Como Fazer Chá de Hibisco com Cavalinha – Receita, Benefícios e Dicas

Especialista:
atualizado em 20/12/2019

Muitos são os chás existentes para consumo e não são apenas os disponíveis em mercado prontos em sachês, mas sim aquelas ervas e plantas variadas presentes em lojas de produtos naturais. Os chás de variadas frutas e plantas podem trazer benefícios incríveis não só para a saúde geral do corpo e seu metabolismo, mas também para o emagrecimento.

  Continua Depois da Publicidade  

O chá de hibisco já é conhecido por ser um chá emagrecedor e com excelentes propriedades nutricionais para o corpo. Agora, você sabia que ao ser misturado à cavalinha, os efeitos podem se tornar ainda mais potentes? Isso porque a cavalinha tem propriedades diuréticas, o que contribui para eliminação de excessos.

Saiba os benefícios da bebida e aprenda como fazer chá de hibisco com cavalinha em casa para o máximo em benefícios e propriedades para o seu organismo!

Para que serve?

Os benefícios do chá de hibisco com cavalinha são muitos. O hibisco ajuda na queima de gordura, a melhorar a digestão, regularizar a flora intestinal e diminuir a retenção de líquidos. É rico num componente chamado antocianina, que tem ação antioxidante e anti-inflamatória, que evitam que o organismo reserve toxinas que podem prejudicar a queima de calorias no corpo.

O hibisco também é fonte de vitamina C, melhora a circulação do sangue e é rico em cálcio, que ajuda na saúde dos ossos e outros processos importantes. Já a cavalinha aumenta a sensação de saciedade no corpo e combate a flacidez, ao mesmo tempo em que também auxilia na redução de excessos do corpo. Outras de suas vantagens para o organismo são as ações desintoxicante, adstringente e anti-inflamatória, bem como a alta concentração de cálcio e potássio que contém.

O hibisco também contribui para controlar os níveis de colesterol e pressão arterial e é rico em vitaminas B1 e B2, que fornecem energia para os neurônios. A cavalinha atua na circulação sanguínea com a ação antioxidante e ajuda a combater celulite. Os seus benefícios estéticos também estão relacionados à diminuição de oleosidade da pele, aumento da elasticidade da pele e fortalecimento de cabelos e unhas.

Como preparar?

Quer saber como fazer chá de hibisco com cavalinha? Confira métodos práticos para preparar esse chá em casa e receber o máximo de seus benefícios.

1. Receita de chá de hibisco com cavalinha

Ingredientes:

  • 5 colheres de hibisco;
  • 3 colheres de cavalinha;
  • 1 litro de água.

Modo de preparo:

  Continua Depois da Publicidade  

Ferva a água e adicione as ervas ao mesmo tempo. Desligue, tampe e espere amornar por 10 minutos. Coe e beba em seguida sem adoçar. Se quiser adicione canela para melhorar o sabor. Prefira a erva in natura para obter os benefícios com mais potência. O ideal é consumir meia hora antes das refeições.

2. Receita de chá de hibisco com cavalinha e gengibre

Ingredientes:

  • 500 ml de água;
  • 1 colher de sopa de cavalinha;
  • 1 colher de sopa de hibisco;
  • 1 colher de sopa de gengibre em lascas.

Modo de preparo:

Misture tudo e leve numa panela em fogo baixo até ferver. Desligue, tampe e deixe descansar por 5 minutos. Consuma ainda quente sem adoçar. Tome 3 vezes ao dia, antes das refeições por 20 dias.

3. Receita de chá de hibisco com cavalinha com limão

Ingredientes:

  • 5 colheres de hibisco;
  • ½ limão espremido;
  • 3 colheres de cavalinha;
  • 1 litro de água;
  • mel a gosto.

Modo de preparo:

  Continua Depois da Publicidade  

Ferva a água e adicione as ervas ao mesmo tempo. Desligue, tampe e espere amornar por 10 minutos. Coe, adicione o limão espremido, adoce e beba em seguida. 

