Batata doce branca ou roxa – Qual é a melhor?

Especialista:
atualizado em 18/11/2020

A batata é um dos alimentos mais consumidos no mundo. É rica em nutrientes, fibras, proteínas e vitaminas. Além disso, é um ingrediente super versátil, podendo ser feita assada, cozida, em purês e até em sucos, (conheça os 6 benefícios do suco de batata doce e como fazer).

Possui baixo índice glicêmico e alto teor de fibras, o que faz com que o organismo demore mais para digeri-la, contribuindo assim para o controle do apetite. A batata doce é uma boa escolha para a refeição pré-treino, visto que é uma boa fonte de carboidratos.

  Continua Depois da Publicidade  

Conheça os benefícios específicos dos tipos de batata, qual a melhor maneira de prepará-las e descubra qual é a melhor: batata doce branca ou roxa.

Batata doce roxa
Batata doce roxa

Ganho de massa muscular

Consumir batata ajuda a ganhar massa muscular, já que ela é fonte de potássio, que é importante para a contração muscular, segundo publicação feita pela Universidade de Rochester.

O potássio é fundamental para manter o equilíbrio eletroquímico nas membranas celulares, vital para transmitir os sinais nervosos que levam à contração dos músculos esquelético e liso, liberação de hormônio e contração do coração.

No entanto, se o seu objetivo é emagrecer, você precisa saber qual batata vai te ajudar mais nesse processo. Portanto, você não pode deixar de conferir qual tipo de batata é melhor para emagrecer.

Batata doce branca ou roxa? 

É importante ressaltar que o melhor tipo de batata para você vai depender dos seus objetivos. Por exemplo, se você quer emagrecer, a batata doce branca, com 92 calorias a cada 100 g, é mais vantajosa do que a roxa, que possui 95 calorias a cada 100g.

Caso a sua preocupação seja o índice glicêmico, saiba que não há diferença nesse aspecto entre elas. Dessa forma, qualquer tipo de batata proporcionará energia, ao mesmo tempo que não causará um pico nos níveis de glicose no sangue.

Entretanto, existe uma diferença importante que coloca a batata doce roxa como uma melhor alternativa: ela possui mais vitaminas e minerais. Além disso, ela tem um gosto mais adocicado e agradável. De qualquer modo, os dois tipos são benéficos para a saúde.

Modo de preparo também importa 

O modo de preparo da sua batata também é importante, visto que se você fritar o vegetal, ele fica mais calórico. Cozinhar somente com água também não é uma boa opção, já que faz com que ela perca nutrientes importantes, como vitaminas do complexo B e C.

A melhor forma de preparar a batata é assá-la no forno ou grelhá-la, assim ela se mantém saudável e não perde os seus nutrientes. Para provar que a batata é um alimento super versátil, conheça também essas 13 receitas fit com batata doce. Veja também os 6 benefícios do suco de batata doce e como fazer

  Continua Depois da Publicidade  

Por falar em modo de preparo, a batata é um ingrediente tão versátil que pode ser feita assada, cozida, em purês, massas e até ingerida através de sucos.

Outros benefícios da batata doce  

Além das vantagens trazidas em relação ao desenvolvimento muscular e controle do apetite, o consumo de batata doce branca ou roxa traz os seguintes benefícios:

  • Amiga do coração: É fonte de vitamina B6, que reduz a taxa de homocisteína no organismo, sendo assim uma aliada na prevenção de doenças degenerativas, como infartos;
  • Fonte de vitamina C: É importante para vários processos do corpo, como a formação dos ossos, o fortalecimento do sistema imunológico e formação de colágeno;
  • Fonte de vitamina D: Aumenta a disposição e é importante para o controle do humor, para a saúde cardiovascular, para a pele e para o sistema nervoso;
  • Fonte de ferro: Fornece energia, é importante para a produção de glóbulos vermelhos e brancos, combate ao estresse e é bom para o sistema imunológico;
  • Fonte de magnésio: Possui ação antiestresse, além de ser fundamental para as artérias, ossos, coração, músculos e funções nervosas.

Depois de ler todos esses benefícios da batata doce, você pode estar se perguntando se não há nenhuma contra indicação. Você já ouviu dizer que a batata doce aumenta o colesterol e o triglicérides? Não deixe de conferir.

Tabela nutricional das batatas roxa e branca

Valores nutricionais por porção de 100 gramas da batata cozida.

ComponentesBatata roxa (100 g)Batata branca (100 g)
Calorias95 kcal92 kcal
Carboidratos18,4 g11,9 g
Proteínas0,6 g1,2 g
Fibra alimentar2,2 g1,3 g
Fibras solúveis0,1 g0,1 g
Cálcio17,2 mg3,5 mg
Vitamina C23,8 mg3,8 mg
Piridoxina B60,1 mg0,1 mg
Fósforo15,4 mg24,3 mg
Manganês0,1 mg0,1 mg
Magnésio11,2 mg5,4 mg
Gorduras0,1 g0,15 g
Ferro0,2 mg0,2 mg
Potássio148,4 mg161,3 mg
Cobre0,1u g0,1 ug
Zinco0,1 mg0,2 mg
Niacina2,6 mg2,6 mg
Tiamina B10,1 mg0,1 mg
Sódio2,7 mg2,3 mg
Fonte: Tabela Nutricional

Assista aos vídeos da nossa nutricionista falando sobre esse assunto.

Gostou das dicas?

Você prefere comer a batata doce branca ou roxa? Já experimentou ambos os tipos? Qual encontra com maior facilidade na sua região? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (43 votos, média: 4,09 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário

16 comentários em “Batata doce branca ou roxa – Qual é a melhor?”

  1. Batata doce tb e bom pra problemas de estomago, so fazer um polvilho com sua maça e tomar com agua filtrada 3 x ao dia.

  2. A batata doce tb usada como remédio pra azia má digestão, enfim problema do estomago, fazendo um polvilho com sua maça.

  3. Zoraide 16de agosto de2017 estou precisando diabética e gostaria de saber qual é a melhor para consumir e quanto posso consumir por dia!

  4. Cosinho a batata na panela de pressão portanto mergulhada em água qual outra maneira eficiente e pratica de prepara-lá pra ser consumida

  5. Gosto das duas mas prefiro a roxa,vc disse que é melhor assar ou grelhar,depois come com casca.obrgada

  6. Bem, eu prefiro a batata doce branca mesmo. Mas como eu moro no interior, tem muita batata roxa aqui. Vim procurar informações sobre o assunto, e percebo que ambas são ricas em nutrientes e benefícios para a saúde. Já que aqui nasce bastante, vou passar a usufruir desses benefícios. Matéria super interessante! Obrigado.

  7. Branca, no meu paladar a roxa fica mais seca. e é menos doce. estranhei ao ver o contrário, mas isso é o meu paladar! risos.. Muito boa a matéria, parabéns. Super instrutiva.

  8. Tanto a batata doce branca como a roxa, são de vital importância para a saúde quer seja seus nutrientes, quer seja outras fontes de energia, as duas são de ótimo consumo. Particularmente, prefiro a roxa, pois, essa é mais adocicada.

    abraços,

    Riedel Borges.