Sabonete de enxofre para a pele – Para que serve?

Especialista da área:
atualizado em 14/06/2021

Alguém já te indicou o sabonete de enxofre para a pele? Saiba para que serve e quais são os benefícios de lavar seu rosto com ele.

  Continua Depois da Publicidade  

O sabonete de enxofre é muito indicado no tratamento da acne. Mas será que funciona mesmo? Tem riscos para a pele? Qualquer pessoa pode usar?

Bom, existe um motivo para o enxofre estar presente em vários produtos para a pele. Um deles é que o enxofre é um mineral com propriedades antimicrobianas que pode ser bom para reduzir a acne.

Confira então quando você pode usar o sabonete de enxofre e quais são os cuidados que você deve ter para não danificar a sua pele.

Para que serve

sabonete de enxofre

O enxofre é capaz de inibir o crescimento de uma das bactérias responsáveis pela acne. É o caso da Propionibacterium, por exemplo.

Além disso, o enxofre ajuda a esfoliar a pele e a retirar o excesso de oleosidade. De fato, peles muito oleosas podem sofrer com o entupimento de poros – o que também contribui para cravos e espinhas.

Por isso, o sabonete de enxofre pode ser usado para:

  1. Eliminar bactérias que causam acne;
  2. Prevenir o aparecimento de espinhas e acne;
  3. Limpar a pele;
  4. Reduzir a oleosidade excessiva da pele. 

Aliás, o sabonete de enxofre pode ser um aliado na sua rotina de skincare – deixando sua pele mais limpa e livre de células mortas.

Benefícios do sabonete de enxofre para a pele

lavando o rosto

O sabonete de enxofre pode trazer muitos benefícios para a pele, principalmente se você tem tendência à acne e à oleosidade. Alguns deles são:

1. Trata a acne

O benefício número 1 de lavar o rosto com o sabonete de enxofre é a redução da acne. Certamente, a ação antibacteriana do enxofre é importante para remover bactérias da pele.

  Continua Depois da Publicidade  

Mas é importante consultar o seu dermatologista para saber se esse é o tratamento adequado para você – já que o enxofre é mais eficaz para os casos mais leves.

Para casos moderados ou graves de acne, o enxofre também pode ser usado, mas geralmente em combinação com outros ingredientes – como por exemplo o ácido salicílico, a sulfacetamida de sódio ou o peróxido de benzoíla.

2. Elimina fungos

O enxofre também tem propriedades antifúngicas. Como resultado, o sabão pode ser usado para aliviar os sintomas de doenças causadas por fungos – como a micose e a escabiose.

Ainda assim, é importante consultar um dermatologista, pois pode ser que você também precise de remédios antifúngicos. 

3. Esfolia a pele

O enxofre ajuda a limpar a sua pele de uma forma profunda. O efeito adstringente do sabonete de enxofre elimina não apenas as células mortas da pele, como também o óleo em excesso.

Além de contribuir para a diminuição das espinhas, isso também ajuda a deixar sua pele mais limpa.

Aliás, esfoliar a pele com o sabonete de enxofre também ajuda a prevenir inflamações como a foliculite.

4. É bom para peles sensíveis

O sabonete de enxofre é excelente para as peles sensíveis. De fato, o enxofre é um dos ingredientes mais suaves para o tratamento da acne.

  Continua Depois da Publicidade  

Por isso, ele serve para praticamente todos os tipos de pele. Assim, é provável que sua pele se adapte facilmente a esse produto. 

5. Trata vários problemas de pele

Além da acne, o sabonete de enxofre pode auxiliar no tratamento de outras doenças de pele, como por exemplo:

  • Rosácea;
  • Psoríase;
  • Dermatite seborreica.

Isso acontece porque essas doenças geralmente causam inflamação na pele e o enxofre é um ótimo anti-inflamatório. Veja também os tipos de dermatite e como tratar.

Como usar

É muito simples usar o sabonete de enxofre para lavar o rosto. Mas, mesmo sendo compatível com todos os tipos de pele, é importante fazer um teste antes de espalhar o sabonete por todo o seu rosto.

Sendo assim, lave uma pequena parte do seu antebraço com o sabonete de enxofre e observe como a sua pele reage. Se você nunca usou um sabonete de enxofre antes, o ideal é esperar pelo menos 24 horas para ter certeza que o sabonete é seguro.

Se a sua pele não apresentar nenhuma reação desagradável, você pode começar a lavar o rosto com o sabonete de enxofre.

Você pode usar o sabonete diariamente ou algumas vezes na semana. Para saber a frequência de aplicação ideal para o seu tipo de pele, é preciso observar bem a reação da sua pele ou consultar um dermatologista.

Para usar o sabonete, é recomendado fazer bastante espuma com as mãos, de preferência usando água morna. Em seguida, passe a espuma por todo o rosto e massageie em movimentos circulares. Por fim, enxague bem o rosto com água e seque suavemente com uma toalha limpa.

Se necessário, repita a lavagem. Alguns dermatologistas indicam fazer essa limpeza com o sabonete de enxofre ao acordar e antes de dormir, mas às vezes lavar duas vezes ao dia deixa a pele muito ressecada. Por isso, faça o teste e veja como a pele do seu rosto se adapta melhor.

Cuidados

Algumas pessoas podem sofrer efeitos colaterais depois de usar o sabonete de enxofre, como por exemplo:

  • Descamação da pele;
  • Vermelhidão;
  • Coceira;
  • Irritação;
  • Pele seca.

É normal que a pele sofra descamação, pois isso significa que as células da pele estão se renovando. Mas, se a descamação for excessiva ou se a pele ficar ressecada demais, é bom reduzir a frequência de uso e consultar seu médico.

Apesar de hoje em dia os produtos com enxofre para a pele não terem um cheiro ruim (na verdade, os aromas são até agradáveis), pode ser que você não goste do odor do sabonete. 

Se esse for o seu caso, pergunte ao seu dermatologista se existe outra opção ou alguma marca de sabonete com um aroma agradável para te indicar. Além do sabonete, existem outros produtos com enxofre na composição que podem ser mais úteis para você – como por exemplo pomadas, cremes e loções.

Fontes e referências adicionais

Você já usou sabonete de enxofre na pele? Se sim, a sua experiência foi positiva? Comente aqui!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média 5,00)
Loading...
Sobre Equipe MundoBoaForma

Quando o assunto é saúde, você tem que saber em quem confiar. Sua qualidade de vida e bem-estar devem ser uma prioridade para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada e altamente qualificada, composta por médicos, nutricionistas, educadores físicos. Nosso objetivo é garantir a qualidade do conteúdo que publicamos, que é também baseado nas mais confiáveis fontes de informação. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados à saúde, boa forma e qualidade de vida.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário