Dieta Detox 3 Dias – Cardápio e Dicas

Especialista:
atualizado em 18/12/2019

Como funciona a tão falada Dieta Detox 3 dias (ou dieta de 72 horas)? Uma dieta detox é aquela que tem o objetivo de desintoxicar, como o próprio nome já indica. Ela traz a promessa de eliminar toxinas do organismo que são provenientes do exagero na ingestão de comidas gordurosas, ricas em açúcar e de bebidas alcoólicas.

É possível encontrar itens como sucos, sopas, shakes, chás e alimentos sólidos no cardápio de uma dieta detox. O método estimula o consumo de frutas e verduras e rejeita a ingestão de itens que não são considerados saudáveis como industrializados, guloseimas, frituras e alimentos com conservantes.

Veja também: Dieta Detox – 15 Perigos e Como Prevenir

Além da desintoxicação, o método promete o emagrecimento e a eliminação do excesso de líquidos do corpo.

Dieta detox 3 dias

As dietas detox costumam ser feitas durante curtos períodos de tempo, já que ela é hipocalórica (com poucas calorias). Para ver como isso pode funcionar, agora nós vamos conferir exemplos de dieta detox 3 dias (dieta de 72 horas).

Veja também: 20 Poderosos Alimentos Para Dieta Detox

Dieta Detox 3 Dias – Exemplo 1

O nosso primeiro exemplo de dieta detox 3 dias não deve ser seguido por mulheres que estejam grávidas ou planejam engravidar. Para as outras pessoas, inclusive quem sofre com algum tipo de condição de saúde, é fundamental consultar o médico antes de aderir ao programa alimentar. Além disso, ela exige uma preparação antes de começar a seguir o programa alimentar em si. É preciso preparar-se, aderindo aos seguintes hábitos:

1 – Dormir mais: como o sono é importante para a renovação e o rejuvenescimento das células do corpo, apoia o sistema imunológico e nutre a saúde cognitiva, recomenda-se esforçar-se para dormir de oito a nove horas por noite.

2 – Eliminar o açúcar: a orientação é cortar alimentos ricos em açúcar como comidas prontas, chocolates, balinhas, biscoitos, refrigerantes, sucos industrializados, guloseimas em geral e bebidas alcoólicas. As últimas ainda desidratam o corpo e fazem com que importantes nutrientes sejam eliminados do organismo.

3 – Evitar a farinha: recomenda-se substituir a farinha presente em pães em cereais por comidas ricas em proteínas como iogurte e ovos. O motivo? O ingrediente é difícil de ser digerido pelo corpo, o que pode causar desconforto digestivo e inflamação.

4 – Simplificar a dieta: outra orientação para cinco dias antes de começar a dieta detox é simplificar a alimentação, comendo alimentos fáceis de ser digeridos. Por exemplo: mingau com frutinhas como framboesa e amora e sementes; batata-doce assada com atum e salada para o almoço e carne magra e vegetais cozidos a vapor para o jantar.

5 – Beber muita água: a regra é tomar 1,5 litro de água diariamente para manter o corpo hidratado e ajudar a eliminar as toxinas do organismo, além de reduzir o inchaço e limpar a pele.

6 – Cortar cafeína: é recomendado cortar fontes de cafeína como o café pelo fato da substância liberar o cortisol, conhecido como hormônio do estresse, que aumenta a gordura abdominal.

Existem alguns cuidados que também devem ser tomados durante os três dias de duração da dieta detox. São eles:

  • Acordar o corpo e despertar o sistema digestivo ao tomar um copo de água morna com limão logo pela manhã, antes de ingerir qualquer outra coisa;
  • Antes de tomar banho, passar uma escova seca no corpo, começando das solas dos pés e partindo para cima. Segundo o site Women’s Fitness UK, esse é um tipo de massagem que também ajuda a desintoxicar o corpo;
  • Continuar a beber 1,5 l de água por dia;

Cardápio

O cardápio desta dieta detox de três dias é composto por sucos, sopas e bebidas batidas que aparecem no lugar do café da manhã, almoço e lanches. Ao final do dia, ela prevê o consumo de um jantar nutritivo. Durante o período da dieta recomenda-se ficar longe de exercícios físicos intensos.

