Clenbuterol emagrece? O que é, efeitos colaterais e como tomar

Especialista da área:
atualizado em 05/04/2021

Utilizado originalmente para o tratamento da asma e outras complicações do sistema respiratório, o clenbuterol (ou clembuterol) ficou conhecido principalmente pelo fato de que ele emagrece.

  Continua Depois da Publicidade  

Por isso, ele passou a ser utilizado por muitos fisiculturistas para queimar gordura e ganhar massa muscular e definição na fase de “cutting”. Mas será que o clenbuterol emagrece mesmo?

A seguir iremos responder a essa pergunta, além de entender melhor como este medicamento funciona e quais seus efeitos colaterais.

O que é clenbuterol?

clembuterol

O clembuterol é um medicamento usado para tratamento de sintomas respiratórios, e funciona como um descongestionante e broncodilatador, facilitando a respiração.

Além disso, ele também é considerado uma substância anorexígena, ou seja, capaz de induzir o emagrecimento pelo seu efeito termogênico e do aumento do gasto calórico.

Mas, devido aos efeitos colaterais que este medicamento pode causar, o uso com o objetivo de emagrecer não é indicado.

Como funciona?

O clenbuterol é um estimulante do sistema nervoso central (SNC) que atua como agonista do receptor Beta-2, e tem uma estrutura semelhante à da adrenalina.

Essa estimulação do SNC leva a uma elevação da temperatura corporal, que por sua vez causa um aumento no metabolismo e, consequentemente, a perda de peso.

Isso se deve ao fato de as células serem estimuladas a produzir e liberar muito mais energia que o normal, precisando assim utilizar os estoques de gordura corporal para isso.

Clenbuterol emagrece mesmo?

Sim, o clenbuterol emagrece, uma vez que ele acelera o metabolismo, o leva a uma mobilização dos estoques de gordura, a fim de que sejam utilizados como combustível energético. Dessa forma, o medicamento acaba causando tanto a perda de peso quanto a redução das medidas.

  Continua Depois da Publicidade  

Mas os efeitos colaterais podem ser bastante perigosos, e os riscos para a saúde não compensam os benefícios para a boa forma. Então, a sugestão é procurar por orientação médica, para saber quais são os medicamentos mais indicados para uma perda de peso saudável.

Efeitos colaterais do clenbuterol

O clenbuterol foi banido em diversos países devido ao grande número de efeitos colaterais associados ao uso do medicamento, como descrito em um estudo publicado no periódico Substance Abuse.

Além disso, ele aumenta excessivamente a temperatura corporal, o que está associado a um maior risco de problemas cardíacos.

Outros efeitos colaterais do clembuterol são:

  • Diminuição dos níveis de potássio e taurina, o que pode causar desidratação e câimbras;
  • Agitação e nervosismo;
  • Aceleração dos batimentos cardíacos;
  • Tremores;
  • Hipertireoidismo;
  • Insônia;
  • Dores de cabeça;
  • Sudorese.

Os efeitos do medicamento para a saúde em longo prazo ainda não são totalmente conhecidos.

Onde comprar

Assim como ocorre nos Estados Unidos e na Europa, o clenbuterol está banido no Brasil para uso em seres humanos ou em animais que se destinem ao consumo humano. Então, o medicamento somente pode ser encontrado legalmente para uso veterinário (em equinos), na forma de gel.

Devo tomar clenbuterol para emagrecer?

Apesar de comprovado que o clenbuterol emagrece, ele também causa muitos efeitos colaterais e pode ser um medicamento extremamente perigoso para o coração.

Além disso, ele foi banido no Brasil e em diversos países para consumo humano, justamente porque seus riscos superam os possíveis benefícios.

  Continua Depois da Publicidade  

Portanto, se você precisar emagrecer, a dica é procurar um médico ou um nutricionista que poderão lhe orientar sobre a melhor maneira de fazer uma reeducação alimentar e, se for o caso, receitar outro medicamento que não ofereça tantos riscos para a saúde.

Fontes e referências adicionais
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (249 votos, média 3,74)
Loading...
Sobre Marcela Gottschald

Marcela Gottschald é Farmacêutica Clinica - CRF-BA 8022. Graduada em farmácia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) em 2013. Residência em Saúde mental pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Experiência em pediatria e nefrologia, com ênfase em unidade de terapia intensiva. Ela faz parte da equipe de redatores do MundoBoaForma.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário