Desobesi-M Emagrece Mesmo?

Especialista:
atualizado em 08/09/2020

Veja se é verdade que o medicamento Desobesi-M emagrece mesmo, quais são as suas contraindicações e possíveis efeitos colaterais.

O Desobesi-M é um medicamento que já foi usado no tratamento da obesidade por diminuir o apetite e proporcionar a sensação de saciedade ao organismo de uma pessoa, atuando como um anorexígeno.

Era possível comprá-lo legalmente em farmácias mediante apresentação de prescrição médica.

Um dos pontos que fazia com que as pessoas utilizassem Desobesi-M para emagrecer é a facilidade de não precisar cortar os alimentos preferidos da dieta e não sentir fome para eliminar alguns quilos.

Potente na perda de peso, relatos dizem que o Desobesi-M emagrece três quilos por semana ou até um quilo por dia de um usuário em alguns casos.

Medicamento foi proibido pela Anvisa em 2011

No entanto, em 2011, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) cancelou o registro do medicamento, proibindo assim a sua comercialização.

Em seguida, no ano de 2012, determinou que todos os lotes ainda encontrados no mercado brasileiro fossem apreendidos devido à presença da substância femproporex na composição do remédio, que atua diretamente sob o neurotransmissor neroadrenalina.

Contraindicação

Antes da proibição, além da necessidade da prescrição médica, o Desobesi-M era vendido de maneira controlada por ser um remédio tarja preta. Essa classificação se refere a medicamentos que oferecem danos aos pacientes que fazem uso dele.

Ainda havia uma série de restrições ao Desobesi-M.

  • mulheres grávidas ou em período de amamentação;
  • indivíduos com histórico de dependência química;
  • pacientes com distúrbios psiquiátricos;
  • pessoas com epilepsia, glaucoma, problemas renais ou que fossem hipertensas não poderiam usar o remédio.

Também não era aconselhada a ingestão do remédio por mais de quatro meses. No entanto, para os pacientes que tomavam o remédio há bastante tempo ou em doses altas, a interrupção devia ser feita aos poucos.

Em sites de vendas de remédios pela internet, é possível encontrar o Desobesi-M. Entretanto, se a Anvisa não permitiu a continuação da comercialização do medicamento no Brasil, é porque os efeitos colaterais realmente são graves e oferecem prejuízos à saúde.

Portanto, melhor saída para emagrecer continua sendo a união entre alimentação equilibrada e saudável e a prática de exercícios físicos.

Efeitos colaterais

Antes de pensar que o Desobesi-M emagrece e tentar adquiri-lo ilegalmente, é importante conhecer os efeitos colaterais que o uso desse medicamento pode causar.

O remédio causa tremor ao paciente, deixa-o mais irritado que o normal, traz ansiedade, confusão, fraqueza e dor de cabeça. Além disso, o Desobesi-M ocasiona problemas mais complicados como:

  • arritmia cardíaca;
  • angina (estreitamento das artérias que transportam o sangue até o coração, causando assim prejuízos ao suprimento de nutrientes e oxigênio ao órgão);
  • hipertensão;
  • hipotensão (baixa pressão sanguínea).

Ele ainda deixa o indivíduo com calafrios, boca seca, náusea, gosto estranho na boca, diarréia e vômito. Quando utilizado por um longo período de tempo, ele não consegue mais surtir efeito e o paciente pode ficar dependente psiquicamente do medicamento.

Femproporex

Portanto, o Desobesi-M emagrece justamente por conta da presença da substância femproporex em sua composição, como seu princípio ativo. Ela faz parte do grupo das anfetaminas, que atuam no sistema nervoso central como estimulantes.

O femproporex é um anorexígeno, que além de diminuir o apetite do paciente, faz com que a sua capacidade de percepção de cheiro e sabor dos alimentos também seja menor e tenha maior ritmo para a prática de exercícios.

O princípio ativo é o grande responsável também por causar alguns efeitos colaterais como dependência, irritação, ansiedade e privação de sono, por trazer agitação, delírios, nervosismo, tremores. Além disso, ele pode fazer com que os usuários se comportem de maneira violenta.

Você conhece alguém que tomava, quando permitido, e afirma que o Desobesi-M emagrece mesmo? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (678 votos, média: 3,98 de 5)
Loading...
Sobre Julio Bittar e Dra. Patricia Leite

Quando se trata de saúde, é muito importante poder contar com uma fonte confiável de informações. Afinal de contas sabemos que o sua qualidade de vida e bem-estar devem estar em primeiro lugar para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada, com redatores e editores que desenvolvem um conteúdo de qualidade, adaptando-o a uma linguagem de fácil compreensão para o público em geral, tendo por base as mais confiáveis fontes de informação. Depois disso todo artigo é revisado por profissional especialista da área, para garantir que as informações são verídicas, e só então ele é publicado no site. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados a saúde, boa forma e qualidade de vida. Conheça mais sobre os profissionais que contribuem para a qualidade editorial do portal.

Deixe um comentário

3 comentários em “Desobesi-M Emagrece Mesmo?”