Dia 1

  • Café da manhã: 1 copo de água morna com limão logo após acordar e suco verde com pera, espinafre, salsinha, pepino, limão e gengibre.
  • Lanche da manhã: smoothie/shake com banana, sementes de chia, leite de coco e framboesa.
  • Almoço: sopa com cebola, aipo, cenoura, caldo de vegetais, ervilhas e hortelã fresca.
  • Jantar: bacalhau assado e vegetais cozidos a vapor.

Dia 2

  • Café da manhã: 1 copo de água morna com limão logo após acordar e suco verde com maçã, alface, brócolis e couve.
  • Lanche da manhã: smoothie/shake com castanha de caju, leite de amêndoas, morango e mirtilo.
  • Almoço: sopa com cebola, alho, abóbora-menina, tomate, cúrcuma, sementes de cominho, sementes de coentro, sementes de mostarda e caldo de vegetais.
  • Jantar: tofu refogado com óleo de coco, milho, alho, cebola, gengibre ralado, ervilha, pimentão vermelho, molho de soja com teor reduzido de sal e coentro. Acompanhamento: couve-flor.

Dia 3

  • Café da manhã: 1 copo de água morna com limão após acordar e suco verde com abacate, limão, pepino, espinafre, agrião e laranja.
  • Lanche da manhã: smoothie/shake com mix de nozes, leite de coco, abacaxi e morango.
  • Almoço: sopa com cebola, batata-doce, cenoura, tomate, caldo de vegetais e coentro.
  • Jantar: 1 filé de salmão assado com gengibre ralado e molho de soja com teor reduzido de sal, acompanhado de tomates assados, pimentões e espinafre cozido a vapor.

Passados os três dias da dieta detox é preciso continuar a tomar alguns cuidados. São eles:

  • Retornar aos poucos às refeições normais do dia a dia e manter os bons itens da dieta na alimentação como sopas de vegetais, saladas de folhas, peixes brancos e vegetais assados ou cozidos a vapor;
  • Comer algo verde como couve, agrião ou espinafre em cada refeição;
  • Consumir alimentos fermentados dentro de uma dieta balanceada como forma de aumentar a flora bacteriana no organismo, que ajudam a controlar o inchaço;
  • Praticar atividades físicas – o suor também ajuda a eliminar toxinas do corpo;
  • Evitar alimentos ricos em açúcar e trocar o ingrediente por adoçantes como estévia e xilitol.

Dieta Detox 3 Dias – Exemplo 2

O nosso segundo exemplo de dieta detox 3 dias foi criado pelo site Mind Body Green, com base nas diretrizes da alimentação limpa (saudável) do dr. Frank Lipman. O método evita o consumo de glúten, produtos laticínios, açúcar refinado, bebidas alcoólicas e itens processados.

Por outro lado, ele estimula a ingestão de vegetais frescos e assados, sopas, grãos integrais e peixes. Veja como funciona o cardápio do programa alimentar:

Dia 1

  • Café da manhã: água morna com limão (assim que acordar), smoothie com abacaxi, rúcula, espinafre, couve, gengibre, água de coco, cúrcuma e canela e um punhado de amêndoas cruas.
  • Lanche da manhã: fatias de pepinos temperadas com óleo de oliva, pimenta caiena, sal marinho e suco de ½ lima.
  • Almoço: sopa com cebola, alho, cenoura, gengibre, cúrcuma, suco de limão, cebolinhos, iogurte de coco, óleo de oliva e caldo de vegetais.
  • Jantar: hambúrguer detox feito com 320 g de feijão preto, 1 xícara de quinoa, 1 colher de sopa de linhaça, 1 dente de alho moído, 1 colher de chá de coentro moído, 1 colher de chá de cominho moído, 2 cebolinhas picadas, 1 punhado de salsinha picada, suco de ½ limão, 2 colheres de sopa de óleo de oliva, sal e pimenta. Para fazer o hambúrguer: juntar todos os ingredientes com exceção do sal e da pimenta e levar ao processador até misturar. Temperar com sal e pimenta e usar as mãos para fazer o formato do hambúrguer. Colocar em uma forma untada com óleo de oliva e levar para assar por 20 minutos ou até dourar em um forno preaquecido a 220º C. Após pronto, servir com alface, rúcula abacate, cebola e mostarda dijon.

