Após a aposentadoria, alguns ex-atletas profissionais costumam ganhar peso e dar uma relaxada na rotina de exercícios e alimentação saudável.
No entanto, existe uma exceção notável: Zé Roberto. Aos 49 anos, o ex-jogador do Palmeiras e da seleção brasileira impressiona a todos com o seu corpo extremamente definido.
Disciplina e persistência
Zé Roberto optou por manter-se comprometido com a atividade física mesmo após encerrar a sua carreira no futebol em 2017, aos 43 anos. Desde então, ele ganhou seis quilos só de músculos.
Em conversa com o VivaBem UOL, o então atleta contou que, na sua época de jogador, já apreciava a musculação, embora não levantasse tanto peso porque o excesso de massa muscular poderia prejudicar a sua mobilidade nos gramados.
No entanto, ao se aposentar, decidiu intensificar os seus exercícios na academia e ao ar livre. Atualmente, Zé Roberto segue uma rotina rigorosa de treinos para manter o seu corpo definido.
Rotina
A semana de treinamento de Zé Roberto é impressionante. As segundas e quartas-feiras são dedicadas a sessões de musculação e exercícios aeróbicos, com treinos de duas horas de duração pela manhã e mais duas horas à tarde.
Nas terças-feiras, ele se dedica a treinos longos de corrida, enquanto as quintas-feiras são reservadas para jogar futebol com os amigos. Já nas sextas, eles faz musculação e exercícios de recuperação muscular.
Aos sábados, ele enfrenta um treino longo na bicicleta, e finalmente, os domingos são reservados para um descanso total.
A motivação de Zé Roberto para se exercitar atualmente é conquistar saúde, bem-estar e qualidade de vida. Além disso, ele também encontra motivação ao inspirar outras pessoas a praticar atividade física.
Ele se orgulha do exemplo de sua filha, Myriam, de 19 anos, que começou a treinar junto com ele durante a pandemia da Covid-19.
Rumo à maratona e os pilares da saúde
Durante a carreira no futebol, Zé Roberto já realizava treinos de corrida para manter o seu fôlego em campo. Agora, após completar a sua primeira prova de 10 km em 2021, ele tem um novo desafio em mente: correr uma maratona (prova de 42,195 km).
A saúde do ex-jogador é composta pelos seguintes pilares: atividade física, sono e alimentação, espiritualidade e família.
Segundo ele, a atividade física o ativa no seu dia a dia, traz bem-estar, disposição e saúde. Com uma academia em casa, o ex-jogador treina quase todos os dias, com exceção dos domingos que são dedicados ao descanso com a família.
Zé Roberto também adota uma alimentação saudável: ele não come frituras e doces, pois sabe que essas comidas não fazem bem. Quanto ao sono, ele dorme de sete a oito horas por noite.
Além disso, ele contou que é evangélico e que sempre gostou de ir à igreja com a família. Zé Roberto afirmou que a rotina é intensa durante a semana e o culto conecta a família aos domingos. As informações são do VivaBem UOL.