Catuaba Engorda ou Emagrece?

Especialista:
atualizado em 27/12/2019

A Anemopaegma mirandum ou catuaba é uma planta utilizada como remédio afrodisíaco, que também pode ser chamada pelos nomes de alecrim-do-campo, catuaba-verdadeira, catuabinha, catuíba, catuaba-pau, caramuru ou tatuaba.

Além dela, existem outras plantas que podem ser popularmente denominadas como catuaba, como as raízes de Anemopaegma arvense (Bignoniaceae) e as cascas do caule da Trichila catiguá (Meliaceae).

Popular por aqui no Brasil dando nome a uma bebida alcoólica, ela também pode ser encontrada no formato em pó ou em cápsulas.

Será que a catuaba engorda ou emagrece?

Ainda faltam pesquisas científicas que comprovem a eficácia da catuaba como um estimulante sexual. A fama da planta neste sentido é decorrente de crendices populares. Mas será que existem pesquisas científicas que indicam se a catuaba engorda ou emagrece?

Não foram encontrados propriamente experimentos científicos, porém, podemos destacar que a bebida alcoólica com catuaba é doce, o que faz com que a pessoa ingira mais e se embriague. Ou seja, a catuaba na forma de bebida alcoólica contém açúcar e, como já se sabe, o consumo expressivo de açúcar está associado à elevação do peso.

Portanto, consumir muita bebida alcoólica com catuaba engorda porque vai fornecer mais açúcar ao corpo.

As calorias da bebida Catuaba

Em relação às calorias, 100 ml de catuaba na forma de bebida alcoólica da marca Selvagem apresentam 113 calorias.

O valor nessa porção não parece muito alto, não é mesmo? Entretanto, se a pessoa realmente beber bastante, o que é fácil de acontecer, ela fornecerá uma quantidade expressiva de calorias ao seu organismo.

Fazendo as contas, se 100 ml de catuaba da marca Selvagem contêm 113 calorias, 500 ml da bebida possuem 665 calorias, ao mesmo tempo em que um litro dessa catuaba é composto por 1130 calorias.

O papel da inflamação

Como toda bebida alcoólica, a catuaba nessa forma produz uma inflamação no organismo que contribui com a elevação do peso.

Cuidados com as bebidas alcoólicas e os flaconetes estimulantes com catuaba

Agora que já vimos se a bebida Catuaba engorda ou emagrece, vamos conhecer alguns fatores não tão positivos associados a ela e a produtos feitos a partir da planta catuaba?

Por exemplo, bebidas alcoólicas e flaconetes estimulantes com catuaba apresentam uma quantidade mínima da planta, ao mesmo tempo em que carregam outras substâncias que podem ser prejudiciais para a saúde.

As bebidas conhecidas como catuaba nos dias de hoje não seguem um padrão de composição, porém, um tipo popular da bebida é feito a partir de ingredientes como catuaba, vinho, álcool etílico, açúcar, xaropa de maçã, extratos de guaraná e marupuama (uma planta).

Efeitos colaterais da catuaba

Quando ingerida em excesso, a catuaba pode provocar dores de cabeça.

Mesmo que não existam estudos extensivos sobre a catuaba, está documentado que a sua ingestão excessiva pode causar midríase (dilatação da pupila), elevando a pressão intraocular, aumento da pressão cardíaca, elevação da pressão arterial, ansiedade, tontura, dor de cabeça, irritabilidade e insônia.

Lembramos que a ingestão excessiva de bebidas alcoólicas prejudica o fígado, o coração e os rins, e a catuaba em excesso também pode provocar taquicardia.

Ao experimentar qualquer reação negativa no organismo ao ingerir qualquer forma da catuaba, vale a pena procurar rapidamente o auxílio do médico, mesmo que o sintoma em questão não aparente ser tão grave.

Isso é importante para verificar a seriedade do efeito em questão, receber o tratamento apropriado caso seja necessário e descobrir se pode continuar a consumir a catuaba ou não.

Contraindicações e cuidados com a catuaba

A catuaba não pode ser utilizada por crianças com menos de 12 anos de idade, enquanto que a forma de bebida alcoólica, logicamente, é destinada somente para maiores de 18 anos. Mulheres que estejam grávidas e pessoas que sofram com glaucoma de ângulo estreito ou fechado ou pré-excitação ventricular também não devem consumi-la.

Além disso, a catuaba não pode ser usada por pacientes que são tratados com antidepressivos à base de fluoxetina e derivados.

Portanto, para as pessoas que usam qualquer medicamento, suplemento ou planta, é necessário conversar com o médico para saber se não faz mal consumir a catuaba ao mesmo tempo em que a substância em questão.

Pessoas com disfunção nos rins, disfunção no fígado, doenças cardíacas e doenças psiquiátricas são outras que não podem fazer uso da catuaba, a não ser que haja o acompanhamento do médico.

Para quem sofre com alguma doença ou condição específica de saúde crônica ou não, vale a pena consultar o médico para saber se pode fazer uso da catuaba em qualquer uma de suas formas.

Alertamos que pessoas que fazem uso de substâncias vasodilatadoras e indivíduos que sofrem com hipertensão e hemofilia (distúrbio sanguíneo associado a problemas na coagulação) devem consultar o médico antes de ingerir a catuaba.

Para todas as outras pessoas, especialmente mulheres que estejam amamentando, adolescentes e idosos, também vale a pena consultar o médico antes de consumir a catuaba, até para saber qual a dosagem limite segura em que a planta pode ser utilizada.

Recomendamos tomar bastante água quando estiver consumindo a catuaba com álcool como forma de evitar uma concentração (maior) de catuaba e álcool no sangue.

Você já imaginava que a bebida alcoólica com catuaba engorda? Tem vontade de experimentar? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (2 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

Deixe um comentário