Chá de Folha de Amora Miura – Para Que Serve, Benefícios e Como Fazer

Especialista:
atualizado em 23/12/2019

Está procurando chás saudáveis, deliciosos e fáceis de fazer? Você verá a seguir as inúmeras qualidades do chá de folha de amora miura e aprenderá para que a folha serve, como fazer o chá e todos os cuidados que você deve ter.

O chá de folha de amora miura é uma bebida preparada a partir da planta Morus nigra L., que é conhecida também pelos nomes de amoreira-preta, amoreira-negra ou sarça-mora, e como uma árvore de porte médio, chega aos 5 m de altura.

Vamos conhecer melhor, saber para que serve e quais são alguns dos benefícios do chá de folha de amora miura, além de aprender como fazer a sua receita?

Antes de mais nada, é importante que você saiba que muitas pessoas acreditam que esse chá emagrece (talvez, você mesmo tenha procurado essa folha com esse intuito). Porém, isso não é verdade, já que seus benefícios estão relacionados a outras questões de saúde. Mas, se esse era o seu objetivo, não deixe de conferir os 10 chás emagrecedores para perder barriga.

Para que serve – Benefícios do chá de folha de amora miura

– Folha nutritiva

Uma reportagem exibida no programa Globo Rural da Rede Globo relatou que a folha da amoreira é conhecida por ser bastante nutritiva, tanto que é ela que alimenta o bicho-da-seda no seu início de vida.

A matéria indicou que a folha da amora miura é como se fosse uma espécie de leite materno para o bicho-da-seda.

De acordo com o documento juramentado que traz o relatório final traduzido de um estudo com ratos realizado pelo Ministério da Saúde do Japão, o resultado de uma análise das folhas de amoreira em pó indicou que elas são compostas por nutrientes como fibras alimentares, cálcio, magnésio, zinco, potássio e ferro.

– Funcionamento dos rins e do fígado

A mesma pesquisa realizada pelo Ministério da Saúde do Japão mostrou que o chá de folha de amora miura melhorou o funcionamento do fígado e dos rins dos animais.

O documento com o relatório traduzido do estudo japonês traz ainda a informação de que a folha da amoreira tem o efeito de inibir o acúmulo de colesterol no fígado.

Entretanto, como o estudo foi realizado com animais – e não seres humanos –, o ideal é checar com o médico se a bebida realmente pode ajudar, principalmente para os casos de quem sofre com problemas renais ou hepáticos.

Caso você tenha buscado o chá de amora miura por causa das propriedades incríveis que ele tem para o fígado, você vai adorar saber que existem muitos outros chás com propriedades similares. Não deixe de conferir os 12 chás para gordura no fígado.

– Pressão arterial

Ainda de acordo com informações do Globo Rural, o mesmo estudo também indicou que o chá de golha de amora miura trabalha na inibição da elevação da pressão arterial.

Novamente, lembramos que o experimento foi feito com animais, logo, não podemos ter 100% de certeza de que os mesmos resultados possam ser observados em seres humanos.

E caso você ainda não esteja satisfeito com as maravilhas que essa folha pode fazer para o seu coração, saiba que o chá verde, o chá de hibisco e muitos outros, podem fazer um bem incrível para a sua pressão arterial. Conheça os 5 chás milagrosos para pressão.

– Ação bactericida

 O documento em que consta o relatório do estudo japonês traduzido também apresenta a informação de que a pesquisa também identificou o efeito bactericida (combate a bactérias), além da ação anti-inflamatória e de inibição da proliferação de fungos na folha de amoreira.

– Saúde da mulher 

O chá de amora miura também pode colaborar em relação a problemas que surgem em decorrência da menopausa como ressecamento da vagina, irritação, ansiedade, nervosismo, memória fraca, dores musculares, dores nas articulações, calores, suor frio, dor de cabeça, diminuição da libido, dificuldades para dormir, depressão e problemas urinários.

Entretanto, a publicação não especificou se o chá em questão à qual ela se refere é o das folhas ou de outra parte da amora miura.

Portanto, nossa recomendação é que antes de utilizar o chá de folha de amora miura para esses casos, as mulheres consultem os seus médicos para ter certeza de que a bebida realmente pode auxiliar neste sentido.

Confira na íntegra a reportagem do Globo Rural que abordou o chá de folha de amora miura:

Como fazer – Receita de chá de folha de amora miura

Ingredientes:

  • 15 g ou um pacote da erva de amora miura;
  • 2 litros de água.

Modo de preparo:

Colocar os 15 g da erva de amora miura na água fria dentro de uma panela; Levar para ferver durante 10 minutos; Então desligar o fogo, coar e servir-se imediatamente. Observação: o chá pode ser tomado quente ou frio, como preferir.

A receita foi disponibilizada pelo site oficial da empresa que comercializa o chá de amora miura no Brasil, que orientou ainda que para conservar melhor o chá, é necessário guardá-lo na geladeira sem coar e consumi-lo em até três dias.

O ideal é tomar um chá logo após o seu preparo (não necessariamente tomar todo o conteúdo preparado de uma vez), antes que o oxigênio do ar destrua os seus compostos ativos. Segundo a publicação, um chá costuma preservar substâncias importantes até 24 horas depois do preparo, porém, depois desse período, as perdas são consideráveis.

É necessário certificar-se ainda de que as folhas de amora miura que você utilizar no preparo do seu chá sejam de boa qualidade, de boa procedência, orgânicas, estejam bem limpinhas e higienizadas e não tenham a adição de nenhuma substância ou produto que possa prejudicar a sua saúde.

Cuidados com o chá de folha de amora miura 

Antes de começar a tomar o chá, é importante que você cheque com o seu médico para saber se ele não pode fazer mal para você e qual a quantidade máxima que você pode ingerir. Isso vale para todas, principalmente para crianças, adolescentes, idosos, mulheres que estejam amamentando e pessoas que sofrem com algum tipo de doença ou condição de saúde.

A bebida deve ser ingerida como uma forma de complementar a alimentação, mas não funciona como um medicamento. Portanto, o chá de folha de amora miura não deve e nem pode substituir nenhum tipo de tratamento.

Além disso, converse com o médico antes de utilizar a bebida para auxiliar o tratamento de qualquer doença ou condição de saúde. Assim, você terá certeza de que ele será realmente útil e que não prejudicará a sua saúde.

Vídeo: 

Gostou das dicas?

Você já tinha ouvido falar do chá de folha de amora miura? Ficou curioso para experimentá-lo e provar dos seus benefícios para a saúde? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (68 votos, média: 3,85 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

Deixe um comentário

5 comentários em “Chá de Folha de Amora Miura – Para Que Serve, Benefícios e Como Fazer”

  1. Gostaria de saber se posso tomar o chá de amora com as folhas verdes recém tiradas ou tem que secar antes? E qual seria a quantidade de chá que posso tomar por dia?
    tenho 43 anos. gostaria de saber pois tenho um pé de amora em meu quintal, posso tomar o chá com a folha fresquinha tirada do pé ou tenho que deixar secar?

  2. Gostaria de saber se posso tomar o chá de amora com as folhas verdes recém tiradas ou tem que secar antes? E qual seria a quantidade de chá que posso tomar por dia? Tenho 55 anos peso 110 kg tenho pressão alta ,diabete tipo 2 controlada, triglicerídeo.Obrigado!

  3. Oi tudo bem comecei tomar o chá da amora desde que retirei meu utero entao comecou os calor ..ainda sinto muito calor mais tem me ajudado muito tomo por dia um copo do chá da amora..poderia aumentar ou seja tomar um pouco mais que um copo ..