detox dieta

20 Poderosos Alimentos Para Dieta Detox

A conexão entre o corpo e a mente é muito real, com a forma como seu corpo se sente tendo um grande papel em como seu cérebro funciona e se você experimenta um estado de bem-estar ou não. Se manter livre de toxinas, radicais livres e outras coisas que podem acabar dentro de você é essencial para manter uma vida saudável.

Você perceberá que muitos desses alimentos para dieta detox ajudam o fígado e fazê-lo funcionar com capacidade total pode ter benefícios duradouros no corpo.

Alcachofra

A alcachofra ajuda o fígado a funcionar bem, o que em retorno te ajuda a eliminar toxinas e outras coisas que seu corpo não precisa. Ela aumenta a produção de bile no fígado, e já que a bile ajuda a quebrar alimentos, o que ajuda seu corpo a usar os nutrientes dentro deles, um aumento na produção de bile geralmente é uma coisa boa.

Além de todos os benefícios ao seu fígado, ela também é rica em fibras, proteína, magnésio, ácido fólico e potássio. É simplesmente um bom alimento para adicionar à sua dieta para ficar saudável e manter seu fígado feliz.

Aspargo

Além de ser um vegetal saboroso, o aspargo é um dos bons alimentos para dieta detox. Não apenas ele ajuda a desintoxicar o corpo, ele pode te ajudar a lutar a batalha contra o envelhecimento, te proteger do câncer, ajudar seu coração a ficar saudável, e é um alimento anti-inflamatório.

Ele também é conhecido por ajudar com a drenagem do fígado, o que pode soar como uma coisa ruim, mas já que o fígado é responsável por filtrar o material tóxico dos alimentos e bebidas que consumimos, qualquer coisa que ajude sua drenagem está te fazendo um favor.

Abacate

Devido às suas fibras e antioxidantes, esse é um alimento que está em muitas listas detox. Muitas pessoas o evitam porque ele é rico em gorduras, mas desde que a diferença entre gorduras boas e ruins se tornou mais conhecida, ele está ganhando o respeito que merece.

Não pense que a guacamole que você pode colocar na sua refeição em um restaurante de fast food vai ajudar com a detox. Opte por abacates orgânicos e os consuma sem outros ingredientes para ter o benefício completo.

Beterraba

Você pode só ver beterraba quando pede uma salada grega, mas deve fazer um esforço maior para incluí-la no seu cardápio regular e definitivamente comê-la se você está procurando alimentos para dieta detox. Há muitos benefícios diferentes, e é fácil ver por que ela é frequentemente chamada de um super alimento.

Quando você está desintoxicando, ela te ajuda a se certificar de que as toxinas que você está eliminando realmente saiam do corpo. Muitas limpezas detox dão errado quando as toxinas são reintroduzidas no corpo porque não conseguem sair. A beterraba também ajuda com os radicais livres, fazendo dela uma ajuda contra o câncer.

Brócolis

Você provavelmente está cansada de ver o brócolis aparecer em todo lugar sempre que alimentos saudáveis são mencionados. Mas isso é porque ele é muito nutritivo. Por que ele deve estar na sua lista de alimentos da sua dieta detox? Ele trabalha especificamente com as enzimas do seu fígado para transformar as toxinas em algo que seu corpo possa eliminar facilmente.

Se você quer formas de fazer o brócolis ter um sabor melhor, tente mudar a forma como você o cozinha ou considere comê-lo cru. Mas não o coloque no micro-ondas ou ele não terá as mesmas propriedades.

Repolho

Não deixe que a Dieta da Sopa de Repolho te faça evitar esse vegetal. Como a maioria das coisas que viram moda, essa dieta tem alguns fatos verdadeiros, mas você não precisa ir a extremos. O repolho ajuda seu fígado com o subproduto sendo um colesterol mais baixo, então há mais de uma razão para incluir esse vegetal.

Além de limpar seu fígado, o repolho irá ajudar a fazer seu intestino funcionar, o que te ajuda a expelir toxinas.

Dente-de-leão

Fígado feliz, vida saudável é o lema aqui, e o dente-de-leão pode te ajudar na sua jornada para um fígado saudável que faz o que deve. Essa planta é considerada uma erva pela maioria dos que gostam de jardinagem, mas ela tem muitas propriedades de cura para o fígado, e assim não deve ser ignorada em uma detox.

O dente-de-leão tem sido usado para tratar problemas no fígado há centenas de anos, mas você não tem que esperar que seu fígado reclame para conseguir os benefícios. Fortalecer um fígado já saudável irá criar muitos resultados bons e vale a pena usar o dente-de-leão em uma limpeza.

