Cardápio Para Dieta de 600 Calorias Por Dia Vale a Pena?

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atualizado em 15/04/2020

Um cardápio de dieta de 600 calorias por dia é uma restrição calórica muito acentuada. Além de não produzir resultados duradouros, pode ser arriscado. Tem pessoas que buscam fazer uma dieta de 600 calorias por dia durante dois dias na semana como alternativa ao jejum intermitente. Elas não se dão bem fazendo jejum e por isso preferem somente baixar bastante as calorias nesses dias. Mas qualquer restrição calórica assim deve ser feita somente com acompanhamento e recomendação médica.

A maioria dos médicos afirma que uma dieta de 1200 calorias já é uma ótima restrição calórica diária para perda de peso. Ter uma dieta de 600 calorias por dia não é algo recomendado pelos médicos.

Vale lembrar que fazer restrições calóricas severas por muito tempo além de não ser saudável, também não dá resultados satisfatórios de emagrecimento definitivo. Até mesmo para as pessoas que optam por fazer uma dieta de 1200 calorias por dia, se recomenda fazer uma variação calórica (dia do lixo) na qual se come mais calorias durante uma a dois dias por semana para que o corpo não se acostume e pare de queimar gordura.

Importância de uma Dieta Rica em Nutrientes

É importante dizer também que quando se tem poucas calorias no dia, deve-se escolher alimentos que, embora não tenham muitas calorias, sejam extremamente nutritivos. Uma grande variedade de folhosos (couve, alface, espinafre, acelga, agrião), frutas menos calóricas (como morango e frutas vermelhas) e outros vegetais (como beringela, couve-flor, abobrinha e brócolis) é fundamental nesse sentido.

Isso porque fica muito difícil fornecer todos os nutrientes que o organismo necessita para funcionar corretamente ingerindo poucas quantidades de alimentos. Então, fica a dica para não adotar essa opção de cardápio de 600 calorias como dieta e sim algo mais próximo a 1200 com muitos alimentos poucos calóricos mas cheio de nutrientes para não ter nenhum efeito indesejado para a saúde.

Quando mais variado for seu cardápio diário, melhor. Ou seja, procure colocar grandes quantidades de alimentos não-calóricos para chegar até ao total de calorias do dia. Veja essa lista de alimentos muito pouco calóricos para te ajudar.

Se você não adicionar alimentos que fazem volume no seu estômago, mesmo sendo pouco calóricos, você correr o risco de ficar com fome durante o dia e até meio irritado. Assim, quando voltar à alimentação habitual, corre o risco de comer muita coisa de uma vez só e acabar engordando tudo ou até mais do que emagreceu.

Considere a ajuda dos profissionais de nutrição se você quiser uma dieta especifica para suas necessidades temporárias. É essencial que, mesmo consumindo poucas calorias, a alimentação tenha equilíbrio de nutrientes e que a perigosa dieta seja realizada da maneira mais segura possível.

Cardápio para dieta de restrição de calorias por dia

Agora que você já conhece as recomendações importantes sobre o programa alimentar e sabe em que situação ele deve ser seguido, vamos apresentar algumas opções de cardápio para você montar sua dieta.

Alguns dos alimentos que devem fazer parte das refeições são as frutas e vegetais, por conta de seu valor nutricional, além de carnes e peixes magros e produtos laticínios com baixo teor de gordura.

É importante lembrar que não são somente as calorias que importam. Mesmo seguindo uma dieta de baixo teor calórico, é fundamental buscar escolher alimentos que forneçam os diversos nutrientes que o organismo necessita para sobreviver.

Dica importante sobre escolha dos alimentos: 

Quando você faz uma dieta com poucas calorias, você deve priorizar alimentos que sejam pouco calóricos mas façam volume, tragam saciedade. Caso contrário, você pode passar muita fome e ser muito difícil seguir com a dieta. Veja essa lista com 50 alimentos com poucas calorias e saudáveis.

Veja também:

Também é recomendado beber muita água. A água ajudara seu organismo a funcionar melhor e ainda diminuirá a fome.

Dica importante sobre exercícios:

Se você estava pensando em fazer uma dieta de 600 calorias por dia, considere fazer uma dieta de 1200 a 1500 calorias e adicionar 30 a 40 minutos de exercícios por dia. Isso tornará o emagrecimento mais efetivo e de forma mais saudável. Na prática, se descontarmos da conta o gasto calórico adicional proporcionado pelo exercícios, sua dieta terá menos calorias do que isso. É um caminho mais saudável.

Exemplos para te Ajudar com o Cardápio da Dieta

Observação importante: Especialmente nos almoços e jantar, considere acrescentar mais vegetais como espinafre, couve, couve-flor e brócolis já que quase não tem calorias e são muito ricos nutricionalmente. As poucas calorias adicionais não vão praticamente fazer diferença no final do dia.

Daremos a seguir vários exemplos de refeições com quantidade de calorias para te ajudar.

Observação: Você pode escolher quantas refeições quiser até completar as calorias do dia que deseja. Estes são apenas exemplos de calorias. Para ter uma dieta personalizada para suas necessidades, converse com sua nutricionista.

Exemplo de café da manhã e lanche:

  • 235 ml de café preto não adocicado (8 calorias) e 2 ovos cozidos (156 calorias). Total: 164 calorias. 
  • 1 fatia de torrada 7 grãos com uma porção de manteiga sem sal (101 calorias), 1 xícara de cappuccino (56 calorias) e uma amêndoa (7 calorias). Total: 164 calorias.
  • 235 ml de café preto não adocicado (8 calorias) e 1 ovo cozido (78 calorias). Total: 86 calorias.
  • 20 framboesas (20 calorias). Total: 20 calorias.
  • 15 ml de café preto não adocicado (5 calorias) e uma bolachinha água e sal (20 calorias com requeijão light). Total: 45 calorias.
  • 1 pote de 160 g de iogurte natural desnatado (57 calorias) e 100 g de morangos (32 calorias) Total: 89 calorias.
  • 1 maçã pequena (55 calorias). Total: 55 calorias.

Exemplo de almoço e jantar:

  • 80 g de peito de frango sem pele grelhado sem óleo e sem gordura (103,5 calorias) e 1 xícara de alface picadinho (8 calorias). Total: 111,5 calorias.
  • 1 ¼ de xícaras de camarões apimentados com macarrão de arroz (299 calorias). Total: 299 calorias.
  • salada verde com queijo de baixo teor de gordura, ovo, tomate e cenoura. Total: 118 calorias.
  • 1 ¼ de xícaras de arroz integral com frango grelhado desfiado (299 calorias). Total: 299 calorias.
  • 100 g de atum em pedaços ao natural (90 calorias), 100 g de brócolis cozidos sem gordura adicionada (35 calorias), 2 xícaras de rúcula (8 calorias) e 100 g de espinafre cozido (40 calorias). Total: 173 calorias.
  • 85 g de salmão grelhado (145 calorias), ½ xícara de tiras de cenoura (25 calorias), e 1 xícara de tomates-cereja (27 calorias). Total: 197 calorias.

Observação: ao fazer uma dieta com poucas calorias por dia, não se esquecer de beber bastante água como forma de se manter bem hidratado ao longo do dia.

Vídeo:

Gostou das dicas?

Você algum dia já fez um cardápio de dieta de 600 calorias por dia? Quantas calorias vai ter na sua dita agora? Comente abaixo!

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Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

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