Dieta japonesa – Como funciona, cardápio e dicas

atualizado em

Criada para estimular a perda rápida de peso, a dieta japonesa promete reduzir de 6 kg a 8 kg em uma semana de dieta.

Entretanto, a redução de peso varia de pessoa para pessoa, conforme seu estado de saúde, peso, hábitos de vida e produção hormonal, por exemplo.

Como funciona

dieta japonesa

O cardápio não é baseado nos pratos típicos da cultura japonesa com os quais estamos acostumados. Inclusive, por falar nisso, você vai gostar de saber se a comida japonesa que estamos acostumados a consumir engorda.

As refeições da dieta japonesa contam com frutas, legumes e verduras. Mas é difícil manter a dieta, pois ela permite fazer só três refeições diárias e com pouca comida. Além disso, ela restringe os carboidratos e até proteínas de origem animal.

Em geral, a dieta japonesa se baseia no consumo de pequenos pratos, com ingredientes simples, frescos e sazonais, que devem ser minimamente processados.

  Continua Depois da Publicidade  

Além disso, o consumo de chás e cafés é permitido, e uma dica importante é beber bastante água ao longo do dia para desintoxicar o corpo e ajudar a controlar a fome. A água tem um efeito diurético natural que ajuda a eliminar os fluidos retidos no corpo, junto com as toxinas.

As fibras presentes nos vegetais ingeridos na dieta também precisam de água para adicionar volume às fezes, facilitando assim o fluxo intestinal. Entenda como a água ajuda a perda de peso.

Veja abaixo o vídeo da nossa nutricionista falando sobre o motivo dos japoneses serem magros, ou continue a leitura mais abaixo, para ver o cardápio, dicas e cuidados da dieta japonesa.

Vídeo: Porque os japoneses são magros

Dieta barata

A dieta japonesa não é difícil de seguir. Os alimentos utilizados são de fácil acesso e custo baixo. Os alimentos básicos da dieta japonesa são uma boa fonte de proteína, que pode ser o frango ou os ovos, por exemplo, além de frutas e vegetais. Todos são alimentos bastante acessíveis e baratos.

  Continua Depois da Publicidade  

Em algumas versões da dieta, o arroz cozido no vapor e o macarrão também estão liberados, mas nesse caso trata-se mais de uma reeducação alimentar do que de uma dieta para emagrecimento rápido.

Dicas

  • Motivação: A dieta japonesa pode proporcionar momentos de desânimo e grande ansiedade. Se você quiser realmente seguir esta dieta, deve lembrar dos resultados que está buscando;
  • Não pule refeições: Seu corpo já estará deficiente em relação à uma alimentação normal, então não pule refeições, já que você só terá 3 ao dia;
  • Exercícios físicos: Lembre-se que carboidratos são fundamentais para quem pratica atividades físicas intensas, então mantenha o corpo em movimento durante a dieta, mas de forma moderada;
  • Estilo de vida: Os japoneses estão entre as pessoas mais saudáveis do mundo. Eles têm a maior expectativa de vida, além de ter a menor taxa de obesidade. Adote esse novo estilo de vida. Confira por que a dieta japonesa faz as pessoas viverem mais.

Cardápio da dieta japonesa

A seguir, você verá o cardápio da dieta japonesa durante os 7 dias da semana.

Segunda-feira:

  • Café da manhã: Café ou chá com adoçante;
  • Almoço: Dois ovos cozidos com sal e verduras;
  • Jantar: Um bife grande com salada de pepino e alface.

Terça-feira:

  • Café da manhã: Café ou chá com adoçante e um biscoito água e sal;
  • Almoço: Verduras e frutas, e um bife grande;
  • Jantar: Apenas presunto, à vontade.

Quarta-feira:

  • Café da manhã: Café ou chá com adoçante, e um biscoito água e sal;
  • Almoço: Dois ovos cozidos, salada de folhas verdes e tomate à vontade;
  • Jantar: Salada de repolho, cenoura e chuchu à vontade.

Quinta-feira:

  • Café da manhã: Café ou chá com adoçante, e um biscoito água e sal;
  • Almoço: Um ovo cozido, cenoura crua ou cozida à vontade, e uma fatia de queijo muçarela;
  • Jantar: Salada de frutas à vontade e um iogurte natural.

Sexta-feira:

  • Café da manhã: Café ou chá com biscoito água e sal;
  • Almoço: Tomate à vontade, e filé de peixe frito;
  • Jantar: Bife e salada de frutas à vontade.

