Chuchu Engorda ou Emagrece?

Especialista:
atualizado em 02/10/2019

É inevitável não questionar a função de alimentos inseridos em uma reeducação alimentar, principalmente quando ele não possui sabor atraente e singular. Poder moldar a dieta com receitas incomuns é estimulante, principalmente quando os resultados são obtidos e aliados aos exercícios físicos. É o caso do Chuchu, que pode auxiliar nas variações de refeições da sua dieta. Sendo utilizado para incrementar diferentes receitas, chuchu emagrece e ainda oferece múltiplos nutrientes indispensáveis para o bem estar. O legume, pela sua baixa taxa calórica, pode ser uma alternativa ideal para os momentos de ansiedade, pode saciar e não por em risco os resultados das medidas.

Valores nutricionais

O chuchu é um ótimo aliado para aqueles que desejam perder medidas, 100g do alimento possui 20 kcal e apena 4g de carboidrato. Pode oferecer 1,4g de fibras e 1g de proteína, sendo também uma opção por sua isenção de gorduras. O chuchu engorda? Não, mas é preciso atentar para o modo de preparo, seus acompanhamentos podem somar valores nutricionais desnecessários para a dieta adotada.

Fonte de Fibras e Nutrientes

A hortaliça é uma ótima fonte de fibras. É importante questionar se o chuchu engorda ou emagrece, mas é fundamental refletirmos se estamos fazendo as combinações certas. O chuchu pode oferecer vitamina A, C e ainda possui vitaminas de complexo B, o que contribui para uma pele mais saudável. Devemos atentar para os benefícios, com a ingestão desse alimento, podemos obter nutrientes como Fósforo, Cálcio, Potássio, Ferro, além de adquirir ótimo valor energético, já que o chuchu possui alto nível de aminoácidos.

Diane Carbonell, autora do livro “150 Pounds Gone Forever” (Perca 75 quilos para sempre, tradução livre), afirma que a fibra dietética tem importância fundamental à dieta equilibrada dos seres humanos. Isso ocorre porque seu consumo ajuda a diminuir índices altos de colesterol e problemas gastrointestinais.

Carbonell diz que ter uma alimentação saudável e equilibrada exige no mínimo 14 gramas de fibras por mil calorias consumidas. Com base na dieta padrão de 2 mil calorias, a porção de chuchu fornece 16 por cento do valor diário recomendado por grande parte dos especialistas.

O efeito medicinal do Chuchu

O alimento é muito produzido e comercializado no Brasil, o que facilita a compra. Ele pode beneficiar sua dieta e sua saúde, já que o chuchu pode contribuir para a redução da pressão arterial (é importante não utilizar sal), pode combater à diabetes, anemia, depressão e fadiga. O chuchu possui grande ação antioxidante e mantém o seu intestino regular. Ele possui bastante água em sua composição, pode ser adotado para diminuir a retenção de líquido, aumentar a sua hidratação e evitar o envelhecimento precoce.

Formas de preparo do chuchu para emagrecer

O chuchu pode ser incorporado de inúmeras formas a diferentes receitas, desde chás até brigadeiros. Ele pode ser cozido, refogado e ingerido sozinho, mas esse consumo é pequeno. A ingestão do legume cru não é indicada, pois dificultaria a mastigação. É muito utilizado em saladas, suflês e receitas mistas. É importante atentarmos para essas novas tendências do mundo “Fitness”, mesmo que não haja pretensão de pertencer a esse mundo, há dicas benéficas para uma dieta com mais variações, como o brigadeiro já citado anteriormente. Vale ressaltar que o chuchu engorda para qualquer consumo excessivo e acompanhamentos inapropriados para dietas, é necessário assumir o objetivo a ser alcançado. Seria impossível negar que o chuchu engorda se utilizado em frituras ou com uso de açúcar. Para aqueles que não arriscam os resultados das dietas, pode-se apostar nas sopas tradicionais.

