13 benefícios do cantalupo – Para que serve e propriedades

Especialista da área:
atualizado em 15/09/2021

O cantalupo, cantaloupe, ou ainda melão japonês, é um tipo de melão rico em substâncias antioxidantes, fitonutrientes e eletrólitos que trazem vários benefícios para a saúde. Trata-se de uma fruta pertencente à família Cucurbitacaea, e seu peso pode variar de 0,5 a 5 kg. A espécie do fruto é a Cucumis melo. Ela é amplamente cultivada nos EUA e na Europa, embora sua origem seja da África, Irã e Índia.

  Continua Depois da Publicidade  

O melão cantaloupe é muito rico em carotenoides, vitamina C e fibras.

Confira abaixo os principais benefícios e propriedades do mamão cantalupo e veja como essa fruta é tão saudável e nutritiva.

Propriedades

melão cantalupo

Dentre as principais propriedades do cantalupo estão o alto poder nutritivo e o seu baixo teor calórico.

O betacaroteno, um tipo de carotenoide presente no cantalupo, é um pigmento que fornece cor a frutas e legumes. No organismo, o betacaroteno é convertido em vitamina A, um excelente antioxidante que ajuda a combater radicais livres que danificam as células do corpo. Além disso, a vitamina A é essencial para a saúde dos olhos, para um sistema imunológico forte e glóbulos vermelhos saudáveis.

Os fitonutrientes presentes no cantalupo, como os carotenoides e as cucurbitacinas, apresentam propriedades antioxidantes poderosas que vêm sendo associadas à prevenção de diversas doenças como o câncer, doenças cardiovasculares e condições neurodegenerativas.

Além das propriedades nutritivas e antioxidantes, o cantalupo apresenta propriedades anti-inflamatórias que fortalecem o sistema imunológico.

A vitamina C, presente em grande quantidade no melão cantaloupe, está envolvida em diversos processos importantes no nosso organismo, como na produção de colágeno nos ossos, vasos sanguíneos, cartilagem e músculo. Também há indícios de que a vitamina C pode ter um papel importante no tratamento de doenças respiratórias e até mesmo alguns tipos de câncer.

O cantalupo é rico em fibras e o consumo regular desse nutriente, além de prevenir a prisão de ventre, traz diversos benefícios. Uma dieta rica em fibras pode reduzir o risco de desenvolver doenças cardíacas e diabetes, além de ajudar em processos de perda de peso ao aumentar a a sensação de saciedade.

O melão apresenta uma quantidade significativa de vitaminas, minerais e carotenoides que são essenciais para o bom funcionamento do nosso organismo. Veja a seguir a quantidade desses nutrientes em uma porção de 100 gramas de melão.

  Continua Depois da Publicidade  

Dentre os macronutrientes, essa mesma poção de melão cantalupo apresenta 34 kcal, 8,1 gramas de carboidratos, 7,9 gramas de açúcar, 0,9 gramas de fibras, 0,3 gramas de gordura e 0,9 gramas de proteínas.

ComponentePor porção de 100 g
Calorias34 kcal
Proteínas0,9 g
Carboidratos8,1 g
Açúcar7,9 g
Fibras0,9 g
Gorduras0,3 g
Fonte: site Medical News Today

Benefícios do cantalupo

melao cantalupo cantaloupe japonês

1. Fonte de antioxidantes como vitamina A e C

A presença de antioxidantes como a vitamina A e vitamina C ajuda a combater danos causados pelos radicais livres que podem levar ao estresse oxidativo.

O cantalupo apresenta dois tipos de antioxidantes constituintes da vitamina A, que são o betacaroteno e o alfacaroteno. Ambos são substâncias carotenoides que apresentam alguns derivados, como a luteína, a betacriptoxantina e a zeaxantina.

Estudos demonstram que esses compostos são capazes de reduzir processos inflamatórios e danos causados por radicais livres. Esse efeito acaba protegendo o organismo de diversas doenças desencadeadas por danos celulares ou processos inflamatórios, como por exemplo câncer de cólon, mama, endométrio, pulmão e pâncreas.

2. Anti-inflamatório

Estudos científicos vêm demonstrando que as pessoas que consomem melão cantalupo possuem menores níveis de proteína C-reativa (PCR), que é uma proteína marcadora amplamente utilizada para avaliar os níveis de inflamação no organismo.

As propriedades anti-inflamatórias do melão cantaloupe decorrem da presença de cucurbitacinas, incluindo a cucurbitacina B e E, que agem no alívio da dor e dos sintomas causados por doenças inflamatórias, incluindo a artrite.

3. Saúde do coração

estetoscópio e coração

Muitos problemas de coração como colesterol alto, pressão arterial elevada, ataque cardíaco ou derrame começam com um processo de inflamação e estresse oxidativo crônico. A aterosclerose é um exemplo de uma doença cardíaca que está associada a altos níveis de inflamação.

As cucurbitacinas presentes no melão cantaloupe podem ser úteis no tratamento de diversas condições cardíacas devido às suas propriedades anti-inflamatórias.

  Continua Depois da Publicidade  

4. Sistema imunológico mais forte

Os carotenoides e as substâncias antioxidantes encontradas no cantalupo são conhecidos por aumentar a imunidade. Estudos científicos mostram que o betacaroteno, por exemplo, pode melhorar a função de células imunes.

Além do betacaroteno, a vitamina C, vitamina A e compostos fitoquímicos ajudam a criar uma linha de defesa eficaz para o sistema imunológico, combatendo vírus, bactérias e outras substâncias tóxicas presentes no organismo

A presença de folato ou vitamina B9 no cantalupo é bom especialmente para grávidas, já que essa substância ajuda a prevenir defeitos congênitos no feto. É indicado que mulheres grávidas consumam cerca de 400 a 600 microgramas de folato por dia.

Além disso o folato pode ajudar no combate à perda de memória resultante do envelhecimento.

5. Recuperação muscular

O potássio presente no cantalupo é um mineral importante que ajuda a regularizar a frequência cardíaca e a pressão arterial.

Além disso, o potássio encontrado no cantalupo é um nutriente essencial para atletas e praticantes de atividades físicas. Ele é um vasodilatador que atua liberando a tensão dos vasos sanguíneos, aumentando o fluxo sanguíneo no corpo. Isso promove uma recuperação muscular mais rápida e reduz o estresse no organismo gerado pela rotina de treinos.

6. Saúde dos olhos

O cantalupo fornece diversos nutrientes que desempenham um papel importante na proteção da saúde ocular como betacaroteno, vitamina A, vitamina C, luteína e zeaxantina.

A zeaxantina, por exemplo, é um carotenoide importante que é absorvido pela retina dos olhos. Uma vez absorvida, ela atua em funções antioxidantes e de filtragem de luz ultravioleta nos olhos. Estudos também mostram que carotenoides em geral ajudam a retardar alguns processos que afetam a retina e que podem causar a degeneração macular resultando em casos de catarata.

Além disso, diversas pesquisas mostram que uma deficiência de vitamina A ou C grave pode causar glaucoma e degeneração macular ou um espessamento da córnea, que em última instância levam à cegueira.

De acordo com o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos, 1 xícara de cantalupo contém mais de 100% do valor diário recomendado de vitamina C.

7. Saúde da pele e cabelos

mulher cuidando da pele na frente do espelho

Assim como o olho, há também benefícios do cantalupo para a saúde da pele. A maioria dos alimentos de cor laranja, são uma ótima fonte de carotenoides que podem reduzir o risco de desenvolver câncer de pele.

Eles também são úteis para aliviar a dor e danos na pele associados a queimaduras solares e prevenir sinais de envelhecimento da pele como rugas, descoloração e marcas associadas à idade.

O alto teor de vitamina A é ótimo para a hidratação da pele e dos cabelos, e para tratar casos de irritação e vermelhidão na pele devido a suas propriedades calmantes.

8. Digestão

Por ser uma fruta rica em água, há benefícios do cantalupo para a digestão. A alta porcentagem de água é ideal para manter o trato digestivo hidratado, desintoxicar o corpo e expelir de forma adequada quaisquer toxinas presentes no intestino.

Além disso, este melão é rico em fibras que ajudam a regular os movimentos intestinais e o processo digestivo como um todo. Uma dieta rica em fibras ajuda a evitar problemas como prisão de ventre (constipação) e inchaço.

