. Da mesma forma, ela também pode ajudar você a controlar a sua ansiedade.

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E quanto mais perto da natureza, melhor. Do mesmo modo, quanto mais próximo você estiver de locais bem arborizados, mais tranquilizador será este percurso.

Entenda os benefícios que uma caminhada na natureza pode trazer e descubra como transformar esta prática em um ritual diário. Sua alma e seu corpo agradecem!

Caminhada em contato com a natureza traz benefícios, aponta estudo

Seu corpo precisa se movimentar. Da mesma maneira, você precisa estar em contato com a natureza para ter uma vida mais saudável.

Uma caminhada de 90 minutos em contato na natureza acalma a psique, alivia a depressão e alimenta a criatividade. Foi o que constatou um estudo de 2015 da American National Academy of Science.

De acordo com a pesquisa, este tipo de exercício pode reduzir a pressão arterial, bem como diminuir os níveis de açúcar no sangue. O estudo ainda apontou que a caminhada na natureza melhora a concentração e a energia.

A caminhada pode aumentar sua imunidade

Além desses benefícios apontados pela pesquisa, a caminhada na natureza ainda guarda muitos outros.

Uma caminhada pode, por exemplo, aumentar a sua imunidade. Por ser uma atividade de resistência, ela pode contribuir para a melhoria geral do sistema imunológico.  

Seus músculos também ficam mais fortes, já que este tipo de exercício também pode melhorar sua resistência muscular.

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Ao mesmo tempo, caminhar regularmente permite reduzir os índices do colesterol ruim e aumentar o bom colesterol.

Por fim, você ainda dá uma fortalecida nos seus ossos, já que a caminhada pode ajudar a prevenir a osteoporose. Além disso, os seus ossos ganharão na densidade, e diminuirá assim os riscos de fraturas.

O melhor exercício para reduzir o estresse

Como vimos, uma caminhada pode ser extremamente benéfica para o seu corpo e para a sua mente. Aliás, ela é considerada pelos especialistas o exercício ideal para aliviar o estresse.

Primeiramente, é preciso compreender que durante a caminhada você estará dando uma pausa nos seus problemas. Durante a prática, o nosso corpo libera uma quantidade maior de endorfina, responsável pela sensação de alegria e relaxamento.

Com isso, seu cérebro estará sendo preparado para focar da melhor forma nas suas atividades e na resolução dos problemas.  

Dicas para tornar a caminhada um ritual diário

Caminhada

Tornar a caminhada um ritual diário pode ser uma grande ideia para o seu corpo. Por isso, existem algumas dicas para você aproveitar ao máximo os benefícios que uma caminhada na natureza pode trazer.

Antes de mais nada, é preciso separar um tempo para a realização desta caminhada. Usar roupas confortáveis também é essencial, já que você estará forçando seus músculos.

Além disso, não se esqueça do alongamento antes e depois das caminhadas. Eles são fundamentais. Você pode acabar forçando demais os músculos se pular esta etapa do processo.

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Do mesmo modo, caminhar em locais planos é a dica principal, mesmo para quem tem experiência. Para se acalmar, escolha uma rota que você ache que pode aproveitar melhor a paisagem.

Mantenha o tronco reto! Isso ajudará a trabalhar sua postura enquanto caminha. Você também irá aproveitar mais a caminhada assim. Também é importante manter ombros e pescoço relaxados.

Ao mesmo tempo, mantenha os joelhos e pés alinhados. Respire profundamente e não se esqueça de aproveitar o processo!

Uma caminhada pode fazer uma enorme diferença na sua saúde mental e na sua rotina. Aproveite!

E você? O que acha de uma caminhada para espantar o estresse? Conte para a gente nos comentários!

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Sobre Francisco Santana

Francisco José Santana é Personal Trainer - CREF 1859 G/SE. Formado pela Univer Cidade RJ 2007, com certificação CORE360º treinamento funcional, Certificação Internacional FNS I e II em avaliação funcional, especializações em suplementação nutricional esportiva, Crosstraining - Scientific Sport, Cineantropometria aplicada, Primeiras ações em emergência, Prevenção de Doenças Laborais, Musculação, Ginástica Corretiva, Spinning (Johnny G), Técnica de Tecidos Moles - Miofacial, e Inteligência Emocional - ASICC

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