Como Essa Professora Perdeu Mais de 30 Kg e Mudou sua Vida em 2 Anos

Especialista:
atualizado em 29/01/2020

Ganhar o prêmio do professora do ano no Northview High School em Johns Creek, na Geórgia, EUA, deveria ter sido um dia feliz para Jordan Kohanim, mas, em vez disso, ela sentiu-se profundamente triste depois de ver uma foto sua com o prêmio. Ela não conseguia acreditar em quão gorda ela estava.

“Eu fiquei devastada quando vi como eu parecia uma pessoa não saudável. Era hora de admitir que o que eu estava fazendo não estava funcionando”, Jordam, de 38 anos, contou.

Jordan lutou com a balança a maior parte de sua vida, e de vez em quando se exercitava e seguia dietas restritivas da moda para tentar ficar mais saudável. Mas na maioria das vezes, ela chegava em casa e se jogava no sofá.

“Minha dieta parecia um ioiô e eu sempre me sentia culpada”, disse a professora de artes do idioma, de Atlanta. “Eu estava com excesso de peso porque acreditava no que a sociedade me ensinava: era gorda porque não tinha a capacidade suficiente de não ser”.

Esses maus hábitos levaram a mulher de 1,52 m de altura a ganhar peso até passar dos 86 kg. Depois de ver sua imagem pouco atraente que a escola compartilhou nas mídias sociais, Jordan percebeu que precisava mudar. Ela pediu conselho ao pai, Brian Aiken, e ele a ensinou a regra dos 15 minutos.

“Vá para a academia e exercite-se por 15 minutos. Se você ainda não tiver vontade de se exercitar, vá para casa. Se você for para casa depois de 15 minutos, você não vai conseguir vencer si mesma. Você tentou, e não estava no clima. Tente novamente amanhã”, disse ele.

Então, ela experimentou a regra de 15 minutos. Por algumas semanas, ela se exercitou 15 minutos por dia, duas vezes por semana. Depois, começou a ir à academia três, depois quatro, cinco dias por semana. Ela descobriu que gostou disso e antes de perceber, estava se exercitando por 60 minutos.

“Eu prometi fazer meu treino de pelo menos 15 minutos cinco dias por semana. Uma vez que peguei o hábito, eu consegui cumpri-lo”, disse Jordan. “Eu treino na manhã antes de me ficar exausta de dar aulas”.

O exercício a ajudou a transformar seu corpo, mas fazer escolhas melhores alimentares fez a maior diferença. Quando começou, ela simplesmente passou a rastrear suas calorias. Agora, Kohanim segue uma dieta de macros, onde ela conta com macronutrientes, que incluem carboidratos, proteínas e gorduras, para fazer refeições saudáveis. É uma maneira diferente de rastrear o que você come.

“As pessoas não percebem como o que você come é tão importante na perda de peso”, disse ela.

Ela enfrentou grandes desafios enquanto perdia peso e transformava sua vida. Mas quando se sentia frustrada ou atingia platôs, pediu ajuda.

“Eu me senti desencorajada diversas vezes, mas é aí que entra a sua rede de apoio. Você busca motivação”, disse ela. “As pessoas admiram a perseverança, e elas irão lhe ajudar quando você se sentir desencorajado”.

Em dois anos, Jordan perdeu 31 kg e agora pesa 54,4 kg, peso que mantém há mais de um ano. Ela agora está feliz com seu corpo, e também satisfeita por suas mudanças emocionais.

“Eu senti que meu peso era tudo um produto da minha preguiça. Foi quando eu comecei a enxergá-lo como um problema de saúde que a transformação real ocorreu”, disse ela.

Kohanim forneceu dicas para outros que esperam perder peso e tornar-se mais saudáveis:

1. Trata-se muito do que você come

Mesmo se exercitando, fazendo treinamento HIIT, cardio e levantamento de peso, sua perda de peso começou realmente quando ela prestou atenção ao que comia.

“É realmente 80% de cozinha, 20% de academia”, disse ela.

2. Valorize-se

“Comece entendendo que vale a pena qualquer momento que você toma para si mesmo: se exercitar, preparar uma refeição, caminhar no parque. É como você garante que esteja aqui por tempo suficiente para cuidar daquelas pessoas pelas quais se sacrifica constantemente”, disse ela.

3. Tente adicionar não subtraindo

Ao incluir alimentos mais saudáveis na dieta, as pessoas são menos propensas a recorrer a junk food.

“Conscientemente, coma cinco xícaras de vegetais por dia – adicione-os à sua dieta. Então, você terá menos espaço para as outras coisas”, disse ela.

4. Compartilhe suas falhas

Parece frustrante quando o número na balança sobe em vez de descer. Ou quando você não perde peso em semanas. Mas pedir apoio pode ajudar.

“Não tenha medo de dizer às pessoas que você está lutando. Tudo bem. Elas não vão condená-lo por isso”, disse ela. “Você ficará impressionado com a quantidade de pessoas que irão estimular você”.

5. Mude suas atividades constantemente

Depois que o corpo se familiarizar com certas atividades, o metabolismo passa a retardar, disse Kohanim. Então, quando a corrida não parecia ter o mesmo impacto em seu corpo, ela tentou exercícios diferentes.

“Eu tive que mudar isso. Eu tive que diminuir meu cardio e aumentar meu treinamento com pesos “, disse ela.

Você também está tentando perder peso como Jordan? O que ainda falta para atingir seus objetivos? As dicas da americana foram valiosas? Comente abaixo!

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