Conheça os sinais de que você precisar dormir melhor

Especialista:
atualizado em 26/11/2020

Não é segredo que dormir é essencial para a sua saúde. No entanto, é preciso compreender também que o sono deve ser de qualidade. Dormir mal pode levar a um desequilíbrio no organismo.

Consequentemente, isso pode gerar diferentes sintomas como dor de cabeça, fraqueza e diminuição da libido.

  Continua Depois da Publicidade  

Juntamente com estes sintomas, seu corpo irá mandar sinais de que está cansado e que você precisa dormir melhor. Prestar atenção neles pode ser fundamental para melhorar sua qualidade de vida.

Sendo assim, conheça os sinais do seu corpo. Descubra como dormir melhor. Sua saúde agradece!

Entenda por que dormir é essencial

Cuidar da qualidade do seu sono é essencial para sua saúde. Por isso, antes de mais nada, você precisa compreender por que dormir bem é tão importante para o seu corpo.

Primeiramente, dormir é fundamental para o seu cérebro. O sono auxilia nas funções da retenção da memória e aprendizado.

Da mesma forma, os sistemas imunológicos e endócrino trabalham mais quando você está dormindo. Estes dois sistemas são primordiais para seu corpo, já que o primeiro regula a maioria das funções corporais, enquanto o segundo protege de infecções.

Aliás, sabe-se até que dormir mais e melhor pode reduzir o risco de COVID-19.

Dormir bem pode ajudar a prevenir obesidade

O sono ajuda o corpo a liberar os hormônios que auxiliam a controlar seu peso. Desta maneira, dormir bem é uma ótima maneira de prevenir a obesidade.

Da mesma forma, o sono de qualidade ajuda a controlar o diabetes. Um sono bem regulado também pode combater a hipertensão e doenças cardiovasculares, evitar a depressão e melhorar seu desempenho físico.

  Continua Depois da Publicidade  

Em suma, não passe a noite em claro. O sono é o melhor aliado quando se trata de manter a saúde.

Conheça alguns sinais de que você precisa dormir

Como nossa principal preocupação é o seu bem estar, selecionamos alguns sinais de que você não está dormindo bem. Desta maneira, preste atenção a estas dica e saiba o que você pode fazer para ter uma noite mais tranquila.

1. Exagerar na comida

Um dos principais sinais de que você está dormindo mal é uma fome constante.

Por exemplo, segundo um estudo do King’s College, em Londres, uma pessoa que não dormiu o suficiente pode consumir 385 calorias a mais por dia. Portanto, durma melhor se você está em um processo de reeducação alimentar ou de perda de peso.

2. Irritabilidade e mudanças de humor

Outro sinal de que você não está dormindo bem é uma irritabilidade constante. Do mesmo modo, mudanças constantes de humor são um sinal de que seu corpo não está recebendo o descanso devido.

3. Cansaço e baixa produtividade

Se você está se sentindo constantemente desmotivado, cansado e está se atrapalhando com os prazos, este pode ser um sinal de que você precisa dormir melhor.

Baixa produtividade e desmotivação são um sinal claro de que você não está dormindo bem. Por isso, para conseguir produzir o que precisa, não deixe seu sono em segundo plano!

4. Mudança de libido

Como vimos, o sono ajuda a regular nossos hormônios. Portanto, não é novidade que se você está dormindo mal pode não ter vontade de fazer sexo. A falta de sono afeta diretamente sua libido.

  Continua Depois da Publicidade  

Sendo assim, se você quer reacender a chama com aquela pessoa especial, trate de dormir melhor!

5. Falta de concentração

Você está esquecendo coisas com frequência? Está tendo dificuldade em se concentrar? Pode ser que não esteja dormindo o bastante.

Como vimos, o sono ajuda a concentração. Portanto, se você está tendo dificuldade em se concentrar e nas tarefas diárias, procure dormir melhor!

Dicas que podem ajudar você a dormir melhor

dormir

O seu sono depende de muitos fatores. No entanto, existem algumas coisas que você pode fazer para melhorar a qualidade do sono.

Por exemplo, você pode desligar o celular antes de dormir. Em vez de ficar no celular até o sono bater, desligue o aparelho cerca de 30 minutos antes e leia um livro. A luz do celular é prejudicial, portanto pode acabar tirando seu sono.

Outra dica importante é controlar a temperatura do local onde você está dormindo. Não deixe-o nem muito frio, nem muito quente. Você precisa estar confortável.

O mais importante para dormir bem, no entanto, é ter horário para se deitar e para acordar. Ter disciplina para ir dormir e uma rotina tranquilizadora antes de ir para a cama pode melhorar e muito o seu sono!

E você? Tem sentido alguns destes sinais de que precisa dormir melhor? Conte para a gente nos comentários!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...
Sobre Equipe Editorial MundoBoaForma

Quando se trata de saúde, é muito importante poder contar com uma fonte confiável de informações. Afinal de contas sabemos que o sua qualidade de vida e bem-estar devem estar em primeiro lugar para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada, com redatores e editores que desenvolvem um conteúdo de qualidade, adaptando-o a uma linguagem de fácil compreensão para o público em geral, tendo por base as mais confiáveis fontes de informação. Além disso todo artigo é revisado por profissional especialista da área, para garantir que as informações são verídicas. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados a saúde, boa forma e qualidade de vida. Conheça mais sobre os profissionais que contribuem para a qualidade editorial do portal.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário