Cardápio Para Dieta de 600 Calorias Por Dia

Muitos pessoas buscam um cardápio da dieta de 600 calorias por dia para fazer uma restrição calórica mais acentuada de um dia ou dois. Vale lembrar que não é recomendado fazer restrições calóricas severas por muito tempo já que isso não é saudável e também não dá resultados satisfatórios de emagrecimento definitivo.

Tem pessoas que buscam fazer uma dieta de 600 calorias por dia durante dois dias na semana como alternativa ao jejum intermitente. Elas não se dão bem fazendo jejum e por isso preferem somente baixar bastante as calorias nesses dias.

É importante dizer também que quando se tem apenas 600 calorias no dia, deve-se escolher alimentos que, embora não tenham muitas calorias, sejam extremamente nutritivos. Uma grande variedade de folhosos (couve, alface, espinafre, acelga, agrião), frutas menos calóricas (como morango e frutas vermelhas) e outros vegetais (como beringela, couve-flor, abobrinha e brócolis) é fundamental nesse sentido.

Isso porque fica muito difícil fornecer todos os nutrientes que o organismo necessita para funcionar corretamente ingerindo poucas quantidades de alimentos. Então, fica a dica para não adotar essa opção de cardápio de 600 calorias como dieta fixa e sim como algo temporário para não ter nenhum efeito indesejado para a saúde.

Quando mais variado for seu cardápio diário, melhor. Ou seja, procure colocar grandes quantidades de alimentos não-calóricos para chegar até essas 600 calorias. Veja essa lista de alimentos muito pouco calóricos para te ajudar.

Se você não adicionar alimentos que fazem volume no seu estômago, mesmo sendo pouco calóricos,  você correr o risco de ficar com fome durante o dia e até meio irritado. Assim, quando voltar à alimentação habitual, corre o risco de comer muita coisa de uma vez só e acabar engordando tudo ou até mais do que emagreceu.

Considere a ajuda dos profissionais de nutrição se você quiser uma dieta especifica para suas necessidades temporárias. É essencial que, mesmo consumindo poucas calorias, a alimentação tenha equilíbrio de nutrientes e que a perigosa dieta seja realizada da maneira mais segura possível.

Cardápio para dieta de 600 calorias por dia

Agora que você já conhece as recomendações importantes sobre o programa alimentar e sabe em que situação ele deve ser seguido, vamos apresentar algumas opções de cardápio para a dieta de 600 calorias por dia.

Alguns dos alimentos que devem fazer parte das refeições são as frutas e vegetais, por conta de seu valor nutricional, além de carnes e peixes magros e produtos laticínios com baixo teor de gordura.

É importante lembrar que não são somente as calorias que importam. Mesmo seguindo uma dieta de baixo teor calórico, é fundamental buscar escolher alimentos que forneçam os diversos nutrientes que o organismo necessita para sobreviver.

Dica importante sobre escolher dos alimentos: 

Quando você faz uma dieta com poucas calorias, você deve priorizar alimentos que sejam pouco calóricos mas façam volume, tragam saciedade. Caso contrário, você pode passar muita fome e ser muito difícil seguir com a dieta. Veja essa lista com 50 alimentos com poucas calorias e saudáveis.

Veja também:

Também é recomendado beber muita água. A água ajudara seu organismo a funcionar melhor e ainda diminuirá a fome.

Dica importante sobre exercícios:

Se você está pensando em fazer uma dieta de 600 calorias por dia, considere fazer uma dieta de 900 a 1000 calorias e adicionar 30 a 40 minutos de exercícios por dia. Isso tornará o emagrecimento mais efetivo e de forma mais saudável. Na prática, você poderá estar fazendo uma dieta de 600 calorias, se descontarmos da conta o gasto calórico adicional proporcionado pelo exercícios. Mas é um caminho mais saudável.

Exemplos de Cardápio para Dieta de 600 calorias por Dia

Observação importante: Especialmente nos almoços e jantar, considere acrescer mais vegetais como espinafre, couve, couve-flor e brócolis já que quase não tem calorias e são muito ricos nutricionalmente. As poucas calorias adiconais não vão praticamente fazer diferença no final do dia.

Exemplo 1

  • Café da manhã: 235 ml de café preto não adocicado (8 calorias) e 2 ovos cozidos (156 calorias). Total: 164 calorias. 
  • Almoço: 80 g de peito de frango sem pele grelhado sem óleo e sem gordura (103,5 calorias) e 1 xícara de alface picadinho (8 calorias). Total: 111,5 calorias.
  • Lanchinho da tarde: 15 ml de café preto não adocicado (5 calorias) e uma bolachinha água e sal (20 calorias). Total: 25 calorias.
  • Jantar: 1 ¼ de xícaras de camarões apimentados com macarrão de arroz (299 calorias). Total: 299 calorias.

Exemplo 2 

  • Café da manhã: 1 fatia de torrada 7 grãos com uma porção de manteiga sem sal (101 calorias), 1 xícara de cappuccino (56 calorias) e uma amêndoa (7 calorias). Total: 164 calorias.
  • Almoço: salada verde com queijo de baixo teor de gordura, ovo, tomate e cenoura. Total: 118 calorias.
  • Lanchinho da tarde: 20 framboesas (20 calorias). Total: 20 calorias.
  • Jantar: 1 ¼ de xícaras de arroz integral com frango grelhado desfiado (299 calorias). Total: 299 calorias.

Exemplo 3 

  • Café da manhã: 235 ml de café preto não adocicado (8 calorias) e 1 ovo cozido (78 calorias). Total: 86 calorias.
  • Lanchinho da manhã: 1 pote de 160 g de iogurte natural desnatado (57 calorias) e 100 g de morangos (32 calorias) Total: 89 calorias.
  • Almoço: 100 g de atum em pedaços ao natural (90 calorias), 100 g de brócolis cozidos sem gordura adicionada (35 calorias), 2 xícaras de rúcula (8 calorias) e 100 g de espinafre cozido (40 calorias). Total: 173 calorias.
  • Lanchinho da tarde: 1 maçã pequena (55 calorias). Total: 55 calorias.
  • Jantar: 85 g de salmão grelhado (145 calorias), ½ xícara de tiras de cenoura (25 calorias), e 1 xícara de tomates-cereja (27 calorias). Total: 197 calorias.

Observação: ao fazer uma dieta de 600 calorias por dia, não se esquecer de beber bastante água como forma de se manter bem hidratado ao longo do dia.

Vídeo:

Gostou das dicas?

O que você achou dessas opções de cardápio da dieta de 600 calorias por dia? Você faria essa dieta, mesmo sabendo dos riscos e malefícios que ela pode trazer? Comente abaixo!

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1 comentário em “Cardápio Para Dieta de 600 Calorias Por Dia”

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