Como Assar Batata Doce no Micro-ondas

A batata doce é um carboidrato que tem se tornado o melhor amigo da musculação e de quem busca emagrecer. Trata-se de um tubérculo de origem das Américas, mas que hoje já é produzido em mais de 100 países pelo mundo.

Existem algumas opções de batata doce: a branca, que é pouco adocicada, a amarela e roxa, que são mais usadas para fazer doce, e a vermelha, que possui casca parda e polpa amarela, e é ideal para consumir assada.

A batata doce ajuda na perda de peso, entre outros motivos, porque possui baixo índice glicêmico. Além disso, é considerada um carboidrato complexo e fornece muita energia, por isso é também adorada por frequentadores de academia. Quando comparada à batata tradicional inglesa e à mandioquinha, possui muito mais fibras, potássio, proteína e fósforo, melhorando o funcionamento do intestino, bem como controlando diabetes e colesterol.

A batata doce, por ter amido resistente, faz com que, quando consumida, as moléculas de gordura sejam fixadas nessa fibra solúvel fazendo com que seja absorvida mais lentamente, liberando glicose aos poucos no organismo, evitando que se depositem na forma de gordura e fornecendo energia de forma gradual.

A sensação de saciedade que a batata gera também pode contribuir para diminuir o consumo de alimentos e assim emagrecer. A quantidade recomendada para consumo diário deve respeitar os 60% a 65% de carboidratos, o que equivale a aproximadamente 1200-1400 calorias do nutriente por dia. Cerca de 100 gramas de batata doce possui aproximadamente 100 calorias e 25 gramas de carboidrato.

Como assar a batata doce no micro-ondas? Passo a passo

Preparar a batata doce pode ser um pouco complicado dependendo da receita, pois muitas vezes é preciso descascá-las, cozinhar, depois assar e isso pode levar tempo. Porém, existem formas mais práticas de prepará-las, e o melhor: sem perder nutrientes importantes.

Você pode, por exemplo, fazer a batata doce assada no micro-ondas, em menos tempo do que levaria no forno, e não desprezando as cascas, pois é nelas que está a maioria das fibras e nutrientes. Acompanhe abaixo como assar a batata doce no micro-ondas num passo a passo simples.

  1. Higienize: Primeiro de tudo você deve, obviamente, lavar bem as batatas para tirar quaisquer resíduos e possibilidade de terras que estejam presentes nas cascas. Para secar, utilize uma toalha de papel dando leves batidinhas, evite esfregar para não desperdiçar nada da batata;
  2. Perfure a pele: Com ajuda de um garfo, faça de 6 a 8 furos na pele em torno da batata. Isso tudo porque, quando levada ao micro-ondas, a batata doce esquenta rapidamente e o vapor fica fixado no interior da pele e esses furinhos fazem com que o vapor escape, evitando que seu aparelho exploda. Se preferir, você pode fazer um X na casca, mas lembre-se de não fazer furos profundos;
  3. Embrulhe a batata doce: Pegue um papel toalha e envolva a batata doce e umedeça com água fria. Esprema o excesso da água com cuidado para não rasgar o papel e coloque-a dentro de um prato, sem tampar, e leve ao micro-ondas. O papel úmido ajuda a promover vapor, isso evitará que a batata encolha e também resultará em uma casca mais macia. Diferente do forno, não se pode utilizar papel alumínio no micro-ondas, isso pode causar algum tipo de incêndio. Você pode substituir também por um saco plástico daqueles de vegetais e frutas do mercado;
  4. Ligue o micro: O tempo de cozimento pode variar de acordo com o tamanho e quantidade de batatas, bem como a potência do seu micro. Geralmente, uma batata de tamanho médio a grande leva entre 8 a 12 minutos para cozinhar em potência alta. Faça assim: deixe a batata assando por 5 minutos, em seguida, tire e vire de lado e coloque por mais 5 minutos para que asse do outro lado. Se após isso ela ainda estiver meio crua, deixe por mais 1 minuto e assim até que esteja bom ao seu ver. Se estiver com mais de uma batata, tente multiplicar o tempo de acordo com a quantidade de batatas;
  5. Retire do micro-ondas: Muito cuidado nessa hora. A batata estará quente, bem como o papel que a recobre. Faça um teste com o garfo e veja se está macia, não pode estar muito mole, nem muito dura. Ela deve ceder levemente com a pressão do garfo;
  6. Espere esfriar: Jogue fora o papel toalha e deixe que a batata esfrie um pouco, por cerca de 5 minutos. Esse tempo é importante, pois ela pode terminar o processo de cozimento, uma vez que existe vapor quente ainda nas suas camadas internas. Então, basta cortar e consumir ou preparar o prato com batata doce de sua preferência.

Você já sabia como assar batata doce no micro-ondas? Imaginava que preparar a batata doce assada no micro-ondas era mais difícil que esses simples passos? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (78 votos, média: 3,90 de 5)
Loading...

5 comentários em “Como Assar Batata Doce no Micro-ondas”

Deixe um comentário