Alho

Muitas dietas detox listam o alho como uma peça crucial. A razão é que o alho melhora o sistema imune e ajuda o fígado. Uma coisa boa sobre o alho é que você pode aumentar sua ingestão sem se preocupar se seu corpo vai se acostumar e criar resistência.

Outro aspecto positivo é que ele pode ajudar a dar sabor a alimentos sem gosto que você irá comer ao escolher alimentos para dieta detox. Mas se você não gosta do sabor do alho, você ainda pode ter seus benefícios na forma de suplemento.

Gengibre

Essa é uma raiz cujo valor medicinal data das civilizações chinesas antigas, e ainda se acredita que ela pode oferecer muitos benefícios. Frequentemente usada em um chá ou outra bebida, você também pode colocá-la em alimentos. Ela ajuda a função do fígado e tem propriedades adstringentes.

Algumas dietas detox pedem que se mastigue o gengibre. Você também pode descobrir que adicioná-la à água quente faz a água ter um sabor melhor. Basicamente, qualquer forma que você possa pensar de colocá-la em seu sistema será benéfica, especialmente se você sofre de gordura no fígado causada por muito álcool ou muitos alimentos e bebidas tóxicos.

Toranja

O suco rico em fibras e nutrientes da toranja é bom para o detox e pode fazer seu corpo entrar em ação para se desintoxicar. Tudo depende de encher o corpo de coisas boas enquanto o ajuda a eliminar as coisas ruins. Os efeitos da toranja na perda de peso são bem estabelecidos, e uma razão pode ser porque ela faz o fígado queimar gordura.

O grande benefício da toranja é que ela faz seu fígado funcionar e o deixa pronto para a ação enquanto oferece ao resto dos seus órgãos um suco de fruta cheio de nutrientes. É um ótimo alimento detox.

Chá Verde

O chá verde frequentemente é uma ótima adição a qualquer programa detox por causa de seu valor antioxidante. Antioxidantes são úteis porque eles ajudam a procurar e matar radicais livres antes que eles possam causar danos. Essa é uma ótima bebida apenas por isso.

Ter um bom estado mental é uma questão de saber que você está fazendo o melhor pelo seu corpo. Isso pode ser uma coisa tão simples quanto substituir refrigerantes e sucos por chá verde, assim você pode beneficiar seu corpo ao invés de machucá-lo.

Couve

Dr. Oz inclui a couve em sua Limpeza de 48 Horas e recomenda colocá-la em vitaminas. De qualquer forma que você a coloque no seu corpo, os benefícios são que ela contém muitos nutrientes e também age como uma forma de ajudar a limpar os rins, órgãos que devem ser limpos em qualquer detox.

Esse vegetal é tão bom para você que ele é frequentemente recomendado a pacientes que seguem uma dieta recomendada por médicos quando estão combatendo doenças nos rins. Ela é rica em muitos antioxidantes e tem propriedades anti-inflamatórias, sem mencionar as vitaminas e minerais que ela contém.

Capim-Limão

Essa é uma erva que é usada na Tailândia e outras partes do mundo como uma forma natural de limpar vários órgãos de uma vez. Ela não apenas ajuda o fígado, mas também os rins, bexiga e o trato digestivo. Benefícios de usá-la na cozinha, ou beber como um chá incluem pele melhor, melhor circulação e digestão.

Ela é mais usada como um chá nas detox, e há várias receitas que você pode experimentar até encontrar a que gosta mais.

Limão

O limão e suco de limão são frequentemente mencionados nas detox, e há até Dietas Detox do Limão. É uma simples questão de adicionar suco de limão à água e beber. Isso supostamente elimina toxinas do corpo. Algumas pessoas adicionam pimenta caiena e adoçam com açúcar, mas o açúcar não é recomendado se você quer o efeito de desintoxicação.

Ele ajuda com a digestão e você pode beber uma xícara de água quente com limão para preparar seu sistema digestivo para o dia.

Azeite de Oliva

Algumas limpezas do fígado pedem azeite de oliva misturado com suco de frutas para fazer o fígado expelir as pedras da vesícula. Mas além disso, o azeite de oliva deve ser seu óleo de escolha para cozinhar quando você está fazendo uma detox. Isso porque ele tem muitas propriedades e é uma escolha melhor e gordura do que a maioria das outras opções.

Apenas se certifique de não esquentá-lo muito. Use-o como um molho para salada para ajudar coisas como folhas verdes descerem melhor.

