Benefícios da Canela – Para Que Serve e Como Usar!

Especialista:
atualizado em 21/08/2020

Auxílio ao emagrecimento, alívio de dores da artrite e fortalecimento da saúde do coração: conheça os benefícios da canela e como usar!

A canela é o nome genérico de uma especiaria obtida a partir da casca interna de árvores do gênero Cinnamomum, da família Lauraceae. É consumida desde 2000 a.C., no antigo Egito, onde era usada como condimento para bebida, na medicina popular e como agente de embalsamamento. O condimento apresenta como principais nutrientes o cálcio, o manganês e as fibras.

Nos tempos medievais, a canela era usada para tratar doenças como a tosse, artrite e dores de garganta. O cinamaldeído ou aldeído cinâmico, substância química que dá a canela seu sabor e odor tão característicos, é um dos principais ativos encontrados na especiaria.

Para que serve a canela?

Análises, pesquisas e até a medicina popular sugerem quais são os benefícios da canela. Confira para que serve a especiaria:

  • A canela ajuda a emagrecer porque é um digestivo natural, aumenta o metabolismo e proporciona saciedade;
  • Alívio da dor muscular pela atividade anti-inflamatória;
  • Auxílio ao controle do açúcar no sangue – veja os benefícios da canela para diabetes;
  • Promissora no auxílio à prevenção do câncer;
  • Saúde do coração – o cinamaldeído tem capacidade de reduzir a agregação plaquetária;
  • Alívio das dores de artrite;
  • Auxílio ao retardo da doença de Alzheimer;
  • Auxílio ao tratamento da doença de Parkinson e combate ao estresse oxidativo.

Benefícios da canela: saiba como usar!

A canela é empregada na cozinha como um material de condimento e aromatizante. O tempero é usado na preparação de chocolate, sobretudo no México, em receitas de sobremesas como tortas de maçã, bolos e doces picantes e como um acompanhamento para bebidas como o café, o chá, o cacau quente e os licores.

No Oriente Médio, a canela é usada em pratos salgados de frango e cordeiro. Nos Estados Unidos, a canela é bastante usada ao lado do açúcar em cereais, para dar sabor aos pratos à base de pão como as torradas, e com frutas, especialmente as maçãs.

Na cozinha turca, é utilizada em pratos doces e salgados. A culinária persa usa a canela em pó para reforçar o sabor de sopas grossas, bebidas e doces. Misturas de canela com conhaque são populares em algumas regiões da Grécia.

canela para que serve

Aprenda como preparar algumas receitas com canela para emagrecer. Veja também 7 receitas de bolo de canela light e essas 10 receitas de biscoito de canela light.

O óleo de canela é um eficaz neutralizador de odores, pois proporciona um cheiro agradável ao ambiente e elimina as bactérias causadoras de maus odores. Veja também como fazer chá de canela, uma opção de consumo muito gostosa e que traz muitos benefícios.

Cuidados

Para obter todos os benefícios da canela citados, é importante observar alguns cuidados:

  • Efeitos colaterais: O consumo exagerado do tempero pode irritar a mucosa da boca, causando feridas. Quando aplicada à pele, pode causar vermelhidão e irritação. Entenda melhor como consumir muita canela faz mal;
  • Problemas no fígado: A presença mais significativa de cumarina na canela do tipo Cassia é um alerta para não consumi-la exageradamente, sobretudo as pessoas com problemas hepáticos;
  • Diabetes: Se você é diabético, comunique seu médico quanto ao uso de canela. O consumo da canela simultaneamente  aos medicamentos para diabetes pode provocar um quadro de hipoglicemia;
  • Remédios: A canela pode interagir (fazer mal quando usada ao mesmo tempo) com medicamentos para o coração, anticoagulantes (“afinadores do sangue”) e antibióticos. Converse com seu médico antes de iniciar a suplementação com canela, especialmente se você já fizer uso de algum remédio, suplemento ou planta.
  • Outras contraindicações: Pela falta de evidências quanto a quantidades seguras para o consumo humano, o uso de canela não é recomendável para crianças, grávidas e mulheres que amamentam.

Quer saber mais sobre os benefícios da canela? Assista aos vídeos da nossa nutricionista e descubra como a especiaria pode ter efeitos positivos para sua saúde e seu bem-estar:

Fontes e Referências Adicionais:

  1. Ribeiro, Filho, et al. “Effects of plant extracts on HIV-1 protease.” Current HIV research 8.7 (2010): 531-544.
  2. Zhu, Min, et al. “Short-term germ-killing effect of sugar-sweetened cinnamon chewing gum on salivary anaerobes associated with halitosis.” The Journal of clinical dentistry 22.1 (2010): 23-26.
  3. Gupta, Charu, et al. “Comparative study of cinnamon oil and clove oil on some oral microbiota.” Acta Bio-Medica: Atenei Parmensis 82.3 (2011): 197-199.
  4. Wondrak, Georg Thomas, et al. “The cinnamon-derived dietary factor cinnamic aldehyde activates the Nrf2-dependent antioxidant response in human epithelial colon cells.” Molecules 15.5 (2010): 3338-3355.
  5. Lu, Jianming, et al. “Novel angiogenesis inhibitory activity in cinnamon extract blocks VEGFR2 kinase and downstream signaling.” Carcinogenesis 31.3 (2010): 481-488.
  6. Khasnavis, Saurabh, and Kalipada Pahan. “Cinnamon Treatment Upregulates Neuroprotective Proteins Parkin and DJ-1 and Protects Dopaminergic Neurons in a Mouse Model of Parkinson’s Disease.” Journal of Neuroimmune Pharmacology 9.4 (2014): 569-581.
  7. Kirkham, S., et al. “The potential of cinnamon to reduce blood glucose levels in patients with type 2 diabetes and insulin resistance.” Diabetes, obesity and metabolism 11.12 (2009): 1100-1113.
  8. Anderson, Richard A. “Chromium and polyphenols from cinnamon improve insulin sensitivity.” Proceedings of the Nutrition Society 67.01 (2008): 48-53.
  9. Rao, Pasupuleti Visweswara, and Siew Hua Gan. “Cinnamon: A Multifaceted Medicinal Plant.” Evidence-Based Complementary and Alternative Medicine 2014 (2014).
  10. Shan, Bin, et al. “Antioxidant capacity of 26 spice extracts and characterization of their phenolic constituents.” Journal of agricultural and food chemistry 53.20 (2005): 7749-7759.

Quais benefícios da canela foram os que mais chamaram sua atenção? Você tem o costume de utilizá-la em refeições frequentemente? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (63 votos, média: 4,43 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

Deixe um comentário

30 comentários em “Benefícios da Canela – Para Que Serve e Como Usar!”

  1. Tenho Hepatite alto-imune sinto muitas dores nas articulações tomo remédios como azatioprina , ursacol e prednisona todos os dias a 5 anos será se posso Tomar o chá da canela ?