Cerveja Heineken engorda menos?

Especialista da área:
atualizado em 01/03/2021

Você provavelmente já deve ter ouvido falar que a cerveja pode favorecer o aumento do peso, ainda que indiretamente, e que talvez a Heineken, por ser uma cerveja premium, engorde menos. Portanto vamos ver se isso é verdade ou lenda.

  Continua Depois da Publicidade  

É fato que o consumo da cerveja, qualquer que seja a marca, pode engordar direta ou indiretamente, seja pelo consumo das calorias presentes na própria cerveja, ou nos alimentos, geralmente bem calóricos, que a acompanham.

Além disso, sabe-se que o consumo de cerveja abre o apetite. Então, com mais fome, a pessoa pode cair na tentação de comer muito ao mesmo tempo em que bebe a sua cervejinha.

Um estudo publicado no European Journal of Clinical Nutrition, analisou 12.749 mulheres e 7.876 homens. Pesquisadores encontraram associações entre o peso dos participantes homens e o seu consumo de cerveja.

Os homens que consumiam a cerveja tinham um risco 17% maior de ganhar peso do que os que não ingeriam a bebida, mas a mesma associação não foi observada nas mulheres.

Mas será que toda cerveja engorda na mesma medida? Ou algumas marcas da bebida podem engordar menos?

A cerveja Heineken engorda menos?

cerveja heineken

Para começar a entender se a cerveja Heineken engorda menos ou não, comparada a outras marcas, vamos fazer uma comparação entre a quantidade de calorias entre ela e outras marcas de cerveja.

Veja na tabela a seguir a quantidade de calorias por cada porção de 355 ml:

CervejaCalorias por 355 ml
Sol125 calorias
Stella Artois128 calorias
Devassa142 calorias
Amstel143 calorias
Skol148 calorias
Heineken 149 calorias
Brahma153 calorias
Budweiser156 calorias
Antarctica Original 160 calorias

A tabela nos mostra que, embora a Heineken seja menos calórica que algumas marcas de cerveja, ela também é mais calórica do que outras.

Portanto, pelo menos a partir do ponto de vista das calorias, a cerveja Heineken engorda tanto quanto as outras marcas.

  Continua Depois da Publicidade  

Para nutricionistas, cervejas puro malte são melhores para a dieta

grãos de malte

Nutricionistas afirmam que as cervejas puro malte – a Heineken é conhecida como uma cerveja puro malte – são mais indicadas por ter um menor impacto em relação à dieta, diferentemente das cervejas de trigo, por exemplo, que apresentam mais calorias.

No entanto, na hora em que for comprar a sua cerveja puro malte, cheque a tabela nutricional para conferir se ela é realmente menos calórica do que outros tipos de cerveja.

Da mesma forma, as cervejas puro malte são consideradas a melhor alternativa para quem quer apreciar a bebida com moderação, sem prejudicar a dieta, porque elas trazem apenas a cevada do malte como fonte de açúcar, sem incluir outros cereais não maltados, como o arroz e o milho.

Vale ressaltar que, quando uma pessoa entra em uma dieta mais restritiva para emagrecer, é aconselhável evitar o consumo de cerveja. Entretanto, caso o objetivo seja a reeducação alimentar e a mudança de hábitos, é possível que ela consuma a bebida com moderação.

Não se esqueça: moderação é a palavra-chave

Não podemos pensar que o consumo da Heineken está liberado em qualquer quantidade e a qualquer momento, quando pensamos na dieta e nos efeitos dela no nosso corpo.

Assim como acontece com qualquer bebida ou comida, o excesso leva ao acúmulo de calorias que, por sua vez, está ligado diretamente ao aumento do peso corporal.

Isso sem contar que a Heineken, por ser uma bebida alcoólica, pode deixar a pessoa sem muito controle sobre suas escolhas alimentares, e acabar consumindo alimentos pouco saudáveis e muito calóricos.

Além da moderação, existem outras dicas para quem deseja beber sem engordar. Uma delas é a de jamais ingerir o álcool de estômago vazio.

  Continua Depois da Publicidade  

Isso porque beber de estômago vazio faz com que uma pessoa fique bêbada mais rápido, o que pode resultar na escolha de comidas calóricas, frituras, fast food ou guloseimas cheias de açúcar para acompanhar.

Outra dica que funciona bem é quando for beber a sua cerveja, corte o carboidrato da refeição que acompanha a bebida. O truque é optar por legumes, carnes, aves, peixes com verduras ou frutas, para que o prejuízo causado à dieta seja menor. Dê preferência a alimentos ricos em fibras e proteínas.

Para saber se a cerveja Heineken engorda menos ou qualquer outra marca, além de como incluir a bebida na dieta sem engordar, é aconselhável procurar o auxílio de um bom nutricionista.

Ele também é o profissional indicado para prescrever uma dieta saudável, controlada, equilibrada e nutritiva, que forneça todos os nutrientes e a energia que o seu corpo necessita para funcionar apropriadamente, de modo que você emagreça ou mantenha o peso com eficiência e segurança.

Fontes e referências adicionais

Você já tinha ouvido falar que a cerveja Heineken engorda menos que outras marcas? Costuma beber mais dela do que outras? Qual é a sua marca preferida? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (84 votos, média: 3,95 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário

8 comentários em “Cerveja Heineken engorda menos?”

  1. Então depois de ler tudo, isso ainda tenho dúvidas porque meu marido está diabetes e toma essa cerveja e não uma só toma três então gostaria de saber se ele deve toma-la ou não kklll

    • É a mais indicada para diabéticos, sua levedura é única, faça um teste da glicose no dia seguinte…

  2. A melhor cerveja , leve e saborosa depois que conheci não consigo beber outra. Excelente 🍺👏🏻👍🏻