Café

Como o Café Pode Aumentar o Metabolismo e Ajudar a Queimar Gordura

Café contém cafeína… que é a substância psicoativa mais comumente consumida no mundo. A cafeína chegou aos suplementos para queimar gordura mais comerciais por uma boa razão. Ela é uma das poucas substâncias que se sabe que servem para ajudar a mobilizar gorduras dos tecidos gordurosos e aumentar o metabolismo eficientemente.

Café Contém Estimulantes

Café não é só uma água quente e preta. Substâncias dos grãos de café chegam à bebida final.

Na verdade, o café contém várias substâncias biologicamente ativas que podem aumentar o metabolismo.

Cafeína – um estimulante do sistema nervoso central.

Teobromina e Teofilina – substâncias relacionadas à cafeina que também podem ter efeito estimulante.

Ácido Clorogênico – um dos compostos biologicamente ativos do café, pode ajudar a desacelerar a absorção de carboidratos.

A mais importante dentre eles é a cafeína, que é muito potente e tem sido estudada a fundo.

O que a cafeína faz no cérebro é bloquear um neurotransmissor inibitório chamado Adenosina. Ao bloquear a Adenosina, a cafeína aumenta a comunicação dos neurônios e a liberação de neurotransmissores como Dopamina e Norepinefrina.

O Café Pode Ajudar a Mover Gordura Dos Tecidos Gordurosos

A cafeína estimula o sistema nervoso, que envia sinais diretos às células de gordura para dizer a elas para quebrarem gordura.

Outra coisa que a cafeína faz é aumentar os níveis do hormônio Epinefrina no sangue, que também é conhecida como Adrenalina. A epinefrina viaja através do sangue, para os tecidos de gordura e envia sinais para queimar gordura e liberá-la no sangue.

É assim que a cafeína ajuda a mover a gordura dos tecidos de gordura, tornando-as disponíveis para uso como ácidos graxos no sangue.

O Café Pode Aumentar a Taxa Metabólica

Quantas calorias nós queimamos em repouso é a chamada Taxa Metabólica de Repouso. Quanto maior nossa taxa metabólica, mais fácil é para perdermos peso e mais podemos comer sem ganhar peso.

Estudos mostram que a cafeína pode aumentar o metabolismo de 3 a 11%, com doses maiores tendo um efeito ainda maior. De forma interessante, a maior parte do aumento da taxa metabólica é causado por um aumento na queima de gordura.

Infelizmente, o efeito é menos nítido naqueles que são obesos.

Em um estudo, o aumento de queima de gordura em pessoas magras chega a 29%, enquanto em indivíduos obesos o aumento é de cerca de 10%. O efeito também parece diminuir com a idade e é mais nítido em indivíduos mais jovens.

A cafeína pode melhorar a performance atlética através de vários mecanismos, um deles sendo o aumento de movimento de ácidos graxos dos tecidos de gordura. Estudos mostram que a cafeína pode melhorar a performance em exercícios de 11 a 12% em média.

Café e Perda de Peso a Longo Prazo

Há um problema aqui, e esse problema é o fato de que as pessoas se tornam tolerantes aos efeitos da cafeína. A curto prazo, a cafeína pode aumentar o metabolismo e queimar gordura, mas após um tempo as pessoas se tornam tolerantes aos efeitos e ela para de funcionar.

Mas mesmo que o café não te faça perder mais calorias a longo prazo, ainda há uma possibilidade de que ele diminua o apetite e te ajude a comer menos.

Em um estudo, a cafeína teve o efeito de redução de apetite em homens, mas não em mulheres – fazendo com que eles comessem menos em uma refeição após o consumo de cafeína. Entretanto, um outro estudo não mostrou efeitos para homens.

Se o café ou a cafeína possam te ajudar a perder peso a longo prazo ou não, pode depender do indivíduo. Nesse ponto, não há evidência de que isso possa ocorrer.

Mensagem Para Levar Pra Casa

Mesmo que a cafeína possa aumentar o metabolismo a curto prazo, esse efeito é menor em pessoas que bebem café a longo prazo devido à tolerância.

Se você está interessado em café principalmente pela perda de gordura, pode ser melhor fazer um ciclo para prevenir a tolerância. Talvez ciclos de 2 semanas bebendo café, 2 semanas sem beber.

É claro que há muitas outras ótimas razões para beber café, incluindo o fato de que o café é a maior fonte de antioxidantes na dieta ocidental, na frente de frutas e vegetais combinados.

Vídeo:

E aí, gostou das dicas?

Você é um dos que costumam beber café frequentemente, e diariamente? Acredita que ele possa te ajudar a perder peso? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (10 votos, média: 4,90 de 5)
Loading...
Revisão Geral pela Dra. Patrícia Leite - (no G+)



ARTIGOS RELACIONADOS

4 comentários

  1. Quem quer engordar deve evitar o café? Eu tomo todo dia de manhã e a tarde e sempre fui bem magra.

  2. Nunca curti muito café, mas depois que li isso, vou começar a gostar, são muitos benefícios.

  3. tomo café direto e sempre estive a cima do peso

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

*