Clenbuterol Emagrece? Como Tomar, Efeitos Colaterais e Onde Comprar

Especialista:
atualizado em 24/07/2020

Utilizado originalmente para o tratamento da asma e outras complicações do sistema respiratório, o Clenbuterol (ou Clembuterol) ficou conhecido após ser utilizado por muitos fisiculturistas para ganhar massa muscular e definição na fase de “cutting”.

Mas será que só porque tem muita gente usando o suplemento significa que o Clenbuterol emagrece? E se eu decidir tomar, não terei efeitos colaterais? Continue lendo e tire suas dúvidas antes de tomar o Clenbuterol para obter definição corporal e emagrecer.

  Continua Depois da Publicidade  

Antes de mais nada cabe aqui informar que o Clenbuterol não tem a venda permitida no Brasil para consumo humano, estando disponível na forma de gel e apenas destinado para uso veterinário. Portanto acho que não cabe aqui cogitar ou não a utilização de um produto veterinário que tem uma finalidade totalmente diferente da que você pode estar procurando.

O que é Clenbuterol?

O Clenbuterol é um medicamento utilizado originalmente como broncodilatador e descongestionante por pessoas com asma ou outros problemas respiratórios crônicos. O Clenbuterol é utilizado como descongestionante nasal e também serve para aliviar a falta de ar, permitindo que o paciente respire melhor.

Existem alguns estudos que indicam que ele estimula a termogênese no organismo, que favorece a perda de gordura corporal.

Alguns fisiculturistas também utilizam o Clenbuterol por suas propriedades anabolizantes, mas esse efeito ainda não está totalmente comprovado – apesar de existirem estudos que sugerem que o Clenbuterol tem o potencial de induzir o crescimento e diminuir a degradação do tecido muscular, além de também acelerar a recuperação da musculatura no pós-treino.

O Clenbuterol também é indicado para o tratamento de cavalos com problemas respiratórios, mas nesse caso o produto é utilizado na forma líquida ou em gel.

Como Funciona?

O Clenbuterol é um estimulante do sistema nervoso central (SNC) que atua como antagonista do receptor Beta-2 e tem função termogênica. Essa estimulação do SNC leva a uma elevação da temperatura corporal, o que por sua vez causa um aumento no metabolismo.

Isso se deve ao fato das células serem estimuladas a produzir e liberar muito mais energia que o normal para poder fornecer combustível para suprir as necessidades do organismo.

Essa demanda por mais energia é preenchida pelos estoques de gordura, que são metabolizados de uma maneira muito mais rápida e eficiente, levando a um aumento da lipólise (obtenção de energia através da quebra das moléculas de gordura).

  Continua Depois da Publicidade  

Clenbuterol Emagrece Mesmo?

O Clenbuterol emagrece porque leva a uma mobilização dos estoques de gordura, a fim de que sejam utilizados como combustível para abastecer o metabolismo mais elevado.

Ao aumentar a temperatura corporal, o Clenbuterol exige mais energia do organismo, que se vê obrigado a utilizar primeiramente todo o estoque de glicogênio do fígado, e assim que este acabar, passar para a metabolização das indesejadas gorduras.

É importante ressaltar, no entanto, que o Clenbuterol produz esse efeito em pessoas que não estejam muito acima do seu peso ideal. Para aqueles com bastante sobrepeso ou obesidade e que têm muito peso a perder, o Clenbuterol pode não ser o medicamento mais eficiente.

Nesse caso, a sugestão é procurar por orientação médica para saber quais são os medicamentos mais indicados para uma perda de peso maior.

Efeitos Colaterais do Clenbuterol

O Clenbuterol foi banido em diversos países devido ao grande número de efeitos colaterais associados ao uso do medicamento. Além de aumentar excessivamente a temperatura corporal (o que pode causar febre), o Clenbuterol também está associado a um aumento na pressão arterial e a um maior risco de problemas cardíacos, como aumento no tamanho do coração e infarto.

Outros efeitos colaterais do Clembuterol:

  • Diminuição dos níveis de potássio e taurina, o que pode causar desidratação e câimbras;
  • Agitação e nervosismo;
  • Taquicardia;
  • Tremores;
  • Hipertireoidismo;
  • Insônia;
  • Dores de cabeça;
  • Sudorese.

Em geral, os efeitos colaterais do Clenbuterol costumam diminuir após o medicamento ter sido eliminado do organismo. Os efeitos do medicamento para a saúde em longo prazo ainda não são totalmente conhecidos.

Onde Comprar

Assim como ocorre nos Estados Unidos e na Europa, o Clenbuterol está banido no Brasil para uso em seres humanos ou em animais que se destinem ao consumo humano. O medicamento somente pode ser encontrado legalmente para uso veterinário (em equinos), na forma de gel com concentração de 20 mcg.

  Continua Depois da Publicidade  

Devo tomar Clenbuterol para emagrecer?

Apesar de comprovado que o Clenbuterol emagrece, ele também causa muitos efeitos colaterais e pode ser um medicamento extremamente perigoso para o coração.

E convenhamos que se ele foi banido no Brasil e em diversos países para consumo humano, é porque seus riscos superam os possíveis benefícios não concorda?

Portanto, se você precisar emagrecer, a dica é procurar um médico ou um nutricionista que poderão lhe orientar sobre a melhor maneira de fazer uma reeducação alimentar e, se for o caso, receitar outro medicamento que não ofereça tantos riscos para a saúde.

Fontes e Referências Adicionais:
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (242 votos, média: 3,74 de 5)
Loading...
Sobre Julio Bittar e Dra. Patricia Leite

Quando se trata de saúde, é muito importante poder contar com uma fonte confiável de informações. Afinal de contas sabemos que o sua qualidade de vida e bem-estar devem estar em primeiro lugar para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada, com redatores e editores que desenvolvem um conteúdo de qualidade, adaptando-o a uma linguagem de fácil compreensão para o público em geral, tendo por base as mais confiáveis fontes de informação. Depois disso todo artigo é revisado por profissional especialista da área, para garantir que as informações são verídicas, e só então ele é publicado no site. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados a saúde, boa forma e qualidade de vida. Conheça mais sobre os profissionais que contribuem para a qualidade editorial do portal.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário