Como Fazer Chá de Funcho – Receita, Benefícios e Dicas

Especialista:
atualizado em 20/12/2019

O funcho é também conhecido como erva-doce ou maratro, e é constantemente utilizado na perfumaria e também na culinária como aromatizante por seu aroma adocicado, refrescante e incrível. Porém, os benefícios do funcho vão muito além disso e podem trazer melhoras para o organismo.

Sabe-se que a planta surgiu no Mediterrâneo e é cultivada em regiões de clima temperado ou subtropical. No Brasil, o funcho é utilizado em pratos e também no preparo de chás, bem como na indústria cosmética. Interessado em consumir o chá de erva doce? Então saiba todos os benefícios, dicas e e aprenda como fazer chá de funcho para receber o melhor de suas propriedades para o seu organismo agora:

Benefícios do chá de funcho: Para que serve?

O funcho é rico em vitamina A, C, vitaminas do complexo B, ferro, cálcio, potássio, fósforo, cobre, zinco, sódio e é rico em nutrientes. É consumido principalmente para tratar problemas gastrointestinais, aliviando cólicas e gases. Devido a essa condição, o chá é constantemente usado para bebês que sofrem com gases, desde que já desmamado. A mulher grávida pode ingerir o chá para ajudar a aumentar a produção do aleitamento materno, protegendo assim o bebê das cólicas.

A bebida ajuda na melhora da digestão e combate flatulência e diarreia. Outra propriedade menos conhecida é seu efeito calmante, sendo um chá indicado para aqueles que sofrem com problemas de ansiedade, estresse e insônia.

O funcho também tem propriedades diuréticas, sendo ideal para eliminar excessos do corpo, evitando a retenção de líquido. O funcho possui propriedades antiespasmódicas, estimulantes, relaxantes, vermífugas e antirreumáticas. O chá de funcho também ajuda no tratamento de tosses, previne o mau hálito, azia e ajuda a estimular o apetite. Ajuda também no alívio de enjoos.

Como fazer o chá de funcho – Receitas e como preparar

Veja a seguir as receitas mais consumidas desta bebida. Aprenda como fazer chá de funcho para o máximo em benefícios, sabor e propriedades.

1. Receita de chá de sementes de funcho

Ingredientes;

  • 3 colheres de sopa de sementes de funcho;
  • 1 litro de água.

Modo de preparo:

Ferva a água então acrescente as sementes secas. Desligue, tampe e deixe em infusão por 5 minutos. Sirva coado e sem adoçar. A indicação é tomar uma xícara por 3 vezes ao dia.

2. Receita de chá de folhas de funcho

Ingredientes:

  • 1 xícara de água fervente;
  • 5 g de folhas de funcho.

Modo de preparo:

Ferva a água, adicione as folhas, desligue. Tampe e deixe descansar por 10 minutos. Coe e beba morno. Se quiser adoce com um pouco de mel.

Dicas

Deve-se evitar o consumo em excesso, pois pode levar a problemas no trato digestivo. Como já mencionado, pode ser usado para aliviar cólicas de bebês que já desmamaram. Para aqueles que ainda fazem uso do aleitamento materno, a mãe pode ingerir o chá para passar as propriedades benéficas por meio do leite.

O que você achou dessas formas de como fazer chá de funcho para melhor aproveitamento de seus benefícios para a saúde? Pretende experimentá-lo em breve? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (18 votos, média: 4,17 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

Deixe um comentário