Home » Dieta » Alimentos Para Dieta » Batata Doce Engorda ou Emagrece?

Batata Doce Engorda ou Emagrece?

Batata Doce

Se você está tentando perder peso cortando calorias, adicionar batata doce à sua dieta pode te ajudar a conseguir mais nutrição. Embora uma batata doce contenha apenas cerca de 112 calorias, nenhuma delas de gordura, ela tem 2 gramas de proteína e mais de 100% da sua quantidade diária recomendada de vitamina A, um nutriente que ajuda seus olhos, ossos e sistema imune a ficarem saudáveis.

  Continua Depois da Publicidade  

Ela também te oferece pequenas quantidades de vitamina C, B-6 e ácido fólico. Seu conteúdo mineral também é benéfico. Ela oferece cerca de 20% da sua ingestão diária recomendada de ferro, 20% de fósforo e 10% ou mais de zinco, magnésio e cálcio. No entanto, como qualquer alimento que contenha calorias, a batata doce engorda apenas se você comer uma quantidade abusiva dela no dia.

Fibra

A Academia de Nutrição e Dietética recomenda que homens ingiram 38 gramas de fibras por dia e mulheres 25 gramas. Uma batata doce média oferece 4 gramas de fibra, mais do que uma tigela de aveia, que contém cerca de 3. Comer bastantes fibras ajuda a manter seu colesterol baixo, te protege de doenças cardiovasculares e regula seu açúcar no sangue, mas também ajuda na perda de peso. Alimentos ricos em fibras, como batata doce, te faz se sentir satisfeito após comer, mantendo seu apetite satisfeito por períodos mais longos. É por isso que podemos, de alguma forma, dizer que batata doce emagrece. 

Carboidratos

Cada xícara de batata doce te oferece 28 gramas de carboidratos complexos, de acordo com o Departamento de Agricultura. Pode-se pensar que a batata doce engorda por isso, mas por ter poucas calorias, carboidratos de lenta absorção e muitos nutrientes, a batata doce emagrece te fornecendo energia extra e te fazendo queimar mais calorias entre as refeições. O conteúdo de carboidratos ajuda seu cérebro a produzir glicose, o que pode te manter alerta e enérgico, evitando a letargia que geralmente acompanha regimes de perda de peso.

Índice Glicêmico Baixo

Batata doce tem um índice glicêmico baixo, o que significa que ela não causa picos de níveis de açúcar no sangue. Dietas que incluem batata doce e outros alimentos que têm um índice glicêmico baixo ajudam na perda de peso. O índice glicêmico baixo da batata doce frequentemente estabiliza os níveis de açúcar no sangue e os mantém saudáveis. Manter níveis de açúcar no sangue saudáveis inibe a concentração de gordura abdominal. Isso porque níveis de açúcar no sangue instáveis geralmente levam a resistência à insulina, um precursor da obesidade.

  Continua Depois da Publicidade  

Veja também: Benefícios e Receitas de Batata Doce Para Emagrecer

Conteúdo Alto de Água

Finalmente, a batata doce emagrece também devido à grande quantidade de água encontrada em seu composto. Com a exceção de ossos e gordura, seu corpo é composto quase que primariamente de água, e assim não é surpresa que ele responda de forma favorável quando você come alimentos que contêm grandes quantidades de água. Como as fibras, a água ocupa muito espaço no seu estômago. Assim, comer alimentos que contêm bastante água como a batata doce te fará se sentir satisfeito e irá prevenir que você coma demais e que coma entre refeições. Isso ajudará tanto com suas metas de perda de peso quanto prevenindo que você ganhe peso novamente.

Batata Doce Roxa

Nos Estados Unidos, batatas doces geralmente têm uma coloração amarela ou laranja, mas na Ásia, batatas doces roxas são comuns, inclusive principalmente aqui no Brasil. Elas contém compostos chamados antocianinas, que possuem propriedades antioxidantes poderosas. Pesquisadores estudaram os efeitos da batata doce roxa nos adipócitos, ou células de gordura, em 2011. Eles descobriram que o extrato causava uma diminuição na secreção de leptina, um hormônio que tem um papel no controle do metabolismo de gordura, indicando que a batata doce roxa pode promover perda de peso e prevenir obesidade.

Substituições

Batata doce é versátil e pode ser usada no lugar de alimentos mais calóricos. Adicione batata doce a uma sopa ou cozido para engrossá-lo naturalmente sem adicionar cremes ricos em gordura. Adicione a pães para comer algo doce que não é cheio de gordura e calorias. Ela pode substituir a porção de amido da sua refeição como um substituto de poucas calorias e muitos nutrientes para batatas, macarrão ou arroz.

Seleção e Armazenamento

Procure por batatas pequenas ou médias, com casca macia e sem marcas. Evite qualquer uma com uma “barba” branca, um sinal de que a batata está madura demais e provavelmente está dura. Embora batatas doces pareçam duras, elas são frágeis e estragam facilmente. Um corte ou marca na superfície se espalha rapidamente, estragando a batata toda. Não coloque-as na geladeira, isso acelera a deterioração.

Dicas de Preparo e de Servir

Para cozinhar batatas doces, faça sem descascá-las. Deixar a casca intacta previne a perda excessiva de nutrientes preciosos e “prende” sua doçura natural. A variedade seca e amarela pode ser usada em qualquer receita que use batatas normais. As variedades mais escuras e mais doces são tipicamente assadas ou cozidas. Tente também amassá-las, colocar em um suflê ou fazer uma torta. Não coloque açúcar, pois como em qualquer alimento, a batata doce engorda quando se adiciona muitas calorias desnecessárias através do açúcar.

  Continua Depois da Publicidade  

Vídeo:

E ai, gostou das dicas?

Referencias

Para quais fins você já incluiu a batata doce em sua dieta? Você acredita que a batata doce engorda ou emagrece? Já teve resultados significativos? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (150 votos, média: 3,82 de 5)
Loading...
Revisão Geral pela Dra. Patrícia Leite
  Continua Depois da Publicidade  


ARTIGOS RELACIONADOS

52 comentários

  1. Me chamo Marta, tenho 38 anos peso 64 kilos e de altura tenho 1,60 pratico atividades fisicas a muito tempo, amooooo batata doce passei a trocar os carboidratos de altas calorias o pão, macarrão, bolachas de massa branca etc… por batata doce e não me arrependo tó satisfeita cheia de anergia e disposição não esquecendo, sem exageros. 👍💪😙

  2. Pode comer batata doce junto com o arroz branco ou integral???

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

*