Especialistas convergem pensamento ao dizer que o modo de preparo do chuchu faz a diferença entre engordar ou emagrecer. Há fatores importantes a se considerar para manter seu conteúdo nutricional elevado. Uma das regras básicas é: Quanto maior o processamento do vegetal menor será sua taxa de nutrientes, conforme alerta Diane Carbonell.

Chuchu Com Pouco Sal e Sem Manteiga

Diane Carbonell diz que consumir qualquer vegetal na forma pura é sempre melhor. Além disso, existe necessidade de evitar excesso no sal, em principal ao considerar o aumento de sódio que ele proporciona ao chuchu. Outro ponto a ser observado está no uso da manteiga – Atenção! A colher de sopa tem quase 100 calorias!

Carbonell está entre as especialistas que defendem a tese do “chuchu emagrece”, desde que consumido sem exagero e na forma natural. Ela afirma ter formado tal opinião após consultar estudos que indicavam as vantagens em adicionar o vegetal no cardápio diário para diminuir a gordura do corpo.

Cuidados com Chuchu na Salada

Você sabia que o chuchu engorda no consumo com a salada? Isso acontece quando existe excesso de temperos, condimentos e molhos especiais misturados no prato. Conheça 06 dicas importantes para comer chuchu na salada sem risco de engordar:

  1. Jamais consuma chuchu junto com excesso de óleo;
  2. Prove chuchu junto com outros vegetais, sem temperar. Faça com que seu prato fique colorido e natural como o arco-íris;
  3. Procure comer chuchu na forma mais pura possível;
  4. Muitas pessoas reclamam porque o chuchu “não tem gosto”. Porém, é necessário evitar de abusar no sal ou nos temperos fortes, contendo assim o excesso de sódio;
  5. Não consumir molhos rosê (130 calorias para uma colher de sopa);
  6. Evitar o abuso de azeite no chuchu, em principal ao considerar às 120 calorias presentes em uma colher de sopa.

Aliado para um metabolismo ativo

Para aqueles que se perguntam se o chuchu engorda ou emagrece, é indispensável saber manter seu metabolismo equilibrado, pois independente da ingestão do alimento, não será isso que reduzirá suas medidas, mas sim, a adoção de novos hábitos alimentares. O chuchu pode contribuir para que seu metabolismo se mantenha ativo, principalmente aliado a outros alimentos que auxiliam nesse mesmo objetivo, como o pepino, gengibre, entre outros. Antes de afirmar que o chuchu engorda, devemos refletir sobre toda a alimentação adotada, para que não ocorram conclusões equivocadas.

Sucos com o chuchu

A maior dificuldade para se adequar às dietas são os novos pratos repletos de legumes e vegetais. Atualmente, muitos profissionais compartilham novas receitas, o que proporciona maior variedade de opções para os não-amantes dos alimentos tradicionais. Uma das formas mais populares tem sido de suco. Há combinações diversas, e o preparo é ideal para aqueles que possuem uma rotina atribulada. Os sucos podem ser feitos e conservados em pequenas porções de fácil transporte.

O suco de legume com maracujá confirma que o chuchu emagrece e a mistura ainda proporciona efeito calmante. A combinação deve ser feita com a casca do chuchu, a polpa do maracujá e apenas 200 ml de água. É uma alternativa perfeita para não pular refeições e se manter alimentado em qualquer lugar. Em alguns casos, há quem indique a junção do chuchu e receitas com óleo de coco, que também é muito adotado para a redução de medidas. A febre dos sucos verdes só tende a aumentar, o chuchu está presente em diversas misturas simples. A seguir podemos observar uma delas, basta bater os seguintes ingredientes no liquidificador:

  • 3 fatias de chuchu
  • 3 folhas de rúcula
  • 7 rodelas médias de pepino
  • 6 folhas de hortelã

Pode-se acrescentar um pequeno pedaço de gengibre. Com essa combinação de alimentos benéficos para um metabolismo ativo, é impossível não reconhecermos que o chuchu emagrece e pode se tornar uma delícia. Profissionais de nutrição indicam a ingestão do suco logo no início do dia, principalmente para os que se exercitam cedo e muitas vezes em jejum.

