Como é feita a limpeza de pele profunda

Especialista da área:
atualizado em 17/05/2022

A limpeza profunda da pele é essencial para combater problemas como a acne. A acne é um processo inflamatório que acontece quando as glândulas da pele ficam obstruídas com a oleosidade, sujeiras acumuladas e pele morta, o que resulta em cravos e espinhas.

Mas ela não é destinada apenas a quem sofre com a acne, todos podem realizar a limpeza. Afinal, ela ajuda bastante a manter a saúde da pele do rosto, removendo impurezas e células mortas, que ficam acumuladas quando não realizamos uma limpeza profunda com frequência.

  Continua Depois da Publicidade  

Como é feita a limpeza de pele profunda, e com qual frequência?

Limpeza de pele
É indicado fazer a limpeza de pele profunda com um profissional

A frequência indicada para pessoas que têm pele oleosa é 1 vez por mês, pois a pele oleosa tem uma maior tendência a acumular impurezas e transformá-las em cravos e espinhas. Por isso, precisa de uma atenção redobrada. Esse tipo de pele possui uma dificuldade maior na manutenção da limpeza. As peles mistas também estão inclusas!

Para peles normais ou secas, a frequência indicada é de 2 em 2 meses. 

A limpeza deve ser realizada em uma clínica de estética, por um profissional. Também é possível realizá-la em casa, mas os resultados proporcionados pelas clínicas são mais efetivos.

Confira abaixo os passos realizados pelos esteticistas para fazer a limpeza de pele profunda:

Limpeza inicial

A limpeza inicial é o que prepara a pele para o resto do processo. Caso a cliente esteja usando maquiagem, o profissional fará a sua remoção. Logo, aplicará produtos para remover a oleosidade e as impurezas acumuladas da pele. Os produtos são profissionais e utilizados apenas para estes fins.

  Continua Depois da Publicidade  

O profissional utilizará luvas nas mãos durante todo o processo da limpeza. Ele aplicará a loção em todas as regiões do seu rosto, para uma limpeza realmente completa e efetiva. 

Ele fará sempre movimentos circulares durante a aplicação, pois eles melhoram a circulação sanguínea do rosto, e também desincham a região, esticando a pele do rosto, ao invés de retrair.

Abertura dos poros

A aplicação de vapores auxilia na abertura dos poros do rosto, pois “amolecem” a pele. Quando os poros estão abertos, a pele fica mais acessível. Dessa forma, facilita a retirada de impurezas e de cravos acumulados.

O processo costuma levar uns 10 minutos. Enquanto a abertura dos poros é realizada, o profissional pode fazer uma massagem no cliente, para que ele relaxe.

Esfoliação

A esfoliação é como uma limpeza mais profunda e abrangente do que a inicial. Ela possui um poder maior para a remoção das células mortas do rosto. Além de estimular a circulação sanguínea do rosto, o que auxilia na remoção de toxinas. 

Uma boa esfoliação é responsável por deixar a pele mais lisa e macia. Mas se o cliente tiver muitas espinhas, principalmente espinhas inflamadas, a escolha do produto utilizado para o processo deve ser mais cuidadosa, pois alguns produtos podem ser maléficos para a saúde da pele com espinhas.

  Continua Depois da Publicidade  

E, novamente, o procedimento deve ser realizado com movimentos circulares. Que são ideais para tratamentos estéticos na região do rosto.

Remoção dos cravos

A remoção dos cravos é feita manualmente pelo esteticista. Pode ser com uma gaze ou com algodões umedecidos. O procedimento é um pouco mais longo, podendo durar de 25 a 35 minutos. Normalmente, começa pela zona T (testa e nariz), por ser o local que mais costuma acumular cravos. Principalmente a região do nariz.

Logo após a finalização do processo, o esteticista realizará um procedimento para acalmar a sua pele. Ele poderá colocar uma máscara calmante, de acordo com o seu tipo de pele, para otimizar e acelerar ainda mais o processo.

A máscara deverá fazer efeito em seu rosto por pelo menos 10 minutos. Enquanto isso, o esteticista poderá realizar uma drenagem para amenizar a vermelhidão das regiões mais afetadas.

A remoção da máscara deverá ser realizada com bastante cuidado, pois é um momento em que a pele está muito mais sensível do que o normal

Aplicação do protetor solar facial

Após finalizar todo o procedimento da limpeza da pele profunda, é essencial que o esteticista aplique o protetor solar facial no cliente. O protetor solar facial já é um item essencial para o dia a dia, por proteger a pele de fatores externos. Como a radiação solar e as luzes ultravioletas, evitando manchas e marcas de expressão.

  Continua Depois da Publicidade  

Mas após o procedimento da limpeza, a importância é ainda maior. Pois, como dito acima, a pele está muito mais sensível do que o normal. Portanto, neste momento, os fatores externos terão uma facilidade muito maior para manchar a pele.

Por isso, é indispensável a aplicação de um filtro solar com um alto fator de proteção. Mesmo que esteja de noite, pois até as luzes das lâmpadas podem afetar negativamente a pele. Os cuidados com a exposição solar devem ser mantidos pelo menos nas próximas 48 horas após o procedimento.

Benefícios da limpeza facial profunda

Limpeza de pele
Fazer a limpeza de pele profunda com uma especialista com frequência promove diversos benefícios para a pele

A limpeza de pele profunda, quando realizada com frequência, pode diminuir drasticamente a oleosidade facial, evitando, assim, a aparição de cravos e espinhas, além de clarear o rosto e deixar a pele muito mais lisa e macia.

Ela também equilibra o PH da pele e melhora a circulação, o que faz com que a pele fique mais elástica e resistente, além de muito mais saudável. Além disso, previne o envelhecimento precoce, ajudando a manter a pele jovem por mais tempo.

Não só isso, mas pode também disfarçar manchas. Por isso, realize a limpeza profunda regularmente. Dessa forma os resultados serão bem mais efetivos e a manutenção terá uma maior durabilidade.

Você já experimentou fazer uma limpeza de pele profunda? Se não, tem curiosidade de testar os resultados? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (2 votos, média 5,00)
Loading...
Sobre Equipe MundoBoaForma

Quando o assunto é saúde, você tem que saber em quem confiar. Sua qualidade de vida e bem-estar devem ser uma prioridade para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada e altamente qualificada, composta por médicos, nutricionistas, educadores físicos. Nosso objetivo é garantir a qualidade do conteúdo que publicamos, que é também baseado nas mais confiáveis fontes de informação. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados à saúde, boa forma e qualidade de vida.

Deixe um comentário