Sábado:

  • Café da manhã: Café ou chá com biscoito água e sal;
  • Almoço: Frango assado a vontade;
  • Jantar: Dois ovos cozidos com sal.

Domingo:

  • Café da manhã: Café ou chá com biscoito água e sal;
  • Almoço: Um bife grande e frutas à vontade;
  • Jantar: Comer qualquer um dos alimentos já consumidos anteriormente nesta dieta.

Os perigos da dieta japonesa

Dietas restritivas como a dieta japonesa podem provocar grande perda de massa muscular e mal estar. Dessa maneira, a ideia é seguir a dieta por apenas sete dias e depois adotar uma alimentação saudável, não tão restritiva, pois o seu corpo poderá reagir negativamente à carência de carboidratos, proteínas, vitaminas e minerais imposta pela dieta.

Dessa maneira, mostra-se mais saudável investir em uma reeducação alimentar a longo prazo do que em uma dieta restritiva como esta

É importante que você priorize o seu bem-estar e analise suas reações. Então se tiver tonturas, fraquezas e outras reações adversas, você deverá suspender a dieta, e se for necessário, procurar ajuda médica.

  Continua Depois da Publicidade  

Conte ainda com o acompanhamento de um nutricionista durante todo o processo. O profissional poderá adaptar a dieta japonesa de modo que ela não seja tão restritiva e não prejudique tanto o seu organismo, privando-o dos nutrientes e da energia que ele precisa para funcionar adequadamente.

Aproveite para conferir vídeos da nossa nutricionista analisando se a comida japonesa engorda.

Vídeo: Comida japonesa engorda? Dicas e cuidados.

Você já ouviu falar da dieta japonesa? Acha que seria capaz de segui-la pelo tempo determinado? Comente abaixo!

Foi útil?
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition.

Deixe um comentário

102 comentários em “Dieta japonesa – Como funciona, cardápio e dicas”

  1. Gente, pode usar tempero nessa dieta? Por exemplo, azeite, alho, cebola, limão, vinagre…. Alguém sabe me dizer?

    Responder
  2. Ja fiz a dieta uma vez e perdi 6kilos em uma semana .ela funciona sim .e sobre atividades fisicas eu parei pq senti tontura ao andar na esteira .o pior e nao engerir açucar .a boca fica amarga ai no dia das frutas eu peguei as mais doces rsrsrs e cada mordida no biscoito de manhã è uma felicidade kkk .vou comça novamente hj .vamos lá gente força

    Responder
  3. Comecei a dieta dia 13/02/17 pesando 92,5 kg. Os 3 primeiros dias foram dificeis depois ja acostuma. Quando finalizar posto o resultado.

    Responder
    • Finalizei dia 19/02 pesando 88 kg. Emagrecimento 4.5kg. Seguinte por uma semana com alimentação mais saudavel e estou reiniciando 27/02 novamente pesando 86,7 kg, porem quero adicionar exercícios como vim fazendo esta semana. Estou satisfeito com os resultados. Recomendo.

      Responder
  4. vou comecar segunda feira e volta na proxima segunda para contar,estou pesando 74,500 ai falo para vcs quanto perde

    Responder
  5. Olá vou começar segunda dia 30/01/17, tomara que funcione para mim. pq eu já tentei quase tudo estou com 43 anos e peso 87 kg com apenas 1,67 de altura. vou tentar fazer por 14 dias. pretendo perder uns 10 kg. bjos sorte a todos que forem fazer.

    Responder
  6. Estou começando hoje com 75 kilos, vou fazer por 14 dias ,vou da uma palsa depois volto de novo pra contar se deu certo ,minha meta e 55 kilos vamos la foco !

    Responder
  7. Mais uma dica que esqueci de comentar: Ao invés de filé de peixe eu consumia o peixe natural, apenas tratado e frito não afetando negativamente os resultados. Só p lembrar: perdi 6 Kg em 7 dias, inacreditável média de 900 gramas por dia, nunca tinha visto isso, impressionante.

