Contagem de calorias é o mais importante para a perda de peso, diz estudo

publicado em

De acordo com um estudo da Universidade Johns Hopkins, em Maryland, a contagem de calorias tradicional é tão ou mais importante do que a restrição de tempo para a perda de peso.

Alimentos na mesa
Contar calorias é um método famoso para a perda de peso

A pesquisa foi publicada no Annals of Internal Medicine e mostrou que a contagem de calorias geralmente não faz parte da alimentação com restrição de tempo. O método alimentar, conhecido também como jejum intermitente, é uma dieta que define em quais horas do dia uma pessoa consome suas calorias diárias.

Um dos meios mais comuns de fazer o jejum intermitente é o método 16:8, ou seja, jejum de 16 horas, comendo apenas ao longo de uma janela de oito horas. Outro é o jejum semanal, seguindo um horário de alimentação desregrada durante o resto da semana.

Pesquisas indicam que o jejum intermitente pode causar riscos à saúde e não é o método mais indicado, mas seus defensores afirmam que esse padrão de dieta melhora a longevidade, estimula a perda de peso por meio da cetose nutricional, diminui o risco de várias doenças e melhora a cognição.

Para o novo estudo, foram analisados 41 adultos com obesidade e pré-diabetes, divididos em dois grupos.

Parte dos participantes foi instruído a fazer o jejum, enquanto os demais contaram as calorias dos alimentos que consumiam diariamente. Ademais, os grupos receberam refeições preparadas de forma idêntica e instruções especificas de quando deveriam comê-las.

Jejum intermitente
O jejum também foi analisado durante o estudo

Os participantes designados à alimentação com restrição de tempo seguiram um cronograma de jejum de 14/10: jejum de 14 horas e alimentação entre 8h e 18h. Com isso, eles consumiam grande parte de suas calorias diárias antes das 13h.

Já as pessoas designadas à contagem geral de calorias comeram entre 8h e meia-noite, consumindo grande parte das calorias à noite.

Após três meses, todos os 41 participantes foram avaliados quanto à perda de peso e alterações nos níveis de glicemia de jejum, circunferência da cintura, pressão arterial e níveis lipídicos. Os pesquisadores concluíram, então, que os resultados entre os dois grupos eram essencialmente os mesmos.

Profissionais questionam resultado e criticam método de restrição de calorias

Com os resultados muito aproximados, alguns profissionais questionaram o fato dos benefícios serem da perda de peso em si, não do jejum.

“As descobertas do estudo de que os benefícios do jejum intermitente para a saúde se devem exclusivamente à restrição calórica dão suporte à minha opinião”, afirmou ao Medical News Today a Dra. Julie Manasseh, especialista em medicina da obesidade da Weight Journey: Medical Weight Loss, que não esteve envolvida no estudo.

Outros profissionais que também não tiveram envolvimento no estudo concordaram com o ponto de vista da médica. “(…) Como profissional da área de nutrição, é extremamente importante acompanhar as pesquisas recentes”, iniciou Shetal Desai Rautela, nutricionista registrada e proprietária da Diabetes & Lifestyle Care.

“A American Heart Association (AHA) publicou recentemente os resultados de um estudo com 20 mil participantes mostrando que a alimentação precoce com restrição de tempo, aquele horário comum de 16:8, estava diretamente relacionada a um risco aumentado de 91% de morte cardiovascular”, relatou.

A profissional prosseguiu: “No geral, o que importa é o que ajuda a perder peso com segurança. (…) Qualquer tipo de restrição calórica sempre dará resultados iniciais para quem está tentando perder peso. Quanto maior a meta de perda de peso, mais rápida será a perda de peso inicial na balança. Mas é sustentável?”.

Vale ressaltar que a eficácia das dietas varia de pessoa para pessoa. Portanto, para encontrar a forma mais segura e saudável de emagrecer é fundamental contar com o acompanhamento de um bom nutricionista.

Você faz a contagem das calorias que consome diariamente? Já fez jejum intermitente? Comente abaixo!

Foi útil?
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas
Loading...
Sobre Equipe MundoBoaForma

Quando o assunto é saúde, você tem que saber em quem confiar. Sua qualidade de vida e bem-estar devem ser uma prioridade para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada e altamente qualificada, composta por médicos, nutricionistas e profissionais de educação física. Nosso objetivo é garantir a qualidade do conteúdo que publicamos, que é também baseado nas mais confiáveis fontes de informação. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados à saúde, boa forma e qualidade de vida.

Deixe um comentário