Cardápio para dieta de 600 calorias por dia vale a pena?

Especialista da área:
atualizado em 05/11/2021

Um cardápio de dieta de 600 calorias por dia é uma restrição calórica muito drástica, além de não produzir resultados duradouros, pode ser arriscado.

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Algumas pessoas buscam essa dieta durante dois dias na semana como uma alternativa ao jejum intermitente. Geralmente são essas pessoas que não se dão muito bem fazendo jejum e por isso preferem somente reduzir consideravelmente o consumo calórico nesses dias.

Mas assim como em qualquer restrição calórica, esse programa alimentar deve ser feito apenas com acompanhamento e recomendação médica. Manter por um longo período uma dieta com restrições calóricas muito severas, além de não ser saudável, também não traz resultados satisfatórios para um emagrecimento definitivo.

Importância de uma dieta rica em nutrientes

alimentação saudável

Se você pretende investir em uma dieta pouco calórica o ideal é optar por uma alimentação extremamente nutritiva. Uma grande variedade de folhosos (couve, alface, espinafre, acelga, agrião), frutas menos calóricas (como morango e frutas vermelhas) e outros vegetais (como berinjela, couve-flor, abobrinha e brócolis) são fundamentais nesse sentido.

No entanto, fica muito difícil fornecer ao nosso organismo todos os nutrientes que ele precisa para funcionar corretamente ingerindo uma quantidade tão baixa de nutrientes. Uma dieta baseada na ingestão de 1200 calorias, por exemplo, é muito mais saudável, pois conseguimos fornecer ao nosso corpo, uma maior variedade calórica e nutricional.

Se você não adicionar alimentos que façam volume ao seu estômago, mesmo sendo pouco calóricos, correrá o risco de ficar com fome durante o dia, ter irritação e mau humor. Assim, quando voltar à alimentação habitual, existe uma grande chance de comer muito e acabar engordando tudo ou até mais do que emagreceu.

Exemplos para te ajudar com o cardápio da dieta

Especialmente no almoço e no jantar, considere acrescentar mais vegetais como espinafre, couve, couve-flor e brócolis já que quase não possuem calorias e são muito ricos nutricionalmente. As poucas calorias adicionais não farão praticamente nenhuma diferença no final do dia.

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Observação: Você pode escolher quantas refeições quiser até completar as calorias do dia que deseja. Estes são apenas exemplos de cardápios com baixas calorias. Para ter uma dieta personalizada para suas necessidades, converse com sua nutricionista.

Exemplos de café da manhã e lanche

  • 235 ml de café preto não adocicado (8 calorias) e 2 ovos cozidos (156 calorias). Total: 164 calorias. 
  • 1 fatia de torrada 7 grãos com uma porção de manteiga sem sal (101 calorias), 1 xícara de cappuccino (56 calorias) e uma amêndoa (7 calorias). Total: 164 calorias.
  • 235 ml de café preto não adocicado (8 calorias) e 1 ovo cozido (78 calorias). Total: 86 calorias.
  • 20 framboesas (20 calorias). Total: 20 calorias.
  • 15 ml de café preto não adocicado (5 calorias) e uma bolacha água e sal com requeijão light (20 calorias). Total: 45 calorias.
  • 1 pote de 160 g de iogurte natural desnatado (57 calorias) e 100 g de morangos (32 calorias). Total: 89 calorias.
  • 1 maçã pequena (55 calorias). Total: 55 calorias.

Exemplos de almoço e jantar

  • 80 g de peito de frango sem pele grelhado sem óleo e sem gordura (103,5 calorias) e 1 xícara de alface picadinho (8 calorias). Total: 111,5 calorias.
  • 1 ¼ de xícaras de camarões apimentados com macarrão de arroz (299 calorias). Total: 299 calorias.
  • Salada verde com queijo de baixo teor de gordura, ovo, tomate e cenoura. Total: 118 calorias.
  • 1 ¼ de xícaras de arroz integral com frango grelhado desfiado (299 calorias). Total: 299 calorias.
  • 100 g de atum em pedaços ao natural (90 calorias), 100 g de brócolis cozidos sem gordura adicionada (35 calorias), 2 xícaras de rúcula (8 calorias) e 100 g de espinafre cozido (40 calorias). Total: 173 calorias.
  • 85 g de salmão grelhado (145 calorias), ½ xícara de tiras de cenoura (25 calorias), e 1 xícara de tomates-cereja (27 calorias). Total: 197 calorias.

Observação: ao fazer uma dieta com poucas calorias diárias, não se esqueça de beber bastante água como forma de se manter bem hidratado ao longo do dia.

Dica importante sobre exercícios

mulher malhando

Se você estava pensando em fazer uma dieta de 600 calorias por dia, considere fazer uma dieta de 1200 a 1500 calorias e adicionar 30 a 40 minutos de exercícios por dia. Isso tornará o emagrecimento mais efetivo e de forma mais saudável.

Na prática, se descontarmos o gasto calórico adicional proporcionado pelo exercício, sua dieta terá menos calorias do que isso e será bem mais saudável.

Vídeos

Você algum dia já fez um cardápio de dieta de 600 calorias por dia? Quantas calorias vai ter na sua dieta agora? Comente abaixo!

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Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition.

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