Chá de hibisco tira o sono? Ou dá sono?

Especialista da área:
atualizado em 24/01/2022

O hibisco é uma planta originária da África Tropical, que teve o seu cultivo estendido para a América Central e o Sudeste Asiática, sendo distribuída em locais como o continente africano, o asiático, o europeu e o americano.

Você provavelmente já deve ter ouvido falar sobre o chá de hibisco, uma bebida que costuma ser preparada a partir das espécies do Hibiscus sabdariffa L., ainda que possa ser feita com outros tipos de hibisco como o Hibiscus rosas sinensis.

  Continua Depois da Publicidade  

Mas você já parou para pesquisar ou pensar a respeito de que tipo de efeito a bebida pode provocar ao nosso organismo?

Antes porém, aproveite para conhecer todos os benefícios do chá de hibisco assistindo ao vídeo abaixo.

Será que o chá de hibisco tira o sono ou ele dá sono?

A médica nutróloga e ortomolecular Tamara Mazaracki esclareceu que não é verdade que o chá de hibisco tira o sono.

De acordo com Mazaracki, o que acontece é que, na realidade, o chá de hibisco é dotado de um efeito calmante e, justamente por conta dessa propriedade, traz a possibilidade de relaxar e ajudar no sono.

Mazaracki afirmou ainda que algumas pessoas podem, inclusive, experimentar o efeito da sonolência ao consumir o chá. Conforme a médica nutróloga e ortomolecular, graças ao fato de não carregar a cafeína na sua composição (substância conhecida por deixar a pessoa mais “ligada” e tirar o sono), o chá de hibisco pode ser ingerido no período noturno, tendo em vista que não afeta o sono.

  Continua Depois da Publicidade  

Além disso, uma usuária identificada como Aldicea registrou o seguinte questionamento: “Chá de hibisco pode causar insônia”?

Quem respondeu a esse questionamento foi o psicólogo André Campo Piano, que destacou que, conforme informações de profissionais da área nutricional, os efeitos colaterais atribuídos à bebida não envolvem a insônia.

“É sempre importante verificar qual consumo vem sendo feito. Se moderado, acredito que não acarreta efeitos colaterais tão notórios. A insônia geralmente está associada a questões psicológicas relacionadas à ansiedade e ou angústias que precisam ser vistas mais detalhadamente. Se puder, procure um profissional para poder lhe ajudar a entender os reais motivos da insônia”, completou o psicólogo.

Conforme informações, um dos benefícios tradicionais do chá de hibisco é auxiliar no tratamento da insônia.

sono profundo
Um dos benefícios do chá de hibisco é auxiliar no tratamento da insônia

Entretanto, se você sofre com a insônia, principalmente se ela for recorrente e grave, é fundamental que procure o auxílio do médico para saber qual a origem do problema e receber o tratamento apropriado. Lembrando que não é seguro trocar um tratamento médico apenas pelo uso do chá sem consultar o profissional.

Portanto, caso você perceba que o chá de hibisco tira o sono quando você toma (ou dá sono), consulte o médico para que ele determine se a bebida (ou o modo que você a consome, o que ingere como acompanhamento) tem algo a ver com isso ou se o problema é decorrente de outro fator, e a partir daí iniciar o tratamento adequado.

  Continua Depois da Publicidade  

Cuidados, contraindicações e efeitos colaterais do hibisco

Agora que já vimos se o chá de hibisco tira o sono ou dá sono, precisamos conhecer alguns alertas que já foram registrados em relação ao consumo da bebida. O primeiro deles é que o chá não deve ser ingerido em excesso, pois doses muito altas de hibisco poderiam potencialmente provocar danos ao fígado, segundo estudos.

Como não existe um consenso em relação à dosagem máxima ou limite para a bebida, é fundamental consultar o médico para saber qual a dose permitida para o seu caso em particular. Normalmente até 2 xícaras ao dia costuma ser uma quantidade segura para consumo.

O chá de hibisco é contraindicado para mulheres que estejam grávidas ou em processo de amamentação de seus bebês, pessoas que têm pressão baixa e usam remédios para tratar o problema e indivíduos que tomam medicamentos para a hipertensão.

A bebida interage com remédios como paracetamol, antivirais, antimaláricos e anti-inflamatórios. Assim, caso use esses ou qualquer outro tipo de medicamento, pergunte ao seu médico se pode tomar o chá de hibisco durante o período do tratamento e como o chá deve ser utilizado.

Além disso, a bebida está associada a alguns possíveis efeitos colaterais. Por exemplo, o chá não deve ser consumido em excesso para que não cause desidratação, já que promove a eliminação de líquido por parte do organismo (efeito diurético).

A diminuição dos níveis de glicose no sangue é outra reação causada pelo chá. Com isso, ele não é apropriado para diabéticos que já seguem tratamento para controlar as suas taxas de açúcar e, também, aquelas pessoas com cirurgia marcada, onde o consumo do chá de hibisco deve ser interrompido duas semanas antes da realização do procedimento.

  Continua Depois da Publicidade  

Existem outros possíveis efeitos colaterais atribuídos ao chá de hibisco, portanto seu consumo deve ser feito com moderação e se for o caso, com acompanhamento médico.

Aliás, aproveite para conferir esse vídeo da nossa nutricionista em que ela lista cuidados ao tomar chá de hibisco:

Fontes e referências adicionais

Você já tinha percebido que o chá de hibisco tira o sono? Tem costume de consumi-lo com frequência? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (6 votos, média 4,33)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition.

Deixe um comentário

1 comentário em “Chá de hibisco tira o sono? Ou dá sono?”