Copo Stanley tem chumbo? Entenda os riscos do metal para a saúde

publicado em

Sucesso do verão, os copos Stanley estão ganhando cada vez mais adeptos com a promessa de terem a bebida gelada por mais tempo. No entanto, recentemente, o acessório voltou a ser assunto não pela sua proposta, mas pela possibilidade de conter chumbo.

A possibilidade foi levantada por um grupo de pessoas que pegaram um kit de teste de chumbo, usaram nos copos Stanley e em outros frascos similares. E, sim: é comprovado que existe alguma porcentagem de chumbo selado na base de algumas marcas de copos e garrafas térmicas, incluindo a marca queridinha do momento.

Copos Stanley
Os copos Stanley são uma das sensações do momento – Imagem: Reprodução Instagram/@stanley1913_brasil

Em comunicado, o porta-voz da Stanley explicou: “Nosso processo de fabricação emprega atualmente o uso de pellets padrão da indústria para selar o isolamento a vácuo na base de nossos produtos; o material de vedação inclui algum chumbo. Uma vez selada, esta área é coberta com uma camada durável de aço inoxidável, tornando-a inacessível aos consumidores. Tenha certeza de que não há chumbo na superfície de qualquer produto que entre em contato com o consumidor, nem no conteúdo do produto”.

Quais são os riscos do chumbo?

O chumbo produz efeitos deletérios no sistema nervoso central e periférico, gerando alterações neuro comportamentais relacionadas, que podem ser: 

  • Depressão
  • Apatia
  • Alteração na memória
  • Déficits de inteligência
  • Hiperexcitabilidade
  • Perda de libido
  • Irritabilidade
  • Hostilidade
  • Ataxia
  • Alterações psicomotoras e neuromusculares
  • Fadiga
  • Insônia
  • Dificuldade de concentração
  • Alterações na percepção visual e na coordenação visual-motora

O sistema renal é um dos mais sensíveis ao chumbo. Os danos variam de discreta disfunção e elevação do ácido úrico, que pode chegar a quadros graves de insuficiência renal. Já no sistema gastrointestinal, alguns sintomas mencionados são: diarreia, náusea, vômito, cólicas abdominais com intensidades variáveis e constipação (prisão de ventre).

  Continua Depois da Publicidade  

Ainda existem diversos riscos, como: dores nos membros, impotência sexual, diminuição do número de espermatozoides, perda auditiva, gosto metálico na boca, palpitações, vertigens e alucinações. 

Em mulheres, o chumbo pode causar anormalidades menstruais, abortos ou partos prematuros, além de conseguir ultrapassar a barreira placentária e presente no leite materno, podendo causar danos graves e irreversíveis ao feto ou recém-nascido.

Copo Stanley
Copo Stanley levanta dúvidas quanto à exposição ao chumbo

Jane Houlihan, diretora de pesquisa da Healthy Babies, Bright Futures, aliança de organizações sem fins lucrativos, cientistas e doadores, que têm como função reduzir a exposição de bebês a produtos químicos neurotóxicos, ressaltou a importância de estar atento ao que se consome.

“Se o copo permanecer intacto, provavelmente não haverá risco de exposição ao chumbo para os consumidores. Mas se o selo inferior for removido, todas as apostas serão canceladas. O chumbo é tão tóxico que você simplesmente não pode correr riscos com ele. Se uma empresa tem que confiar que seu produto permanecerá perfeitamente intacto para que seja seguro, essa empresa tem um problema básico de segurança de material que está transmitindo aos seus clientes”, alerta.

  Continua Depois da Publicidade  

Existe alguma forma de prevenir a intoxicação por chumbo?

Não existem níveis seguros de chumbo, mas há formas de combater e prevenir uma intoxicação:

  • Fique atento a objetos do cotidiano, como itens de cozinha, joias e bijuterias, brinquedos e cosméticos. Leia rótulos dos produtos que consome e dê preferência a produtos com certificado de qualidade. Descarte o que estiver descascando ou se tiver procedência desconhecida.
  • Lave sempre as mãos, especialmente assim que chegar da rua. Se tiver crianças em casa, mantenha sempre as mamadeiras, chupetas e brinquedos higienizados.
  • Alimentos ricos em ferro e cálcio protegem as pessoas, especialmente crianças, do chumbo.
  • Utilize esponjas ou panos úmidos para manter pisos, janelas, portas e outras superfícies sempre limpas.
  • A sua casa tem uma tubulação antiga, especificamente com canos metálicos? Então, não beba nem cozinhe com a água da torneira! Use-a apenas para a limpeza. Em caso de reforma do local, recomenda-se evitar ficar no mesmo ambiente, especialmente para gestantes e crianças.
  • Se você ou alguém do seu convívio diário trabalha em algo que envolva soldas, baterias, tinta e pigmentos, não lave a roupa utilizada no serviço com as demais. Além disso, evite entrar em casa com os sapatos, já que é possível carregar contaminantes no cabelo, calçados e roupas.
  • Crianças não devem ter contato com pó de solda, fios de estanho e baterias. Não faça soldagens ou banhos químicos em ambientes fechados e sem roupas e equipamentos adequados para a segurança. O ambiente deve estar sempre muito bem ventilado

Você tem um copo Stanley? Acha que ele pode trazer perigos devido ao chumbo? Comente abaixo!

Foi útil?
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas
Loading...
Sobre Equipe MundoBoaForma

Quando o assunto é saúde, você tem que saber em quem confiar. Sua qualidade de vida e bem-estar devem ser uma prioridade para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada e altamente qualificada, composta por médicos, nutricionistas e profissionais de educação física. Nosso objetivo é garantir a qualidade do conteúdo que publicamos, que é também baseado nas mais confiáveis fontes de informação. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados à saúde, boa forma e qualidade de vida.

Deixe um comentário