Devemos atentar para as combinações dos ingredientes, para que a escolha seja compatível com as necessidades nutricionais de cada um, é importante ter cuidados ao adoçar e dosar o uso do açúcar, para que não haja aumento de índice glicêmico, além de diminuir o paladar das combinações naturais. A ingestão desses sucos pode ser feita antes das refeições principais, para que haja saciedade, e então possamos ter controle do que ingeriremos em seguida.

Dicas para escolha e conservação do chuchu

O chuchu é uma das melhores escolhas para a redução de alguns quilos, pois é muito cultivado no Brasil, de fácil acesso e baixo custo. Para os pesquisadores de custo/benefício, o preço do legume sofre queda entre os meses de junho e outubro. Devemos observar as condições da casca na hora da escolha e optar pelos verdes aos maduros. Pode-se considerar o chuchu como “passado” caso sua casca esteja com cor aparentemente amarelada e sem brilho. Se conservado em temperatura ambiente, pode estragar em curto prazo. Ele deve ser conservado em sacos plásticos, na parte debaixo da geladeira, por no máximo uma semana. Para melhor conservação, é importante atentar para a temperatura, pois o legume é sensível a temperaturas muito baixas. Depois de descascado, é indicado que o chuchu seja mantido por no máximo 3 dias em potes ou sacos descartáveis, também na parte inferior da geladeira.

Atenção: Chuchu emagrece e gruda em você

O chuchu deve ser descascado embaixo de água corrente, pois possui um líquido que gruda nas mãos.

Ainda acha que o Chuchu Engorda?? Esse alimento, além de não engordar, pode ser delicioso. Tem alguma receita para recomendar? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (11 votos, média: 3,91 de 5)
Loading...
Sobre Julio Bittar e Dra. Patricia Leite

Quando se trata de saúde, é muito importante poder contar com uma fonte confiável de informações. Afinal de contas sabemos que o sua qualidade de vida e bem-estar devem estar em primeiro lugar para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada, com redatores e editores que desenvolvem um conteúdo de qualidade, adaptando-o a uma linguagem de fácil compreensão para o público em geral, tendo por base as mais confiáveis fontes de informação. Depois disso todo artigo é revisado por profissional especialista da área, para garantir que as informações são verídicas, e só então ele é publicado no site. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados a saúde, boa forma e qualidade de vida. Conheça mais sobre os profissionais que contribuem para a qualidade editorial do portal.

Deixe um comentário

4 comentários em “Chuchu Engorda ou Emagrece?”

  1. Doce de CHUCHU.

    3 chuchus
    2 paus de canela
    1 colher de chá bem cheia de canela em pó
    2 colheres de açúcar mascavado.

    Triture os chuchus com a casca, depois de muito bem triturados, coloque num tacho juntando os restantes ingrediente e leva a cozer durante mais ao menos 30 minutos.
    Retire do tacho e deite dum frasco ou qualquer outro recipiente aa seu gosto.
    É um doce maravilhoso e não calorico.
    Recomendo

  2. Comecei a dieta 0 carboidrato,. Hoje faz 4 dias quero fazer por 21 dia, lógico não Vou parar , porque minha meta é perder 12 a 13 KL , depois de 21 dias vou passar a comer frutars.Resolvi fazer essa dieta depois de perder todo o meu guarada -roupa, o ano passado emagreci 6 KL em 21 dias. O resultado foi surpreendente. Engordei Porque relachei de vez , não estava fazendo exercícios físicos nenhum e ainda pra piorar comia de mais e fazia consumo de bebida alcoólica e refrigerantes.. Agora estou caminhando e logo vou começar a correr. Volto pra falar o resultado da minha dieta.

  3. Quero emagrece como que faço tenho a barriga enchada e estudada e sinto muita dor da barriga ate a costa foz exame e não dá nada parei de fumar e engordei …