Coisas que você não pode deixar de saber sobre o limão

Especialista da área:
atualizado em 04/06/2021

O limão é um alimento cheio de benefícios. Não é à toa que muitas pessoas passam a usar a fruta em receitas como a água de limão quando decidem ter um estilo de vida mais saudável. Mas, quem gosta do limão não pode deixar de saber algumas coisas sobre ele:

  Continua Depois da Publicidade  

A água de limão não é mágica

Água de limão

Já ouviu falar sobre a água de limão em jejum para emagrecer? Pois é, mas ela não tem nenhuma capacidade mágica de acelerar o metabolismo. Ou seja, não dá para esperar perder peso apenas porque consome a bebida toda manhã. Para emagrecer é preciso que toda a dieta seja ajustada.

Mas espremer o limão na água e tomar em seguida é interessante para outras questões do organismo, como a vitamina C e o ácido cítrico do suco da fruta, que pode ajudar em relação à saúde do trato urinário.

Com isso, a pessoa pode urinar mais, desinchar mais e liberar toxinas e produtos da digestão e metabolização de outros alimentos consumidos. Assim, de um modo geral, a água de limão pode ser boa para a saúde, embora não emagreça milagrosamente.

A casca

Entretanto, em vez de apenas espremer o suco do limão na água, é mais vantajoso bater o limão com a casca. Isso porque a casca do limão contém polifenóis, que já foram relacionados por estudos a uma melhoria na capacidade de queimar gorduras.

Além disso, a parte branca da casca, que é a parte mais azeda do limão, tem muito da fibra pectina, um composto que ajuda a aumentar a saciedade.

A sugestão é bater ¼ de limão com água e vegetais como a couve para preparar um suco verde. Ao diluir o limão com casca em bastante água e bater com outros ingredientes, pode ficar mais fácil consumi-lo sem deixar de aproveitar os benefícios da sua casca.

  Continua Depois da Publicidade  

Mas lembre-se: só tomar água de limão ou até mesmo o suco de limão com a casca não vai adiantar se a pessoa não passar a ter uma dieta mais balanceada e saudável, a beber água suficiente, a praticar mais atividades físicas, a dormir melhor e a cortar as bebidas alcoólicas.

O emagrecimento é todo um processo. Portanto, não é a simples adição de uma bebida que vai trazer os resultados esperados. São todos os passos acima em conjunto que vão fazer alguém perder peso com saúde.

Consumo deve ser imediato

Limão cortado

Após cortar o limão é fundamental usá-lo imediatamente. Isso porque com o passar do tempo sua vitamina C e seus polifenóis podem se perder (oxidar) devido à exposição ao oxigênio.

Por exemplo, não adianta fazer uma limonada ou um molho de iogurte com limão uma hora ou um dia antes da refeição, pois no momento em que for comer você já terá perdido toda a vitamina C da fruta.

Gastrite e refluxo

O limão também ajuda na digestão, porém, quem tem gastrite e refluxo pode se preocupar com a fruta, pois ela é ácida. A questão é que a reação à fruta pode variar de pessoa para pessoa.

Alguns dos pacientes que sofrem com essas doenças até toleram o limão. Já outros, que têm um grau mais elevado da condição e maior sensibilidade, não se dão bem com ele.

  Continua Depois da Publicidade  

Cuidado com os dentes

O limão é fonte de ácido cítrico. Mas o que isso tem a ver com os dentes? É que para quem tem sensibilidade nos dentes, o ácido cítrico pode prejudicar, causando uma dor bastante incômoda. Para essas pessoas, a recomendação é tomar a água ou suco com limão de canudinho.

O perigo do sol

Depois que manusear o limão na cozinha ou consumir algo com a fruta, confira se não ficou nenhum resquício do limão na sua pele, das mãos, da área da boca ou de qualquer outra região. Tome esse cuidado e lave bem essas áreas especialmente antes de sair ao sol.

Isso porque o limão pode manchar a pele quando há a exposição ao sol. Essa mancha é difícil de sair, pigmenta a pele e pode até mesmo queimar.

Vídeo

Você também precisa ver esse vídeo da nossa nutricionista sobre fatos importantes a respeito do limão:

Você costuma usar o limão no seu dia a dia? Então, conte de que modo utiliza a fruta!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (5 votos, média 4,20)
Loading...
Sobre Equipe MundoBoaForma

Quando o assunto é saúde, você tem que saber em quem confiar. Sua qualidade de vida e bem-estar devem ser uma prioridade para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada e altamente qualificada, composta por médicos, nutricionistas, educadores físicos. Nosso objetivo é garantir a qualidade do conteúdo que publicamos, que é também baseado nas mais confiáveis fontes de informação. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados à saúde, boa forma e qualidade de vida.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário