Uma das atividades físicas mais populares e simples de serem praticadas é, sem dúvida, a corrida, que promove benefícios que vão muito além da boa forma. Basta um bom par de tênis, uma roupa confortável, um fone no ouvido para dar uma animada e, pronto, a magia acontece!
Há quem garanta que, bastam poucos dias para qualquer um se tornar um grande entusiasta dessa modalidade esportiva.
Porém, mesmo com todos os benefícios da corrida, a prática é apontada por algumas pessoas como uma atividade que envelhece o rosto. Mas, será que isso é verdade ou é mito?
Bem, alguns dermatologistas afirmam que a atividade causa sim o envelhecimento do rosto. Eles defendem que isso acontece pois, além de consumir muitas calorias em um curto espaço de tempo, o impacto da corrida é muito grande, colaborando para a flacidez.
Além disso, eles afirmam que alguns corredores podem adotar uma dieta muito restritiva. Outra questão é o fato da prática geralmente ser ao ar livre, favorecendo a incidência de raios ultravioletas, o que, por si só, já colabora para o envelhecimento.
Por um lado, estudos apontam que a corrida produz muitos radicais livres, e o envelhecimento se dá através da oxidação das células, justamente provocada pelos radicais livres. Por outro lado, segundo pesquisas, a corrida só envelhece se for praticada em excesso.
Portanto, a dica, é optar por correr antes das 10h ou após as 17h, que é quando a radiação está baixa, procurar se blindar com o uso de protetores solares adequados, resistentes à água e ao suor, e apostar em uma dieta balanceada, rica em frutas, verduras, legumes e alimentos ricos em antioxidantes.
Vídeo relacionado:
Suco com MAIS COLÁGENO DE TODOS! Bom para Pele, Cabelos e Articulações: