Chá de folha de Amora Miura – Para que serve e como fazer

Especialista da área:
atualizado em 19/04/2021

A amora miura, também conhecida como amora preta, vem ganhando a atenção dos brasileiros nos últimos anos, especialmente a sua folha, que é usada na preparação de chá e mesmo na fabricação de suplementos.

  Continua Depois da Publicidade  

Esta planta é rica em uma série de compostos que possuem propriedades medicinais e que contribuem para a melhora do funcionamento do organismo.

Por isso, vamos agora conhecer melhor essa planta, descobrir quais os seus benefícios para a saúde e aprender a preparar o chá da folha de amora miura.

O que é amora miura?

A amora miura é uma variação da amora preta ou negra, e tem o nome científico de Morus nigra L. Ela é uma planta de origem asiática, começo a ser estudada em 1972 pela EMBRAPA e as primeiras coleções foram introduzidas em Minas Gerais no ano de 1996. No entanto, ela não é facilmente cultivada no país, e por isso é difícil encontrá-la in natura.

Benefícios do chá de folha de amora miura

folhas de amora miura

1. Ajuda a controlar a glicemia

O chá de folhas de amora miura pode ajudar a reduzir os níveis de açúcar no sangue, e esse benefício se deve principalmente à presença de uma substância chamada 1-deoxynojirimycin (DNJ).

Esse efeito foi demonstrado em um estudo publicado no periódico PLoS One, onde os pesquisadores descobriram que o composto DNJ reduz a absorção de carboidratos durante a digestão.

Assim, o uso do chá de folhas de amora miura pode contribuir tanto para o tratamento quanto para a prevenção da resistência à insulina e da diabetes.

2. Pode ajudar a proteger o fígado

Estudos preliminares, ainda com modelos animais, demonstram que os compostos presentes na folha da amora miura podem ajudar a proteger o fígado contra a ação dos radicais livres.

Mas ainda serão necessários mais estudos para garantir que esse benefício também acontece com humanos.

3. Ajuda a proteger o coração

Outro benefício do chá de folhas de amoreira é a proteção do coração. Isso ocorre por dois mecanismos:

  Continua Depois da Publicidade  

  • Redução da pressão arterial;
  • Controle dos níveis de colesterol e de triglicérides.

Assim, o consumo deste chá pode ajudar a prevenir algumas doenças cardiovasculares e a melhorar a circulação sanguínea.

4. Ação bactericida e anti-inflamatória

O chá de folhas de amora miura também pode ser útil no tratamento de infecções, uma vez que ele é rico em compostos com ação antibacteriana. Além disso, ele possui também um efeito anti-inflamatório, que pode ajudar a combater a inflamação que normalmente acompanha as infecções.

5. Pode amenizar os sintomas da menopausa

Um estudo brasileiro publicado no periódico International Journal of Gynecology and Obstetrics demonstrou que o uso das folhas da amora miura ajuda a amenizar os sintomas da menopausa. Os efeitos foram inclusive semelhantes aos da reposição hormonal convencional, com estradiol.

Receita de chá de folha de amora miura

chá de folhas de amora miura

Ingredientes:

  • 15 g ou um pacote da folha de amora miura;
  • 2 litros de água.

Modo de preparo:

  1. Coloque os 15 g da folha de amora miura na água fria, em uma panela;
  2. Depois, leve ao fogo e deixe ferver durante 10 minutos;
  3. Então desligue o fogo e servia-se imediatamente.

Observação: O chá pode ser tomado quente ou frio, como preferir.

A receita foi disponibilizada pelo site oficial da empresa que comercializa o chá de amora miura no Brasil, que orientou ainda que para conservar melhor o chá, é necessário guardá-lo na geladeira sem coar e consumi-lo em até três dias.

O ideal é tomar um chá logo após o seu preparo (não necessariamente tomar todo o conteúdo preparado de uma vez), antes que os seus compostos ativos sejam oxidados. Mas, ao mesmo tempo, o consumo exagerado de qualquer tipo de chá pode causar uma série de problemas de saúde.

  Continua Depois da Publicidade  

Além disso, é necessário certificar-se da qualidade das folhas de amora miura que você vai utilizar no preparo do seu chá. Para isso, observe:

  • A procedência;
  • Se são orgânicas;
  • Aparência e higienização das folhas;
  • Se há a adição às folhas, de alguma substância ou produto que possa prejudicar a sua saúde.

Efeitos colaterais

Apesar de ser uma bebida segura, o chá de amora miura pode causar alguns efeitos colaterais, como:

Dicas e cuidados

Antes de começar a tomar o chá, é importante que você consulte o seu médico, para saber se ele se há alguma contraindicação para o seu caso e qual a quantidade máxima que você pode ingerir.

Isso vale para todas as pessoas, principalmente para crianças, adolescentes, idosos, mulheres que estejam amamentando e pessoas que sofrem com algum tipo de doença ou condição de saúde.

Além disso, a bebida não deve e nem pode substituir nenhum tipo de tratamento prescrito por um médico.

Vídeo do especialista

Veja os benefícios do chá de amora, para que serve e como fazer.

Fontes e referências adicionais

Você já tinha ouvido falar do chá de folha de amora miura? Ficou curioso para experimentá-lo e provar dos seus benefícios para a saúde? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (68 votos, média 3,85)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário

5 comentários em “Chá de folha de Amora Miura – Para que serve e como fazer”

  1. Gostaria de saber se posso tomar o chá de amora com as folhas verdes recém tiradas ou tem que secar antes? E qual seria a quantidade de chá que posso tomar por dia?
    tenho 43 anos. gostaria de saber pois tenho um pé de amora em meu quintal, posso tomar o chá com a folha fresquinha tirada do pé ou tenho que deixar secar?

    Responder
  2. Gostaria de saber se posso tomar o chá de amora com as folhas verdes recém tiradas ou tem que secar antes? E qual seria a quantidade de chá que posso tomar por dia? Tenho 55 anos peso 110 kg tenho pressão alta ,diabete tipo 2 controlada, triglicerídeo.Obrigado!

    Responder
  3. Oi tudo bem comecei tomar o chá da amora desde que retirei meu utero entao comecou os calor ..ainda sinto muito calor mais tem me ajudado muito tomo por dia um copo do chá da amora..poderia aumentar ou seja tomar um pouco mais que um copo ..

    Responder