    Responder
  8. Quero deixar aqui meus agradecimentos aos criadores dessa maravilhosa dieta em forma de complementar, sem modificar, a dieta com o objetivo de torná-la menos severa.
    Fiz essa dieta 3 vezes, porém improvisei pequenas modificações na primeira o que causou total fracasso na dieta somente pelo fato de ter incluído ‘EMPANADO DE FRANGO’ ao cardápio, isso é o perfeito exemplo para termos total disciplina e obedecer a risca o que está descrito. Na segunda vez, agora consciente da importância de seguir corretamente o cardápio, me deparei com a imensa dificuldade de ingerir os legumes crus e sem temperos, ao ponto de ter ânsia de vômito e dessa forma FUI OBRIGADO a tomar uma decisão sob a ameaça de ter que interromper a dieta, por isso, tomei a liberdade de temperar toda a refeição com AZEITE DE OLIVA EXTRAVIRGEM, SAL e MOLHO DE PIMENTA, acertei em cheio na modificação, além dos resultados esperados tive extrema facilidade em ingerir os legumes sendo que a partir dessa modificação eu só não lambia o prato por educação de tanto que ficou delicioso. Acreditem, perdi 6 Kg em 7 dias foi difícil acreditar que a dieta realmente funcionava, isso pq eu já havia tentado outras dietas muito mais severas em vário sentidos e nunca obtive um resultado tão surpreendente, fiquei muito feliz. Outro trunfo dessa dieta está na questão da dificuldade em reaver os quilos perdidos, porém, pela minha indisciplina e pelos meus exageros na questão quantidade e tb pela falta de reeducação alimentar (pesquisem sobre LEPTINA) recuperei 4 Kg em mais ou menos 2 meses e me propus a fazer mais uma vez a dieta, agora a TERCEIRA. Nessa, resolvi fazer por 30 dias ininterruptos e quando chaguei no 15º dia só havia perdido apenas 8 Kg e então percebi o pq da razão da dieta ser de 7 dias. Mais uma vez, devido a irregularidade em meu modo de viver, pois tenho uma vida sedentária, consumia grandes quantidades de produtos industrializados, principalmente recheados, embutidos, refrigerantes e sorvetes, recuperei meus 8 Kg perdidos e ainda ganhei mais 5 Kg extras. Diante de toda essa experiência negativa relacionada ao consumo de alimentos processados e pelo meu modo de vida que resultou no aumento da minha Triglicéride, gordura no fígado e gota no joelho (sorte que não faço uso de fumo e bebida alcoólica senão seria ainda pior) tomei a decisão de modificar meus hábitos e mais uma vez fazer a DIETA JAPONES, agora vou me esforçar para ter uma vida mais saudável afinal tenho apenas 43 anos e peso 113 Kg, e isso, além dos problemas de saúde supracitado me faz sentir que tenho 60 ou mais anos. Desejo de coração que todos façam e tenham sucesso com tive, porém no meu caso não subi aproveitar os resultados. Quero acrescentar que minha esposa fez e só conseguiu perder 4 Kg e tb minha colega fez e perdeu apenas 3 Kg, eu até hoje não entendi pq funcionou perfeitamente comigo (6 Kg em 7 dias) e com elas não, apesar de terem seguido a risca a dieta.
    Boa sorte a todos!

    Responder
    • Olá,
      Fiz está dueta por algumas vezes… da primeira vez perdi 8 quilos., ficou mega feliz. Mas com k passar o tempo fui recuperando o peso das outra várias algumas não cons guia passar de 5 dias e perdia tudo o q tinha conseguido.
      Estou recomeçando hj é muito afim de seguir em frente

      Responder
      • Oi Rose. Fique atenta quanto aos prazos da Dieta, tanto em relação a duração quanto aos intervalos. Após a conquista da perda de peso não se pode abusar da alimentação, caso contrário recupera-se o peso perdido e ainda um pouco mais. Procure seguir a risca todas as recomendações. Boa sorte!

        Responder
  9. Galera, realmente essa dieta é maravilhosa. Perdi 4 quilos em uma semana. Poderia ter perdido mais. O problema é q não consegui seguir ela certinha. Rolou um chocolate ai..rsrs..mas aconselho…é ótima, a melhor q jà vi e fiz.

    Responder
  10. Estou no meu quinto dia da dieta japonesa e tive resultado de 4kg , mas tbm estou tomando sibutramina e oq esta me ajudando continuar a dieta pq não e facil de fazer temos q ser forte e ter forca de vontade da mta fraqueza no corpo tonturas, mas qm qr emagrecer essa e uma otima dieta

    Responder
  11. Estarei iniciando a dieta japonesa na segunda-feira. Não conhecia a dieta, a descobri essa semana, quando pesquisava sobre dietas na internet. Preciso perder 10 kg; por isso a escolhi e espero conseguir mante-la por 14 dias.

    Responder