9. Controle da diabetes

Pesquisas indicam que o melão cantaloupe está relacionado a uma melhor regulação do metabolismo de insulina e açúcar no sangue. Isso previne problemas como picos de açúcar no sangue e hipoglicemia, que são muito comuns para quem sofre de diabetes.

10. Controle da pressão arterial

medindo a pressão sanguínea

Como já mencionado, o potássio está presente em grandes quantidades no cantalupo. Ele é um vasodilatador que atua relaxando os vasos sanguíneos, o que pode reduzir a pressão arterial.

As consequências, no entanto, vão além da redução da pressão alta e incluem melhora do humor, já que a pressão alta pode desencadear a liberação de cortisol (hormônio do estresse), aumento do fluxo sanguíneo e oxigênio para o cérebro e redução dos sintomas de ansiedade.

11. Regulação do pH

O melão cantaloupe é capaz de ajudar a regular o desequilíbrio de pH no organismo, porque ele é um alimento considerado alcalino. Assim, é possível neutralizar locais no organismo em que o pH está ácido demais, como por exemplo, o estômago de pessoas que sofrem com produção excessiva de ácido gástrico ou refluxo.

12. Perda de peso

O cantalupo apresenta apenas 34 calorias em uma porção de 100 gramas. Além disso, por ser rico em água e nutrientes e possuir ainda um baixíssimo índice de gordura, ele pode até ajudar na perda de peso. A presença das fibras encontradas nessa fruta garantem uma sensação de saciedade que reduz a fome.

13. Hidratação

Como o melão cantaloupe tem um teor bastante alto de água em sua composição total (quase 90%), um dos seus benefícios é o de manter a hidratação do organismo.

A hidratação é essencial para diversas funções vitais do nosso organismo, incluindo a saúde do coração. Quando o corpo está desidratado, o coração precisa trabalhar mais para conseguir bombear o sangue de maneira adequada. Além disso, uma boa hidratação pode ajudar em processos digestivos, manter os rins saudáveis e manter a pressão arterial normal.

A desidratação, mesmo que leve, pode resultar em problemas como tontura, pele e boca secas, dor de cabeça e constipação. Claro que nada substitui a água em si, porém o consumo de frutos ricos em água como o melão pode ajudar na manutenção da hidratação.

Dicas

Para escolher o melão cantaloupe, procure um com a casca amarelada ou alaranjada com quase nenhuma parte verde, o que indica que ele está maduro. Além disso, seu cheiro deve ser adocicado e sua casca não deve apresentar sinais de descoloração ou rachaduras. Escolha uma fruta um pouco mais pesada, que indica que ela é mais rica em água e nutrientes.

É possível criar várias receitas com melão cantaloupe além do consumo da fruta in natura. Um smoothie de melão, por exemplo, pode ser preparado com iogurte ou outro ingrediente de sua preferência.

Uma salada de melão combinada como manjericão, queijo mussarela, cebola, vinagre de vinho tinto e azeitonas também resulta em um prato delicioso. Algumas pessoas comem o melão cantaloupe grelhado ou assado, ressaltando o doce natural da fruta.

Considere incorporar a fruta em sua dieta para aproveitar todos os benefícios do cantalupo e ter uma qualidade de vida cada vez melhor.

Tabela nutricional de vitaminas e minerais

Confira a seguir a tabela nutricional de micronutrientes por 100 g do melão cantalupo:

ComponentePor porção de 100 g
Vitamina A (RAE)152,5 mcg
Vitamina C36,7 mg
Vitamina K2,5 mg
Potássio267,2 mg
Folato21 mcg
Fósforo15 mg
Fluoreto1 mcg
Magnésio12 mg
Sódio16 mg
Cálcio9 mg
Ferro0,2 mg
Betacaroteno 1,8 mcg
Luteína + zeaxantina26 mcg
Gama-tocoferol0,1 mg
Fonte: site Medical News Today
Fontes e referências adicionais

Você já conhecia a fruta e os benefícios do cantalupo para a nossa saúde? Já experimentou e a utilizou em receitas? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (4 votos, média 4,75)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário