Cápsula de Alho Emagrece Mesmo?

Especialista:
atualizado em 08/05/2020

Já foi comprovado pela ciência que o alho é um medicamento natural que oferece vários benefícios à saúde, mas cápsula de alho emagrece mesmo? Veja se isso é verdade e outros benefícios do suplemento.

Uma dieta saudável alinhada com a prática frequente de exercício físico é a melhor maneira de perder peso. Porém, alguns suplementos dietéticos, ao serem combinados com essas mudanças em seu estilo de vida, podem te ajudar a alcançar os seus objetivos mais rapidamente. Será que as cápsulas de alho são um deles?

Atualmente, várias pesquisas seguem sendo realizadas para saber se alho cru faz bem ou emagrece, principalmente para saber ao certo quais são todos os benefícios do alho para a saúde e boa forma, bem como a respeito das propriedades do óleo de alho.

O alho (Allium sativul L.) é uma erva nativa da Sibéria que hoje em dia é cultivada em todo o mundo.

Usado como medicina natural há milhares de anos, os hieróglifos egípcios registram que ele era dado aos trabalhadores que construíram as pirâmides para mantê-los saudáveis e fortes.

Agora, novos estudos mostram que este alimento que também é considerado uma medicina natural, também pode ser um aliado promissor para o controle de peso.

Como a cápsula de alho emagrece?

Em um estudo coreano, os pesquisadores alimentaram ratos com uma dieta de engorda durante oito semanas e depois serviram a mesma dieta suplementada com 2% ou 5% de alho por mais sete semanas.

Como resultado, esta experiência mostrou que o alho reduziu os pesos corporais e as reservas de gordura dos animais.

De acordo com este estudo, os genes envolvidos na produção da gordura corporal foram afetados pelo alho, minimizando a quantidade de produção de nova gordura, o que também resultou no aumento da termogênese, ou queima de calórica, nos ratos que receberam alho quando comparados com aqueles que não receberam.

As evidências já demonstraram que o alho é eficaz na prevenção da pressão alta, no tratamento da diabetes e na morte de células cancerígenas.

O DR. David Mirelman, do Instituto Weizmann em Israel o descreveu como um “medicamento maravilhoso” e disse que está no mesmo nível que a aspirina.

Os principais componentes do alho são água, gorduras, carboidratos, fibras alimentares e proteínas além de conter aminoácidos essenciais, minerais, vitaminas.

Os extratos desta erva contêm vários compostos biologicamente ativos, como alicina, alina, metanossulfonato, ajoeno, dissulfeto de dialil e S-alilcisteína.

De acordo com o estudo citado acima que foi publicado na revista acadêmica The Journal os Nutrition, há uma associação entre o alho e a queima de gordura.

Já um outro estudo descobriu que o alho envelhecido pode levar à perda de peso em certas mulheres.

– Alho e o emagrecimento

Seus compostos benéficos são responsáveis pela redução de gordura corporal, além de fazer com que você se sinta mais disposto.

Ele é um inibidor natural de apetite e um ótimo agente desintoxicante, pois ajuda a eliminar as toxinas que podem ser um obstáculo ao seu sistema digestivo.

Ou seja, se você está tentando perder peso, tomar suplemento de alho diariamente pode ser um grande aliado, pois ele te auxilia a queimar as calorias que consome e age como um inibidor de apetite.

O alho também aumenta o seu metabolismo como um termogênico natural, lhe proporcionando mais energia para a prática de exercícios físicos e estimulando o processo de queima de gordura corporal.

– Efeito termogênico do alho

Alguns alimentos têm um efeito termogênico que pode ajudar a emagrecer. Isso quer dizer que o alho possui a capacidade de acelerar o metabolismo ao ajudar o corpo a produzir calor, e para isso é preciso queimar calorias.

A alicina, principal enzima do alho que também é responsável pelo seu odor forte, tem atributos que ajudam a reduzir o colesterol ruim. Ela também aumenta os níveis de HDL – lipoproteínas de alta densidade, conhecidas como “colesterol bom” – e ajudam a manter uma pressão sanguínea saudável.

A combinação de uma rotina de exercícios físicos com a suplementação de alho irá restringir o crescimento de gordura visceral, a gordura prejudicial à saúde que envolve os seus órgãos.

– Alho e o coração

Assim como o alho é benéfico para a queima de calorias, ele também é saudável para o coração.

Ele garante que suas artérias fiquem longe das placas e melhora o colesterol e a pressão sanguínea.

Como você já deve saber, o corpo humano funciona de maneira mais efetiva quando o coração está saudável, sendo ainda mais fácil acelerar o seu metabolismo e consequentemente emagrecer.

– Alho, colesterol e gordura

Os Institutos Nacionais de Saúde dos Estados Unidos relataram que alguns estudos mostram um benefício a curto prazo relacionado ao consumo do alho durante três meses em relação aos níveis de colesterol no sangue.

Como escolher o melhor suplemento de alho

Já vimos que tomar cápsula de alho emagrece, mas para obter os seus benefícios, é importante saber escolher qual a melhor para você.

Na hora de comprar este suplemento, você irá se surpreender com a quantidade de opções disponíveis no mercado. Porém, saiba que nem todos são igualmente eficazes.

Independentemente dos benefícios que você procura alcançar com esse suplemento, ele precisa vir do alho cru para que seja eficaz. Evite suplementos sem odor, porque neste caso, o alho normalmente é cozido, o que destrói os antioxidantes e seus compostos ativos.

Qualquer que seja o suplemento que você escolher, verifique se ele possui pelo menos 4 mg de alicina por dose para que possa obter os benefícios do seu componente mais bioativo.

Benefícios da cápsula de alho

Como você pode ver, a cápsula de alho oferece benefícios para a saúde e ajuda no processo do emagrecimento quando combinada com uma dieta saudável e a prática de exercícios físicos.

Isso permite que você aproveite todos os benefícios do alho sem ter que comê-lo cru. Além disso, ela também é mais eficaz quando entra no seu intestino delgado. Quando o alho se decompõe no estômago, consumido normalmente, a alicina também começa a se decompor.

Por isso, procure também por cápsulas com revestimento entérico, pois elas permitem que o alho passe pelo seu estômago e pelo intestino delgado, onde a alicina pode ser melhor absorvida.

Visto que a cápsula de alho emagrece, não esqueça de consultar o seu médico antes de começar a suplementação. Isso é ainda mais importante se estiver grávida, amamentando ou tomando medicamentos, já que alguns medicamentos interagem com a alicina, incluindo os anticoagulantes.

Referências Adicionais:

Você já tinha ouvido falar que tomar cápsula de alho emagrece? Pretende experimentar? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (3 votos, média: 4,67 de 5)
Loading...
Sobre Dr. Alexandre Seraphim

Dr. Alexandre Seraphim formou-se médico pela Universidade do Grande Rio e é pós-graduado em Nutrologia pela Associação Brasileira de Nutrologia. Possui diversos cursos na área de emagrecimento, hipertrofia e medicina ortomolecular que o qualificam ainda mais como um grande especialista da área. Atualmente, exerce sua especialidade em uma clínica localizada na Barra da Tijuca e também em Bangu, ambas no Rio de Janeiro. Para mais informações, entre em contato com ele em sua conta oficial no Instagram (@dr.alexandre.seraphim).

Deixe um comentário