Dicas

Mulheres grávidas ou em período de amamentação (lactantes) devem evitar o consumo, bem como pessoas que sofrem de pressão baixa. O chá ajuda na eliminação de excessos, mas é necessário estabelecer uma dieta saudável. Pode tomar de 3 a 4 xícaras por dia, preferencialmente antes das refeições. O chá de hibisco pode ser feito com a própria erva seca in natura ou com sachês, e a medida é para cada 1 litro de água, 2 colheres de sopa in natura ou de 2 a 4 sachês, de acordo com o seu gosto. Se achar necessário, adoce com mel ou açúcar mascavo.

Vídeo:

E aí, gostou das dicas?

O que você achou dessas formas de como fazer chá de hibisco com cavalinha que separamos acima? Pretende utilizar este chá em sua dieta para emagrecer? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (176 votos, média: 4,14 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário

24 comentários em “Como Fazer Chá de Hibisco com Cavalinha – Receita, Benefícios e Dicas”

  1. Bom dia.amigos.eu já usava os dois chá mais separados.esaa semana vi um comentário do uso dos 2 chá no programa da Fátima Bernardes.se não me engano.resolvi esperimenta.maia aconteceu algo q me deixou entrigada.deitei pra assistir e peguei no sono no sofá.qdo despertei era umas 3 horas da manhã.e senti meu coração acelerado.verifiquei a pressão tava normalais meus batimentos tava 116bts.fiquei assustada bebi um copo de agua..depois foi baixando.pra 92 aí dormi de novo.fiquei com medo da volta a toma a mistura dos dois.sera que alguém pode me dizer se foi o chá?

  2. Comecei tomar hoje, hibisco, cavalinha, limão e gengibre …amoo sabores amargos, azedos e picantes, então pra mim a combinação é perfeita..nada de adoçar!!! Faço musculação 4 dias na semana e dança do ventre 1 dia…O problema é que minha pressão é super baixa e acredito que terei problemas. Perdi 12 kilos há 3 meses atrás, não sou gorda, porém tenho umas gordurinhas localizadas nas costas e braços e quero dar um fim nelas.. Será que o chá vai ajudar?! 😉

  3. T
    omei o cha com cavalinha minha mestruacao adiantou mes passado e esse mes atrasou 3 dias. Ele corta efeito do anticoncepcional?

  4. Eu estou tomando hibisco ,cavalinha e boldo uma amiga me indicou pois ela perdeu 15 kilos com essa mistura e certa ?

  5. Olá. Vou começar a tomar o chá de cavalinha e hibisco, juntamente com uma dieta virada para a alimentação paleolítica, para me ajudar na perda de peso. Preciso perder 35 a 40kg.
    Preparei o chá de véspera. Coloquei 2 c.sopa de cavalinha e 2 c. sopa de hibisco, 1 pau de canela em 1,200ml de água. Tapei e deixei repousar durante a noite.

  6. Olá eu sempre tomei chá de ebisco
    E eu gosto muito
    Só que agora eu acrescentei cavalinha junto
    Está é a minha primeira vez que eu tomo os dois juntos
    Eu espero que de resultados

  7. Comecei a tomar ele já tem 1 semana só que ao tentar tomar sinto muito enjoo. E quase tenho vómitos.. Antes ele descia super bem com algumas gotas de adoçante mais sigo a dieta cetogenica e não posso com adoçante.. Queria algumas dicas de como deixar ele gostoso ajudando a minha dieta.

  8. Gosto muito dessa combinação, vou começar a tomar durante os 20 dias, assim terei um resultado melhor. Essas dicas
    é top.

  9. Sim , ja estou tomando este cha de ibisco puro, so que depois de 10 dias, comecei a sentir levemente tonta, mas e acho que é labirintite. de vez em quando ela volta .