A Dieta do Melão Emagrece? Como Funciona?

Especialista:
atualizado em 24/04/2020

Já percebeu que existe uma porção de dietas que prometem ajudar a perder os indesejados e quilinhos em excesso? Antes de seguir uma delas, é fundamental conhecer mais sobre o método.

Vamos falar sobre um desses programas alimentares mais abaixo. Ele tem como base o melão, uma fruta composta por cerca de 30 calorias a cada porção de 100 g e que serve como fonte de nutrientes como carboidratos, proteínas, fibras, cálcio, manganês, magnésio, fósforo, ferro, potássio, zinco e vitamina C, conforme a Tabela Brasileira de Composição de Alimentos (TACO).

Não é à toa que existem inúmeros benefícios do melão para a saúde e boa forma. Mas será que a dieta do melão emagrece de verdade? E como será que ela funciona? Vamos entender isso agora.

Como funciona a dieta do melão? 

As promessas dos proponentes da dieta do melão incluem a perda de peso, a queima de gordura e a diminuição dos desejos por comidinhas não saudáveis.

Criada como parte da tradição da yoga, o programa alimentar tem a duração de 21 dias e incentiva a ingestão de melão cantalupo (meloa) e frutas similares como melancia e mamão.

A dieta libera a ingestão de água com suco de limão e adoçante. Entretanto, qualquer outro tipo de bebida como suco, café, refrigerante e bebidas esportivas tem o seu consumo proibido.

Durante a realização da dieta, que tem duração de 21 dias, também existe a orientação de não tomar vitaminas e praticar poucas atividades físicas.

O cardápio da dieta do melão

Durante os primeiros nove dias do programa alimentar, os praticantes do método são aconselhados a intercalar o consumo de melão, melancia e mamão com bastante água a cada três dias, juntamente com o consumo de alimentos leves, saudáveis e nutritivos.

As frutas podem ser ingeridas inteiras, em forma de purê, amassadinhas com gelo, com suco de limão ou adoçante.

Existem ainda receitas como o suco detox com melão, as receitas de vitamina de melão e todas as equivalentes utilizando as outras duas frutas.

A seguir, você confere um exemplo de como a divisão da dieta pode ficar:

  • Dia 1 a dia 3: melão;
  • Dia 4 ao dia 6: melancia;
  • Dia 7 ao dia 9: mamão.

A partir do décimo até o décimo segundo dia, a regra é incluir a água com suco de limão e adoçante no lugar das frutas, lembrando sempre de manter uma dieta com alimentos leves, saudáveis e nutritivos.

Depois disso, do décimo terceiro dia até o último dia com o regime, a recomendação é repetir a sequência do consumo das frutas, igual ao que aconteceu nos primeiros dias do programa alimentar.

Consuma também durante o dia bastantes vegetais verdes folhosos, que não sejam ricos em amidos, como alface ou aipo, pipoca estourada no ar quente (sem óleo) ou proteína em pó, que não tenha adição de vitaminas, misturada com água.

A dieta do melão emagrece? 

Ao determinar o consumo de frutas como o melão, a melancia e o mamão acompanhados de seus benefícios para a saúde e boa forma, a dieta do melão traz uma diminuição na quantidade de calorias consumidas, o que pode promover a perda de peso.

Com ela, o melão pode estar presente em várias refeições ao longo do dia, como na salada de frutas, num suco detox ou no lanche da tarde no lugar de um sanduíche calórico, por exemplo, carregando os benefícios do melão para o seu dia a dia e transformando-o em um coadjuvante importante para seu emagrecimento por conta de:

Dessa forma, a dieta do melão emagrece porque você estará substituindo refeições e ingredientes mais calóricos pelas frutas como o melão em sua rotina junto com outros alimentos leves e saudáveis.

Vídeos:

Gostou das dicas?

Você já tinha ouvido falar que a dieta do melão emagrece? O que achou do modo como ela funciona? Arriscaria a sua saúde por conta desse programa alimentar? Comente abaixo.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (8 votos, média: 4,25 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

Deixe um comentário

1 comentário em “A Dieta do Melão Emagrece? Como Funciona?”