Carne de Soja Engorda ou Emagrece?

Especialista:
atualizado em 13/11/2015

Soja pode ser encontrada em muitos produtos, incluindo tofu, tempeh e em suplementos de proteína de soja. A soja madura também pode ser consumida na forma de vagens. A proteína de soja é similar a outras fontes de proteína em termos de valor nutricional. Como ela pode ser usada para criar massa muscular, será que a carne de soja engorda?

O que é a Soja?

A soja pode ser convertida em muitos alimentos e é frequentemente usada como um substituto para a carne. A soja é rica em proteína e também contém vários compostos benéficos, incluindo isoflavonas. As isoflavonas são antioxidantes que têm uma estrutura similar à do estrogêneo. Essas isoflavonas podem ser capazes de imitar os efeitos do estrogêneo em alguns tecidos humanos e podem ter um papel na redução de sintomas da menopausa. Elas também têm o potencial de prevenir alguns tipos de câncer, de acordo com a Faculdade de Saúde Pública de Harvard.

Soja e o Crescimento Múscular

A proteína de soja contém todos os aminoácidos que o corpo não produz, então ela é considerada uma proteína “completa”. Suplementos proteicos de soja algumas vezes são usados por atletas que querem adicionar massa muscular aumentando sua ingestão de proteína. Um estudo publicado em 2004 na “Medicine and Science in Sports and Exercise” (Medicina e Ciência de Esportes e Exercício) examinou os efeitos da proteína de soja no aumento de massa muscular comparado a outras fontes de proteína. Esse estudo descobriu que a proteína era tão eficaz quanto outros suplementos de proteína, como proteína de leite, no aumento de massa muscular, sugerindo que a soja pode ser usada para ganho de peso.

Carne de Soja

Carne de soja é parecida com a carne, que contém proteínas e é consumida por veganos e vegetarianos no mundo todo.. Quando comparada a carne real, a carne de soja pode faltar em alguns aspectos (como sabor), mas ela pode ser mais vantajosa em outros. A carne de soja é feita de farinha de soja e/ou óleo de soja. Extratos de sementes de algodão, trigo e aveia também podem ser usados. Algumas carnes de soja contém complementos, que podem ser farinha, milho ou outros vegetais, usados para deixar o produto mais saboroso. Carne de soja pode ser usada para fazer hambúrgueres, tacos, burritos e outros pratos que geralmente usam carne. Por fim, não há evidência de que a carne de soja engorda.

Carne de Soja versus Carne de Verdade

Carne de soja pode ser comparada a carne de verdade de muitas formas, como quantidade de proteína e textura. Entretanto, há muitos outros aspectos a se considerar:

Informações Nutricionais

A carne de soja contém a mesma quantidade de proteínas que a carne normal, mas a carne de soja não contém gordura. Isso pode ser uma boa alternativa para pessoas que estão em uma dieta com poucas gorduras ou pessoas que estão tentando diminuir a ingestão de gordura. Entretanto, algumas carnes de soja também contêm complementos, que podem ser feitos de farinha normal ou outros ingredientes que são ricos em carboidratos.

Calorias

Carne de soja contém menos calorias, devido ao fato de não conter gordura. Entretanto, você precisa se certificar de que não há complementos ou aditivos que sejam ricos em carboidratos, o que pode aumentar a quantidade de calorias. Por ser uma substituição a opções mais calóricas, a carne de soja emagrece se bem usada na sua dieta.

Saúde

Quando esse aspecto é considerado, por mais que alguns ainda pensem que a carne de soja engorda como a carne normal, ela definitivamente é mais saudável, porque não há gordura nesse tipo de carne. Ela não causará elevação no colesterol a longo prazo. Além disso, carne de verdade foi ligada a doença cardíaca e até câncer. Até agora, não há informações que mostrem que carne de soja pode levar a câncer ou problemas do coração. A carne de soja também é mais saudável que carnes processadas, como salsichas e hambúrgueres, que podem term muitas gorduras insaturadas e sódio.

Sabor

No que diz respeito à consistência e textura, a carne de soja é muito similar à carne de verdade, mas muitas pessoas acham que a carne de soja não é tão saborosa quanto a carne de verdade. Alguns até dizem que a carne de soja não tem gosto. Entretanto, há pessoas que preferem o sabor da carne de soja ao da carne de verdade.

Custo

A carne de soja é mais barata do que a maioria das carnes no mercado.

Soja e Ganho de Peso

Uma preocupação sobre o consumo de produtos de soja é que eles poderiam causar ganho de peso não intencional ao afetar a função da tireoide. A tireoide controla o metabolismo e qualquer coisa que faz com que sua tireoide seja menos ativa pode desacelerar seu metabolismo, causando ganho de peso. Uma análise publicada em 2006 na “Thyroid” examinou vários estudos que mediam os efeitos da soja na função da tireoide. Esse estudo descobriu que a soja não tem um efeito significante na função da tireoide, sugerindo que a soja não difere de outras proteínas em termos de ganho de peso.

Considerações

Proteína de qualquer tipo adiciona calorias à sua dieta e pode potencialmente causar ganho de peso se consumida em grandes quantidades. A soja parece não ser diferente de outros alimentos quanto ao seu potencial de causar ganho de peso. Se você está querendo adicionar proteína à sua dieta para aumentar sua massa muscular, a soja te ajudara a aumentar sua ingestão de proteína. Por outro lado, a soja não parece ser mais propensa a causar ganho de peso do que qualquer outro alimento com uma quantidade similar de calorias.

O que você acha da carne de soja? Você acha que é possível substituir de vez a carne normal por ela? Você já a considerou como um alimento que emagrece? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (33 votos, média: 4,24 de 5)
Loading...
Sobre Julio Bittar e Dra. Patricia Leite

Quando se trata de saúde, é muito importante poder contar com uma fonte confiável de informações. Afinal de contas sabemos que o sua qualidade de vida e bem-estar devem estar em primeiro lugar para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada, com redatores e editores que desenvolvem um conteúdo de qualidade, adaptando-o a uma linguagem de fácil compreensão para o público em geral, tendo por base as mais confiáveis fontes de informação. Depois disso todo artigo é revisado por profissional especialista da área, para garantir que as informações são verídicas, e só então ele é publicado no site. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados a saúde, boa forma e qualidade de vida. Conheça mais sobre os profissionais que contribuem para a qualidade editorial do portal.

Deixe um comentário

10 comentários em “Carne de Soja Engorda ou Emagrece?”

  1. Faço qualquer receita ultilizando a carne de soja , amo o escondidinho de abobora , inhame ou mandioca, o espaguete com molho a bolonhesa ( carne de soja), salada com tomate cebola , alface e cheiro verde. Vinagrete , molho p lasanha Hambúrguer , . Não sou vegana , nem vegetariana mas pelo menos 3x por semana faço

  2. Meu almoço é proteina de soja com arroz integral e 2 ovos.
    Eu tempero com açafrão,salsa desidratada, alho, cebola,azeite extra virgem e pitadas de pimenta calabresa. Fica muito gostoso!!!

  3. Pode ate fazer bem mais que essa parada e muito rui e..eu fiz hoje igualzinho comida p cachorri🤣🤣🤣🤣..mais vou continuar vamos ver no que bixo vai da

  4. Sim a carne de soja pode substituir a carne vermelha;
    ela com bastante tempeo e um pouquinho de extrato de tomate fica uma delicia.
    Para quem necessita substituir é só questão de costume e firmeza acaba acostumando.