Dia 2

  • Café da manhã: água morna com limão (assim que acordar), smoothie/shake com nozes, cacau puro em pó, sementes de linhaça, suco orgânico de grama, suco de romã, mirtilo e gengibre e um punhado de amêndoas cruas.
  • Lanche da manhã: ervilhas assadas e temperadas com óleo de coco, sal marinho, pimenta chili em pó, páprica defumada e cominho moído.
  • Almoço: prato com quinoa, brócolis, feijão azuki, óleo de oliva, sal e pimenta temperados com miso branco (da variedade mais suave), vinagre balsâmico tradicional, vinagre balsâmico branco, óleo de gergelim e óleo de oliva.
  • Jantar: salmão com caldo de frutos do mar, sementes de gergelim e bok choy (acelga chinesa).

Dia 3

  • Café da manhã: água morna com limão (assim que acordar), smoothie/shake com mirtilo, espinafre, água de coco, sementes de chia, pólen de abelha, proteína de cânhamo em pó e cacau.
  • Lanche da manhã: cenouras e pepinos fatiados com húmus de abacate.
  • Almoço: beterraba assada, couve assada, grão-de-bico, abacate e sementes de abóbora temperados com folhas de hortelã, chalota, vinagre balsâmico branco, vinagre balsâmico vermelho, suco de limão, óleo de oliva extra virgem, sal e pimenta.
  • Jantar: frango com molho curry vegetal

Atenção!

Antes de aderir a uma dieta detox, consulte seu médico e/ou nutricionista para verificar se é realmente seguro para sua saúde que você siga esse tipo de programa alimentar. Isso porque as dietas detox podem trazer prejuízos à saúde, especialmente se forem feitas sem o acompanhamento de um profissional de saúde.

Para as pessoas que têm uma rotina agitada por conta de estudos, trabalho e/ou obrigações familiares ou pratica atividades físicas com frequência, as dietas detox não são indicadas. É que o programa alimentar não oferece a quantidade de energia suficiente para executar todas essas atividades, podendo gerar tontura, fraqueza, mal-estar e até desmaios.

Já para quem possui diabetes ou deseja prevenir-se contra a doença, uma dieta baseada em sucos, como a detox, também não é uma boa escolha. A explicação é que os sucos têm menos fibras do que as frutas em sua forma original.

Com um menor teor de fibras, eles têm o seu índice glicêmico elevado. Quanto uma bebida ou comida apresenta um alto índice glicêmico, os níveis de açúcar no sangue crescem rapidamente, uma maior quantidade de insulina é liberada e esses picos de glicose e do hormônio podem causar resistência à insulina, o que aumenta as chances de desenvolvimento do diabetes.

Outra crítica à dieta detox é que como ela não pode ser seguida por muito tempo, pelo fato de prescrever o consumo de poucas calorias, quando a pessoa retorna a sua alimentação normal, corre sérios riscos de sofrer o efeito sanfona, recuperando rapidamente os quilos que foram perdidos.

Além disso, vale lembrar que o corpo humano já possui um órgão responsável por se livrar das toxinas: o fígado. Porém, é bem verdade que ele ganha uma forcinha com alimentos como brócolis, couve-flor, raiz-forte, berinjela, uva e cereja que são fontes de antocianinas, que contêm enzimas responsáveis pelo processo de desintoxicação.

Entretanto, para se beneficiar das antocianinas dessas comidas, recomenda-se consumi-las com frequência na dieta e não somente durante um período curto de tempo.

Você seria capaz de fazer a dieta detox 3 dias? Quais seriam suas maiores dificuldades? Conhece alguém que já fez e tenha conseguido emagrecer? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (12 votos, média: 4,50 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

Deixe um comentário