Caralluma Emagrece Mesmo? Como Funciona?

Especialista:
atualizado em 07/05/2015

No rol de plantas medicinais que prometem o emagrecimento com saúde, a caralluma fimbriata, extrato de um cacto indiano vendido em forma integral ou em cápsulas, já vem fazendo sucesso nos Estados Unidos, e vem repetindo esta popularidade no Brasil com aqueles que buscam o emagrecimento, disposição e sensação de saciedade, tudo isso com eficácia e sem muitos efeitos indesejados. Contudo, como qualquer promessa, há dúvidas acerca de sua real eficácia e se a caralluma emagrece mesmo.

A Caralluma Fimbriata

Usada há séculos por indianos com o objetivo de dar disposição ao passo em que dá a sensação de saciedade nos períodos de caça, a caralluma já foi consumida por eles em forma de conserva, crua, ou cozida. Ela atua na absorção dos carboidratos, e aliada a uma dieta balanceada, a caralluma emagrece de forma gradual e saudável.

Contudo, como fitoterápico, deve ser manipulada, e em farmácias de manipulação são exigidas receitas de nutricionistas, endocrinologistas, ou fitoterapeutas para que se possa adquirir o extrato. Isso se deve ao fato de que, apesar de ser natural e milenar, a caralluma pode causar irritações ao trato estomacal, além de ter doses controladas para não causar nada além dos seus efeitos desejados.

Apesar de não ter comprovação científica de que a Caralluma emagrece, ela é usada com esse fim, e por causa desta falta de experimentação ainda não existem documentos que comprovem se a planta tem efeitos colaterais significativos ou não. Na dúvida, é sempre melhor consultar seu médico.

Como a Caralluma Atua

A Caralluma, segundo alguns nutricionistas, é responsável por aumentar em 30% a saciedade na hora das refeições através de uma alteração no hipotálamo, que seria enganado para entender que o paciente já comeu mesmo sem o alimento ter sido ingerido, significando que ele irá consumir cerca de 1/3 da comida que normalmente consumiria.

Além disso, os glicosídeos que a caralluma contém bloqueiam a absorção de gordura pelo organismo, e esta gordura é deixada à disposição para ser queimada, facilitando o emagrecimento, e também reduziria a vontade de comer doces, outro vilão no ganho de peso. Estes são motivos que levam a crer que a Caralluma emagrece.

Ao comer a Caralluma – que pode ser consumida de várias formas, a depender da indicação do médico e da forma com que a farmácia a manipulará – o paciente experimentaria então não apenas a redução de peso, mas também a redução da porcentagem de gordura corporal e nas medidas de cintura e circunferência abdominal.

A Caralluma Fimbriata e Saúde

Muitos pensam que por ser um fitoterápico, a Caralluma não possui contraindicações, e que pelo mesmo motivo poderia ser consumida sem restrições e sem quantidade definida. Isto é uma confusão comum, e só porque a planta vem da natureza não significa que não se devam ser tomados os devidos cuidados em verificar sua procedência e as condições para que seu efeito ocorra.

No caso da caralluma, é essencial que seja procurado um médico, seja ele fitoterapeuta, nutricionista, ou endocrinologista, uma vez que estes profissionais poderão se informar acerca das condições do organismo do paciente de forma a receitar a dose certa da caralluma e sanar qualquer eventual efeito colateral produzido pela erva.

Além disso, quando se trata de fitoterápicos, é sempre aconselhável que se cheque a procedência do medicamento, especialmente porque há muitos sites na internet que se dispõem a vendê-lo sem que seja dada a procedência do que está dentro do pacote. Especial cuidado deve ser tomado também por mulheres grávidas, lactantes, pacientes de doença crônica, pessoas em tratamento de quimioterapia e crianças, grupos de risco e com mais sensibilidade a quaisquer efeitos colaterais que a caralluma possa vir a apresentar.

