Chá de Folha de Pitanga Emagrece? Para Que Serve, Benefícios e Como Fazer

Especialista:
atualizado em 24/12/2019

A pitangueira é uma árvore originária do Brasil, mas que também pode ser encontrada em outras localidades como China, França, Antilhas, Argélia e Tunísia.

Da árvore, já sabemos que vem uma frutinha vermelha conhecida pelo nome de pitanga. Mas você sabia que as suas folhas são utilizadas no preparo de um chá? Vamos procurar saber para que serve o chá de folha de pitanga e entender se ele emagrece?

Será que o chá de folha de pitanga emagrece? 

Acredita-se que o chá de folha de pitanga possua propriedades relaxantes, que podem ajudar a diminuir a ansiedade e a compulsão por alimentos que é originada por ela, beneficiando assim a perda de peso.

Sendo assim, entende-se que não é o chá em si que beneficia o processo de emagrecimento, mas a sua ação de deixar a pessoa mais calma para não utilizar a comilança como válvula de escape para as suas emoções.

Entretanto, nenhuma pesquisa ou opinião de especialista foi sólida para embasar a afirmação, logo não temos como garantir que o chá de folha de pitanga emagrece mesmo nesse sentido.

De qualquer maneira, lembramos aqui que nenhum chá ou qualquer outro produto é capaz de promover o emagrecimento magicamente, ainda que alguns possam auxiliar. Portanto, se você deseja ou necessita emagrecer, lembre-se de que precisa seguir uma alimentação saudável, equilibrada, controlada e nutritiva.

A prática de atividades físicas com regularidade também contribui porque promove a maximização da queima de calorias. O ideal é que todo o processo conte com o acompanhamento de profissionais como nutricionista e educador físico para que seja eficiente, seguro e saudável.

Para que serve – Benefícios do chá de folha de pitanga 

– Diarreia

As folhas da pitangueira são compostas por propriedades depurativas (de limpeza) e digestivas que combatem a diarreia.

– Efeito diurético

As folhas de pitanga atuam como diuréticos, ou seja, promovem a eliminação de água do organismo por meio da urina. Isso é interessante para quem sofre com a retenção de líquido, uma condição que é conhecida por provocar o inchaço.

Entretanto, é importante tomar cuidado para não exagerar no consumo do chá de folha de pitanga e perder água demais, que é um elemento fundamental para o bom funcionamento do nosso organismo.

– Ação antioxidante 

As folhas de pitanga também são conhecidas por atuarem como antioxidantes.

Os antioxidantes são conhecidos por bloquearem parte dos danos provocados pelos chamados radicais livres, compostos prejudiciais que danificam o DNA. O acúmulo dos radicais livres ao longo do tempo pode contribuir com o processo de envelhecimento e com o desenvolvimento de doenças como câncer, artrite e doença no coração. As informações são do Centro Médico da Universidade de Maryland, nos Estados Unidos.

– Infecção urinária

É possível que você encontre na internet indicações do uso do chá de folha de pitanga para casos de infecção urinária. Nós não encontramos informações seguras a respeito do uso da bebida neste sentido.

Portanto, antes de usar as folhas de pitanga para auxiliar o tratamento da infecção urinária, converse com um médico para confirmar se elas realmente podem ajudar o caso e que não trarão nenhum tipo de prejuízo para a saúde do seu organismo. 

Como fazer – Receita de chá de folha de pitanga

Ingredientes: 

  • 3 colheres de folhas de pitangueira;
  • 1 litro de água.

Modo de preparo:

  1. Levar a água ao fogo para ferver;
  2. Depois que ferver, desligar e acrescentar as folhas de pitanga;
  3. Tampar e deixar descansar durante 10 minutos;
  4. Então, coar e servir-se imediatamente.

O ideal é tomar o chá logo depois do seu preparo (não toda a jarra, sempre respeitando os limites diários de dosagem) antes que o oxigênio do ar destrua os seus compostos ativos. Um chá costuma preservar substâncias importantes até 24 horas depois do preparo, porém, depois desse período, as perdas são consideráveis.

Além disso, é importante certificar-se de que as folhas escolhidas para o chá sejam selecionadas com muito cuidado, de boa procedência, de boa qualidade e que não estejam infectadas ou estragadas.

Cuidados com o chá de folha de pitanga

Antes de consumir a bebida para qualquer fim medicinal, você deve consultar o médico para saber se ele é realmente indicado para o seu caso e ter certeza de que ela não poderá lhe fazer mal. Essa orientação serve para todos, principalmente mulheres que estejam grávidas ou amamentando, crianças, adolescentes, idosos e pessoas que tenham alguma doença ou condição específica de saúde.

Também é necessário falar com o médico para saber se o chá de folha de pitanga não pode interagir com algum medicamento, suplemento ou outra planta ou erva que você esteja utilizando.

Recomenda-se que não se tome mais do que três xícaras do chá de folha de pitanga diariamente, entretanto, o ideal é que você cheque com o médico qual o limite de dosagem indicado para o seu caso específico.

Por tratar-se de uma bebida diurética (que estimula a eliminação de líquido do organismo por meio da urina), a dosagem limite precisa ser respeitada para que o funcionamento saudável do corpo não seja prejudicado.

