Como Plantar Amora em Casa – Passo a Passo e Cuidados

Especialista:
atualizado em 12/05/2020

Aprenda como plantar amora em casa com o passo a passo desde o plantio e cultivo à colheita, além de dicas e cuidados para os melhores resultados.

Como se não bastasse ser saborosa, a amora é uma daquelas frutas são capazes de embelezar qualquer receita. Entretanto, o melhor de tudo é que ela é saudável e existem vários benefícios da amora por ser fonte de nutrientes como a vitamina E, fibras, potássio, vitamina C na sua composição.

  Continua Depois da Publicidade  

Ou seja, para quem se preocupa em fazer refeições saudáveis, a fruta é uma ótima alternativa para o café da manhã, a sobremesa após o almoço ou jantar ou um lanchinho, por exemplo. Veja, por exemplo, essas receitas de geleia de amora diet e fit para acompanhar seus lanches.

No entanto, o melhor ainda seria se a amora for colhida fresca da sua própria casa.

Por que aprender como plantar amora?

A gente poderia falar a respeito da facilidade de poder colher a fruta fresquinha sempre que quiser saboreá-la ou utilizá-la em uma receita. Poderíamos justificar também que o hábito de plantar em casa pode se tornar um hobby ou passatempo para muitas pessoas.

No entanto, provavelmente o motivo mais relevante para aprender como plantar amora em casa é assegurar um alimento orgânico livre de agrotóxicos.

Mas você saberia dizer do que essas substâncias são acusadas? Bem, de acordo com o portal do Ministério da Saúde, o uso contínuo, indiscriminado e inadequado dessas substâncias é considerado um relevante problema ambiental e de saúde pública.

Ainda segundo o site, “os efeitos à saúde humana, decorrentes da exposição direta ou indireta aos agrotóxicos podem variar de acordo (com) a toxicidade, tipo de princípio ativo, dose, tempo de exposição e via de exposição”.

Crianças, gestantes, mulheres que amamentam, idosos e pessoas com a saúde debilitada são considerados os grupos mais susceptíveis aos efeitos dessas substâncias, completou o portal. Mas quais seriam as doenças causadas por agrotóxicos?

Estudos realizados pelo aluno de doutorado em Saúde Pública e Meio Ambiente da Escola Nacional de Saúde Pública da Fundação Oswaldo Cruz (Ensp/Fiocruz), Cleber Cremonese, indicaram que parte dos agrotóxicos pode desregular o sistema endócrino, alterando os níveis de hormônios sexuais e provocando efeitos prejudiciais, especialmente para o sistema reprodutor.

  Continua Depois da Publicidade  

Essas reações podem incluir câncer de mama, câncer de ovário, câncer de testículo, câncer de próstata, desregulação do ciclo menstrual, infertilidade, baixa na qualidade do sêmen e malformação de órgãos reprodutivos.

Em suas pesquisas, Cremonese avaliou moradores de Farroupilha (RS) – em um primeiro estudo, ele trabalhou com homens e mulheres adultos, trabalhadores rurais e seus familiares, que tinham entre 18 a 69 anos; no segundo ele analisou jovens das zonas rurais e urbanas com idade entre 18 a 23 anos.

Para chegar aos resultados apontados, o doutorando coletou amostras de sangue e sêmen e aplicou questionários.

Ele concluiu que seus estudos sugerem que as exposições crônicas aos agrotóxicos interferem na regulação dos hormônios sexuais nos adultos e na qualidade do sêmen dos jovens nas regiões onde o estudo foi conduzido.

Cleber afirmou ainda que o uso dos agrotóxicos já foi associado a outros problemas de saúde como doenças neurodegenerativas como Parkinson, distúrbios cognitivos, transtornos psiquiátricos, alterações respiratórias e imunológicas, problemas no fígado e nos rins e complicações na gestação como aborto, malformações congênitas e baixo peso ao nascer.

Por conta disso tudo, vale a pena saber quais são os alimentos com mais agrotóxicos no Brasil, a fim de evitá-los e procurar consumi-los orgânicos.

E então, como plantar amora em casa?

É justamente isso o que você vai conferir a seguir no passo a passo que separamos. Ele mostra como plantar amora em vaso:

  1. Você vai precisar de: um vaso com 80 cm de largura por 85 cm de profundidade, uma muda da árvore da amora – a famosa amoreira -, argila expandida, terra vegetal, cascalho pequeno, manta drenante e pá;
  2. Vale registrar que uma maneira indicada de preparar a terra é misturar com um pouco de húmus e fosfato;
  3. Com tudo em mãos e a terra preparada, o próximo passo é colocar a manta drenante no fundo do vaso, o que serve para permitir que a planta respire. Então, completar com uma camada de aproximadamente 5 cm de argila expandida;
  4. Na sequência, acrescentar uma camada de terra até em torno de 3 cm da borda do vaso;
  5. Agora é a hora de colocar a muda da árvore da amora no centro do vaso. Depois, completar com mais terra. Entretanto, tome cuidado ao adicionar a terra porque ela não pode ultrapassar a região entre o tronco e a raiz da planta. Recomenda-se ainda compactar a terra com as mãos até adquirir uma superfície uniforme;
  6. Em seguida, espalhar cascalho ao redor da amoreira e realizar a primeira irrigação da planta. A amoreira é conhecida como uma árvore que aprecia a umidade, no entanto, é necessário prestar atenção para não afogar a planta. Nos casos de localidades em que chove frequentemente, a água da própria chuva pode ser suficiente para manter a unidade natural do solo. Portanto, é importante ficar atento em relação a isso.

Outras dicas e orientações

  1. Embora considere-se que a amora tenha bom crescimento em todo o território nacional brasileiro, um ambiente frio e úmido é o considerado ideal para a amoreira, que aprecia um clima temperado subtropical e gosta de uma temperatura entre 24º C e 28º C;
  2. A amora precisa de um solo profundo, bem drenado, fértil e que tenha boa retenção de umidade, ao mesmo tempo em que não alague. O pH desse solo deve ser entre 5,5 a 6,5;
  3. É esperado que os primeiros frutos comecem a surgir a partir de um ano e meio depois do plantio da amora;
  4. Recomenda-se manter o vaso com o cultivo da amora em local ensolarado – a planta necessita de alta luminosidade com pelo menos quatro horas diretas de sol diariamente;
  5. Outro conselho a se destacar é que a poda da amoreira deve acontecer somente no inverno.

Vídeo:

Gostou das dicas?

  Continua Depois da Publicidade  

Fontes e Referências Adicionais:

Você já sabia como plantar amora em casa? Pretende começar e ter sua própria frutinha em casa? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (2 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário