Como Tomar Hipercalórico?

Especialista:
atualizado em 19/09/2018

Os hipercalóricos estão no mercado com o intuito (o qual o próprio nome já sugere) de suprir necessidades calóricas além da dose diária do consumidor. O hipercalórico é uma das principais fontes para os que têm dificuldade em ganhar peso e massa muscular.

Para que esse suplemento traga todos os benefícios que o consumidor espera, deve-se consumi-lo com consciência. Nem todo mundo sabe como tomar hipercalórico, e essa é uma questão essencial para a eficácia do produto. Consumido da maneira correta, o hipercalórico será de grande auxílio para a construção de um corpo mais forte e definido, de maneira que não prejudique a saúde. Vamos conhecer melhor o hipercalórico.

O que é?

Os hipercalóricos disponíveis no mercado são formados por uma combinação de carboidratos muito ricos em glicose, proteínas de alto valor biológico, vitaminas, minerais, aminoácidos etc. Só por essa lista de componentes, a qual inclui carboidratos e proteínas, pode-se perceber que esse suplemento possui os principais agentes ligados à construção de massa muscular (proteínas) e de produção de energia (carboidratos). Os hipercalóricos possuem, em grande quantidade, a maltodextrina, carboidrato de alto índice glicêmico. Dentre os nutrientes, encontra-se o Ômega 3 e Ômega 6, ácidos graxos que são gorduras essenciais para a saúde.

Os hipercalóricos de mais qualidade são os que possuem mais proteínas e carboidratos, além de pouca quantidade de açúcar. São normalmente encontrados em pó, para serem diluídos em bebidas de sua preferência (água e leite desnatado são as mais indicadas).

Ectomorfos e o hipercalórico

Ectomorfos são aqueles que possuem um biotipo magro, normalmente de estatura alta e não engordam com facilidade. Ectomorfos queimam muitas calorias ao longo do dia, apesar de se alimentarem com frequência, não acumulam gordura. Por essa razão, estes possuem grande dificuldade em construir massa muscular, e, por conta disto, buscam auxílio nos hipercalóricos.

O benefício do hipercalórico para os ectomorfos está justamente na compensação calórica: ao consumir esse plus de calorias, o corpo irá conseguir utilizar as proteínas para a recuperação muscular, garantindo a produção de massa magra. O papel dos carboidratos do hipercalórico é de fornecer a energia necessária para a realização dos treinos, já que a quantidade de glicose encontrada nestes auxilia no pico de insulina, sem que o corpo precise queimar o músculo para que tenha essa energia.

Como tomar hipercalórico?

  • Café da manhã

Ao acordar, o corpo entra em processo de catabolismo caso o indivíduo não se alimente de imediato. O catabolismo consiste em utilizar energias do próprio corpo para suprir demandas do metabolismo, e isso não é bom para os que procuram cultivar massa magra ou ganhar peso. Assim, os hipercalóricos devem ser consumidos no período da manhã, logo após acordar. Essa é uma boa dica especialmente para as pessoas que relatam ter dificuldade de comer em quantidade logo na primeira refeição do dia. O hipercalórico pode ser uma forma bem prática de já começar o dia com muitas calorias consumidas.

  • Antes do treino

Além disso, consumir o hipercalórico 60 minutos antes do treino é uma boa dica, visto que esse período é quando o corpo será mais exigido, tendendo a gastar mais energia. Geralmente os hipercalóricos têm bastantes carboidratos (além de proteínas e outros macronutrientes), e estes irão dar a energia que seu corpo vai precisar.

  • Após o treino

Após o treino, o procedimento segue a mesma lógica: o corpo precisa repor as energias que foram gastas, impedindo, assim, o catabolismo. O seu corpo está desesperado por carboidratos e proteínas, e o mais rápido possível. Dessa forma, faz sentido você tomar seu hipercalórico assim que terminar de treinar.

Uma dica importante de como tomar hipercalórico é sempre aliá-lo a uma rotina de exercícios físicos. Caso isso não ocorra, esse produto pode acumular gordura pelo corpo (podendo gerar obesidade e flacidez), já que seu contingente maior de calorias não está sendo aproveitado.

Caso o hipercalórico seja pobre em proteínas, pode-se compensar essa debilidade consumindo alimentos ricos em proteínas quando fizer uso do mesmo. Ovos, leites e derivados são um bom exemplo.

Quantidade

Tenha em mente que você deve consumir cerca de 500 calorias a mais do que você gasta para ganhar peso. Se consumir muito mais que isso, você corre o risco de ganhar gordura. Então, para definir qual será a quantidade de hipercalórico que irá tomar por dia procure ter uma noção de quantas calorias você gasta no dia, e tome uma quantidade de hipercalórico suficientes para adicionar calorias à sua dieta diária no montante entre 500 e 750 calorias.

Se você não conseguir calcular quanto gasta e quanto consome de calorias por dia tenha em mente outro raciocínio para determinar quanto irá consumir do hipercalórico. Se você está mantendo o seu peso já com sua dieta atual, procure não mudar nada na dieta e adicionar uma porção equivalente a 600 a 700 calorias. Se você for praticar uma hora de exercício, algo que não estava fazendo antes, considere tomar 1000 calorias provenientes do hipercalórico e ver como esse esquema gera resultados para você.

Contraindicações e cuidados

O primeiro cuidado que se deve ter para saber como tomar hipercalórico é de ajustar a alimentação conforme as necessidades do corpo. Se a pessoa não está gastando esse maior fornecimento de calorias, ela irá engordar e não irá produzir massa magra. Pessoas diabéticas não devem consumir hipercalóricos.

Outros cuidados com relação ao hipercalórico são: consumi-lo no período correto; atentar-se em consumir nutrientes que o hipercalórico não supre e não utilizá-lo como substituto de refeições sólidas.

Para finalizar, leia o rótulo do produto que pretende comprar. Verifique se as proteínas são de alta qualidade, em sua maioria de whey protein, veja se o carboidrato que usam é maltodextrina ou simplesmente açúcar, e pode ainda conferir o perfil de vitaminas e minerais como um bom adicional. 

Vídeo:

Gostou das dicas?

Você faz suplementação alimentar com hipercalórico? Quais são os motivos que te levaram a optar por isso? Como você o toma? Comente abaixo.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (66 votos, média: 4,36 de 5)
Loading...
Sobre Julio Bittar e Dra. Patricia Leite

Quando se trata de saúde, é muito importante poder contar com uma fonte confiável de informações. Afinal de contas sabemos que o sua qualidade de vida e bem-estar devem estar em primeiro lugar para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada, com redatores e editores que desenvolvem um conteúdo de qualidade, adaptando-o a uma linguagem de fácil compreensão para o público em geral, tendo por base as mais confiáveis fontes de informação. Depois disso todo artigo é revisado por profissional especialista da área, para garantir que as informações são verídicas, e só então ele é publicado no site. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados a saúde, boa forma e qualidade de vida. Conheça mais sobre os profissionais que contribuem para a qualidade editorial do portal.

Deixe um comentário

93 comentários em “Como Tomar Hipercalórico?”

  1. Tomo no pós treino, mas tenho uma dúvida.
    Trabalho de madrugada e normalmente não me alimento direito, saio do trabalho e vou direto pra academia apenas com café da manhã (café com pão francês), posso usar o hipercalórico no período de trabalho que é das 21h às 6h?

    • Olá, me chamo Cristian, se eu consumir hipercalórico 3 à 4 vezes por dia, eu irei ter diabetes? Faço atividades físicas e minha alimentação é pobre em calorias, por isso gostaria de saber se posso tomar hipercalórico 3/4x por dia. Faço atividades físicas diariamente, e passo o dia inteiro bastante ativo, atenciosamente, aguardo sua resposta.

  2. Boa noite me chamo Rafael e estou com uma dúvida, minha namorada comprou um power one pasta de amendoim só que ela também comprou outro hipercalorico que contém albumina, whey protein concentrada e colágeno hidrolisado, ela pode misturar os dois ou é melhor ela terminar um pra depois começar o outro?

  3. Bom dia!
    Meu nome eleilton eu consumo hipercalórico há um mês e meio,tomo toda vez após o treino.
    Decidi consumir por não consegui ganhar massa, e não pacar dos 75kg pra 1/83mc. Hoje estou com 82kg não parei de consumir as calorias de antes e só inserir o hipercalórico no meu dia a dia.
    Estou fazendo da maneira correta?
    Até o momento estou no segundo pote, devo parar e ir para um wey ou posso continuar tomando?

    • Mano, você tem que ver o que seria melhor para você
      Se você quer crescer mais continua com o hipercalórico, vai te ajudar a crescer mais rápido
      Mas se você quiser ir mantendo seu corpo, ganhando massa continua, termina esse pote
      Tenta secar e ver se você tem o tanto de massa muscular que lhe agrada
      Se sim pode mudar para o whey (caso queira continuar crescendo pega um whey concentrado que tem um porcentagem de carbo)