Alga Marinha

Isso provavelmente não entra no seu cardápio a não ser que esteja em volta de um pedaço de sushi, mas a alga tem muitos nutrientes e antioxidantes. Se você está tentando encontrar mais alimentos detox para seu corpo, não escolha a nori, usada no sushi, mas sim a kelp, que oferece mais benefícios e não tem o sal da nori.

A kelp é usada na cozinha asiática e pode ser encontrada em sopas. É uma ótima forma de comê-la em uma detox, e ela é fácil de digerir, além de ser saborosa.

Açafrão

Essa é uma erva que geralmente aparece como um chá, e tem sido estudada com relação ao efeito que tem no fígado. Dizem que você pode fazer uma detox usando apenas o chá de açafrão e bebendo por uma semana junto com uma dieta saudável.

Se você está simplesmente buscando uma forma de adicionar alimentos desintoxicantes à sua dieta, seria bom ter o açafrão em mãos e colocá-lo no lugar de outra bebida para ter seus benefícios.

Água

A água é frequentemente ignorada, mas é muito importante para todos os seus órgãos e para eliminar toxinas do corpo. Se você está se exercitando e fazendo sauna para ajudar a eliminar toxinas, ela se torna ainda mais importante.

Se você não está acostumada a beber água, se certifique de aumentar sua ingestão um copo por vez, assim você não se sobrecarrega. Seus rins não saberão o que fazer se não estão acostumados a receber água e então receberem muita.

Agrião

Dá ao seu fígado uma grande ajuda na limpeza. Se você gosta de vitaminas para sua detox, essa é uma ótima forma de consumir o agrião. Você também pode tentar adicioná-lo a uma salada, mas você pode querer se certificar de que gosta do sabor antes. É um gosto adquirido para alguns, e uma fonte de desprazer para outros.

Ele ajuda a liberar enzimas no fígado que limpam e se livram das toxinas. Uma ótima forma de fazer bem a si mesma!

Erva de Trigo

Todos os loucos que tomam vitaminas de erva de trigo há anos sabiam de alguma coisa. Ela ajuda muito seu fígado e pode te ajudar a se sentir bem o dia todo por suas propriedades alcalinas.

Ela também abaixa seus níveis de açúcar no sangue e coloca seu metabolismo nos trilhos. É simplesmente um ótimo alimento para consumir, e combate qualquer porcaria que você pode ter comido no passado. Mostre ao seu corpo que você o ama.

+ 4 Coisas a Evitar

Álcool

O álcool tem um efeito muito tóxico no fígado, e irá desfazer todo o seu trabalho com a detox. Ele pode sozinho causar gordura no fígado, ou pode contribuir para isso. Quando seu fígado está cheio de toxinas, seu corpo todo sofre. Tente eliminar ou pelo menos diminuir muito seu consumo de álcool durante a detox.

Bebidas Cafeinadas

Bebidas com cafeína têm um efeito desidratante no corpo, e fazem o fígado trabalhar mais para processar a cafeína. Você tem que beber muito mais água para eliminar os efeitos desidratantes que elas causam, então é mais fácil evitá-las em uma detox.

Doces e Chocolates

Excesso de açúcar também irá causar estresse ao seu fígado, e irá impedir a limpeza. Tente cortar esses alimentos. Você verá que conforme elimina toxinas do corpo, você terá menos vontade de comer esses alimentos, mas você tem que desistir deles para que isso aconteça.

Comer Demais

Sobrecarregar seu sistema digestivo faz com que ele fique preguiçoso, e pode levar a acúmulo de toxinas. Enquanto você está tentando desintoxicar, você quer ter certeza de que para de comer quando está quase cheia, e que você come alimentos frescos, ricos em fibras e nutrientes.

Tenha em mente de que nenhum dos alimentos para dieta detox dessa lista é mágico e que você pode focar nele para limpar seu corpo todo. Considere aumentar sua ingestão de tantos quanto puder. Alguns podem ser difíceis de incorporar, porque você não os encontra ou porque não consegue se ver comendo-os. Apenas faça o melhor que puder com um plano detox que funcione para você e com o qual se sinta bem.

Você já fez alguma dieta detox? Quais desses alimentos você prefere? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (12 votos, média: 4,58 de 5)
Loading...
Revisão Geral pela Dra. Patrícia Leite - (no G+)



ARTIGOS RELACIONADOS

2 comentários

  1. Eu tomo suco detox todos os dias. Os resultados são incríveis, além de perder 8kg em 2 meses, eu me sinto muito melhor e com mais disposição.

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

*