Nos Estados Unidos, outros efeitos também são atribuídos à caralluma. Além do fato de que a caralluma emagrece, acredita-se que ela possui altos níveis de antioxidantes, que deixam o organismo mais saudável, bem como propriedades anti-inflamatórias e no combate da fatiga, fator que estimula seu uso em praticantes de atividade física, por exemplo. A perda de apetite e aumento da energia são dois grandes benefícios anunciados por aqueles que defendem o uso da Caralluma.

O Importante é ter Saúde

A caralluma fimbriata, sendo natural, certamente é melhor do que os fortes remédios para emagrecer que inundam o mercado e trazem efeitos colaterais perigosos. Contudo, no processo de emagrecimento é essencial ter cuidado e acompanhamento médico, pois só assim acidentes poderão ser evitados e a saúde do paciente não será posta em risco na hora de fazer um tratamento como esse.

A reeducação alimentar, aliada a uma rotina de exercícios físicos, é sempre a melhor alternativa a qualquer uso de medicamento, seja ele fitoterápico ou não, mas enquanto não se identificam grandes problemas no uso da caralluma, seu médico poderá lhe indicar essa ajuda na hora de cumprir com os objetivos da dieta, sempre emagrecendo com saúde e evitando exageros para que, no fim de tudo, seu corpo atinja a melhor forma possível.

Fontes adicionais:

Você conhece alguma pessoa que tenha consumido essa planta e afirme que a Caralluma emagrece mesmo? Tem vontade de utilizá-la para perder peso? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (61 votos, média: 3,97 de 5)
Loading...
Sobre Julio Bittar e Dra. Patricia Leite

Quando se trata de saúde, é muito importante poder contar com uma fonte confiável de informações. Afinal de contas sabemos que o sua qualidade de vida e bem-estar devem estar em primeiro lugar para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada, com redatores e editores que desenvolvem um conteúdo de qualidade, adaptando-o a uma linguagem de fácil compreensão para o público em geral, tendo por base as mais confiáveis fontes de informação. Depois disso todo artigo é revisado por profissional especialista da área, para garantir que as informações são verídicas, e só então ele é publicado no site. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados a saúde, boa forma e qualidade de vida. Conheça mais sobre os profissionais que contribuem para a qualidade editorial do portal.

Deixe um comentário

14 comentários em “Caralluma Emagrece Mesmo? Como Funciona?”

  1. Eu usei a caralluma e adorei o resultado, tive perca de peso sem nenhum efeito colateral,espero que a Anvisa libere novamente.

    • ja tomei caralluma e foi fantastica a experiencia…. emagreci e nao tive efeito colateral…. pena q anvisa cancelou, mas agora to tomando o diet + stronger e contem a caralluma e esta sendo otimo, sem nenhum efeito…

  2. Poxa,como gostaria de experimentar :(.Alguém sabe dizer como faço para comprar, em fonte segura?Cleonice, como fez para conseguir?

  3. Boa tarde, eu usei Caralluma… Eliminei muito peso, inclusive celulite não ficou uma pra contar da outra, sem flacidez, sem fome, e energia de sobra. em resumo, realmente transforma o corpo. Espero ansiosamente a liberação da Anvisa.

  4. Eu usei Caralluma antes de sua proibição. Eliminei bastante peso de forma gradual e sem efeito colateral nenhum. Esperando a hora da Anvisa nos fazer o favor de libera-la de novo.

  5. Boa tarde, nunca tinha ouvido falar na Caraluma Fimbriatta, mais gostaria muito de experimentar dez que não tenha nem uma contra indicação para os rins,porque eu tenho um rim só, tenho muito problema para emagrecer.

  6. Bom Dia! Eu usei Caralluma fimbriata em 2010, antes de ser proibida, de forma precipitada. Eu eliminei mais de 10 quilos em dois meses. Me sentia bem disposta, nunca fui tão realizada na vida. Meu organismo é bastante sensível e nenhum efeito desagradável foi observado. Eu sou totalmente favorável à conclusão dos testes e liberação do produto no mercado. Espero sinceramente que esteja em fase de testes e não tenha sido esquecido apenas para atender interesses financeiros de gananciosos donos da indústria farmacêutica.