O chá de folha de pitanga pode interferir na quantidade de potássio presente no organismo, causando consequentemente problemas relacionados à frequência cardíaca.

Você já conhecia o chá de folha de pitanga? Já experimentou essa bebida? O que achou de seus benefícios para a saúde? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (90 votos, média: 3,77 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

Deixe um comentário

23 comentários em “Chá de Folha de Pitanga Emagrece? Para Que Serve, Benefícios e Como Fazer”

  1. Eu quero saber se pessoa cardiaca pode tomar cha de pitanga. Na materia fala q e bom para pressão . Depois fiz q não e bom para hipertenso.

  2. O suco também é muitos saboroso. Não sei se tem a mesma ação do chá, mas é rico em vit A, pois, as folhas da pitangueira são muito verdes. Com certeza, é rica em sais minerais também. 1 litro de água gelada e um punhado de folhas verdes de pitanga (bem lavadinhas), batidas no liquidificador, dão um suco com uma cor de saúde e com gosto de suco de goiaba, porém muito verde. Deve ser bom com pepino, maçã e hortelã para um suco detox, mas é preciso coar porque as folhas são crocantes e firmes.

  3. Herlander Correia ,,,.
    tenho um pé de tanga no meu quintal,,,como as frutas quando tem,
    faço chá em especial para a próstata estou no concelho de portimão
    se alguem precisar de umas folhas ,,,,disponha

  4. Eu moro em Mauá .eu fui afastado do trabalho porque estava com minha diabete alta.estava tomando remédio ..metaformina 500ml duas vezes ao dia . guando uma irmã falou para mim que o chá da folha da pitanga.era bom para baixar a diabete.entao eu fiz o chá tomei durante dois dia e fui parando de tomar os remédios .já faz trinta e cinco dias que não tomo mais remédio .. antes de tomar chá era370 agora é 105 a 120 .três vezes ao dia para mim foi ótimo ok

  5. Chá das folhas de pitanga são ótimos para inflamação da próstata, infecção de urina tbem,tomando o chá 15 dias a próstata volta ao normal e desincha

  6. Sinto muitas dores pelo corpo, ouvi dizer que é bom…estou tentando achar um pe aqui na minha cidade pra testar…

    • Caso você não ache a pitangueira, experimente o chá de anis estrelado, bata as estrelas no liquidificador, e vá fazendo o chá, não vi ainda um chá mais eficiente que este para dores no corpo, seja muscular ou óssea..

  7. Desde de criança tenho tosse alérgica (aquela tosse que vc falta morrer de tossir )minha mãe cansada de correr comigo pro hospital já estava desanimada um belo dia encontrou uma senhora que falou do chá e desde então foi minha salvação não tem cura a tosse mais quando ataca é sempre o chá que resolve hj tenho 36 e sempre tomo.

  8. Sempre adorei pitanga, tanto que um dia estava pedalando com a minha bicicleta monark nova… quando de repente me deparei com uma pitangueira numa casa de muro muito alto… aí encostei a minha bicicleta no muro, subi na cela e comecei a encher a minha blusa de pitanga… quando de repente me deparei com um cachorro fila brasileira em pé encostado do lado de dentro do muro olhando para mim… gente, o susto foi tão grande que eu me desequilibrei e cair da bicicleta ralando o braço no prego do muro… uma senhora me viu caida no chão e correu para me socorrer… entrou em contato com a minha mãe pelo telefone da minha vizinha e minha mãe chegou rapidinho…me levou para o protossocorro e eu levei oito pontos de lado do meu cotovelo do braço esquerdo e daí o médico colocou mertheolate no curativo e meu braço na mesma hora ficou cheio de caroço e descobrimos que eu era a alérgica ao mertheolate… daí minha mãe vendeu a minha bicicleta e foi horrível tudo isso!! Isso aconteceu comigo quando eu tinha 10 anos de idade… hoje eu tenho 47 anos de idade…. mas não deixei de gostar de pitanga, pelo contrário… amo de paixão!! E para minha sorte, hoje eu tenho uma pitangueira no quintal da minha casa e sempre soube que as folhas da pitangueira serve para disenteria… e como eu estou nuns dias ultimamente com disenteria, eu estou fazendo uso do chá das folhas de pitangueira com essa finalidade e tive a curiosidade de saber quais eram os benefícios das folhas da pitangueira… e adorei que serve para muitas outras finalidades importantes… eu amei essa reportagem…Obrigada!!

  9. Alguem pode me responder se eu batendo as folhas no liquidificador, coando e tomar essa agua, teria o mesmo efeito do chá?

  10. Quero saber se posso fazer o chá com folhas de pitanga secas e se elas tem as mesmas propriedades q as verdes.

  11. Tenho um lindo pé de pitanga bem frente minha janela da cozinha, mal sabia que meu remédio pra hipertensão e retenção dele líquido, estava bem ao meu alcance.
    Estou fazendo o uso do chá e o resultado está sendo otimo.

    • Tenho três pés de pitanga em minha casa e mau sabia que estava com um ótimo remédio ora retenção de líquido e para outras finalidades muito bom saber. Obrigada!