Muitos de nós passamos longos períodos diante das telas do computador, celular ou televisão, por trabalho, estudo ou lazer. O problema é que o hábito pode influenciar em muitas questões físicas e de saúde, incluindo a Síndrome da Visão do Computador (SVC). O que é isso?
A SVC é um conjunto de sintomas relacionados ao tempo que passamos olhando para as telas. Eles variam, mas costumam incluir sensação de olhos secos, dor de cabeça frequente, ardência nos olhos, visão embaçada, coceira, fotofobia, olhos vermelhos e fadiga ocular.
A síndrome é extremamente comum e pode afetar qualquer pessoa, independente de idade. Isso porque a exposição prolongada a dispositivos eletrônicos pode levar à fadiga dos músculos oculares e agravar problemas de visão preexistentes, como miopia, astigmatismo e outras dificuldades de enxergar.
Como cuidar dos olhos nesses casos?
A primeira medida a ser tomada caso sinta qualquer um dos sintomas citados acima é procurar um oftalmologista o mais rápido possível.
Ademais, existem outras medidas simples que podem ser tomadas no dia a dia e ajudam a prevenir ou ao menos reduzir o impacto da SVC.
Controle do brilho da tela
Ajuste o brilho do computador ou celular conforme for confortável para você. Considere também usar telas antirreflexos para proteger os olhos.
Ergonomia no local de trabalho ou estudo
A posição do monitor do computador também influencia na saúde dos olhos. Coloque a tela em uma altura que seus olhos não precisem fazer movimentos desconfortáveis para cima ou para baixo. Neste caso, um suporte de monitor ou notebook pode ser útil.
Pisque
Sim, simples assim! Faça algumas pausas durante o uso de aparelhos eletrônicos e descanse os olhos. Pisque várias vezes seguidas e olhe para diferentes direções, a fim de ajudar a aliviar a tensão ocular. Se necessário, use colírios lubrificantes para manter seus olhos sempre hidratados.