Como reduzir os riscos de contrair COVID-19 ao fazer compras

Especialista da área:
atualizado em 06/01/2021

No final de 2020, além do estresse normal das compras de Natal, tivemos que tomar alguns cuidados especiais devido ao novo coronavírus. Mas não é só nessa época que precisamos sair de casa para fazer compras.

  Continua Depois da Publicidade  

Os especialistas afirmam que fazer compras em lojas de shopping ou de rua ainda não é seguro.  De acordo com as autoridades sanitárias, não há como eliminar os riscos.

Desta maneira, é preciso prestar atenção em alguns detalhes quando for realizar suas compras da semana. Saiba como reduzir os riscos nas idas ao mercado e conheça os cuidados necessários para evitar o contágio pelo novo coronavírus quando precisar sair de casa.

Especialistas pedem atenção com os riscos na hora das compras

Antes de mais nada, é importante deixar claro que sempre há riscos de infecção durante as compras. No entanto, com algumas atitudes, podemos diminuí-los. Para os especialistas, é importante levar em conta três fatores neste momento.

Você deve observar se fará compras em locais fechados ou ao ar livre. Ambientes abertos, de acordo com os especialistas, são sempre mais seguros.

Da mesma maneira, você deve prestar atenção no número de pessoas no local e no tempo que você levará para realizar as suas compras.

O médico David Hirschwerk, assistente de doenças infecciosas da Northwell Health, em Nova York, defende que o ar que compartilhamos é o fator principal para transmissão.

De acordo com Hirschwerk, o risco é maior quando estamos próximos um do outro e quando estamos em ambientes internos com ventilação insuficiente.

Embora a embalagem do produto não represente um risco significativo, em qualquer loja onde muitas pessoas tocam nas mercadorias você deve limpar bem as mãos.

Risco é maior em bairros de baixa renda

Isso porque um estudo recente demonstrou que o risco de infecção pelo novo coronavírus em uma mercearia é até duas vezes maior em bairros de baixa renda em comparação com áreas de alta renda.

  Continua Depois da Publicidade  

Segundo os pesquisadores da Universidade de Stanford, esses espaços geralmente são menores e contêm mais pessoas por metro quadrado. Como resultado, os bairros de baixa renda são alguns dos mais afetados durante a pandemia.

Algumas dicas de segurança na hora das compras

Antes de mais nada, é importante sempre seguir os protocolos das autoridades sanitárias. Desta maneira, respeite principalmente as regras do seu comércio local.

O uso de máscaras faciais é obrigatório na hora das compras. Ela irá ser sua principal fonte de proteção. Do mesmo modo, use sempre o álcool em gel. Lavar as mãos antes de sair e na volta também é a melhor forma de se manter protegido.

compras covid

Saiba quais são os melhores horários para realizar as suas compras nas lojas da sua cidade. Como já vimos, provavelmente as lojas de rua podem ser mais seguras do que os shoppings. No entanto, a maneira mais segura de comprar é online.

Para se manter seguro, é importante ainda verificar se a loja e o mercado seguem os protocolos de segurança. Compre sempre onde se sentir seguro.

Além disso, não esqueça de higienizar as mãos antes e depois de pegar suas compras. Por fim, dê preferência ao cartão em vez do dinheiro em espécie na hora de pagar.

Não esqueça de higienizar seus produtos

A higienização é um dos cuidados mais importantes na hora de realizar as compras. Apesar disso, muitos relaxam conforme a pandemia demora para passar.

De acordo com os especialistas, o melhor produto para higienizar as compras é o álcool 70%. É importante friccionar o pano embebido no álcool na superfície da embalagem.

  Continua Depois da Publicidade  

Os especialistas alertam que este processo é importante porque não protege apenas contra o novo coronavírus, mas também outras doenças, como por exemplo a leptospirose.

E você? Higieniza as suas compras sempre? Como fez as suas compras de fim de ano? Conte para a gente nos comentários!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média 5,00)
Loading...
Sobre Equipe MundoBoaForma

Quando o assunto é saúde, você tem que saber em quem confiar. Sua qualidade de vida e bem-estar devem ser uma prioridade para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada e altamente qualificada, composta por médicos, nutricionistas, educadores físicos. Nosso objetivo é garantir a qualidade do conteúdo que publicamos, que é também baseado nas mais confiáveis fontes de informação. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados à saúde, boa forma e qualidade de vida.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário