É Possível Emagrecer com Laxante?

atualizado em

Muitas pessoas buscam emagrecer com laxante. Entenda agora por que o laxante não emagrece e por que isso não é uma boa ideia.

De todos os mitos relacionados à saúde que existem no mundo, a ideia de que existe um milagre, uma bala de prata para a perda de peso, pode estar entre as mais persistentes e prejudiciais.

Desde chás de desintoxicação a dietas da moda, inúmeros produtos e práticas são lançados todos os anos que afirmam serem maneiras fáceis, rápidas e inofensivas de perder peso.

Porém, apenas um hábito errado pode atrapalhar a sua perda de peso, e assim como todos os mitos de perda de peso, o uso de laxantes é mais uma prática errada e que dificilmente é inofensiva.

A ideia de emagrecer com laxante pode ser um dos métodos desorientados mais antigos e populares especialmente entre mulheres jovens.

  Continua Depois da Publicidade  

Um estudo que analisou 13.000 pessoas e que foi publicado na revista acadêmica Pediatrics constatou que 10,5% das mulheres de 23 a 25 anos usavam laxantes para tentar perder peso.

O que são laxantes?

De acordo com o Instituto Nacional de Diabetes e Doenças Digestivas e Renais (NIDDK) dos Estados Unidos, os laxantes são um tipo de medicamento usado para tratar a constipação, aliviando as fezes ou estimulando os movimentos intestinais.

Eles são frequentemente usados para tratar a constipação, que é causada por movimentos intestinais que ocorrem com dificuldade, pouca frequência ou são dolorosos.

Porém, os laxantes se tornaram um método popular para a perda de peso, já que muitas pessoas acreditam que é possível emagrecer com laxante, pois elas pensam que o seu uso pode ajudar a aumentar a frequência dos movimentos intestinais e assim permitir a perda de peso rápida, fácil e sem esforço.

  Continua Depois da Publicidade  

No entanto, a verdade a respeito da sua segurança e eficácia é outra história.

Existem algumas classes diferentes de laxantes que funcionam de maneiras distintas. Os principais tipos são:

  • Laxantes do tipo osmótico: faz com que o cólon retenha mais água, o que aumenta a frequência dos movimentos intestinais.
  • Laxantes salinos: a água é atraída para o intestino delgado ajudando a promover a evacuação.
  • Amaciantes de fezes: permitem que as fezes absorvam mais água.
  • Laxantes lubrificantes: reveste a superfície das fezes, bem como o revestimento do intestino para facilitar os movimentos intestinais.
  • Laxantes estimulantes: funcionam acelerando o movimento do trato digestivo.
  • Laxantes formadores de massa: movem-se pelo intestino sem serem digeridos absorvendo água e adicionando massa às fezes.

Laxante e a perda de peso

Os médicos não recomendam emagrecer com laxantes.

Pesquisas sugerem que embora algumas pessoas acreditem erroneamente que tomar laxantes impedirá o seu corpo de absorver calorias, essa é uma estratégia insegura e ineficaz.

Como os laxantes tratam a constipação amolecendo as fezes ou estimulando movimentos intestinais, as pessoas podem assumir que a passagem de mais fezes levará à perda de peso.

  Continua Depois da Publicidade  

Porém, embora as pessoas possam se sentir “mais leves” temporariamente, não há evidências que apoiam o uso de laxantes como um método seguro ou eficaz de perda de peso.

Laxantes podem te ajudar a perder volume de água

Vários tipos de laxantes trabalham levando a água do corpo para o intestino, permitindo que as fezes absorvam mais água para facilitar a sua passagem, e com esse método, o único peso que você irá perder é da água que você excreta nas fezes.

Um pequeno estudo mediu a ingestão diária de alimentos e os hábitos alimentares de 30 pacientes com bulimia nervosa, um tipo de distúrbio alimentar que envolve a ingestão de grandes quantidades de alimentos e o uso de métodos como vômitos auto induzidos ou laxantes para evitar o ganho de peso.

Quando comparado a outros métodos usados por esses pacientes, os pesquisadores descobriram que o uso de laxante para emagrecer era ineficaz.

Outro estudo também concluiu que esses medicamentos não eram eficazes na perda de peso, observando que o seu uso era mais prevalente entre adolescentes com sobrepeso e obesos do que por pessoas com peso normal.

  Continua Depois da Publicidade  

Até o momento, não existem estudos que apoiam a ideia de que o uso de laxante pode levar à perda de peso duradoura.

Em vez disso, pode levar a efeitos colaterais perigosos, como desidratação, desequilíbrio eletrolítico e possivelmente até mesmo a sua dependência.

Uso de laxantes pode levar à desidratação

Um dos efeitos colaterais mais comuns do uso de laxante é a desidratação.

Como muitos deles trabalham atraindo água de outros tecidos para o intestino, isso resulta em perda de água pelas fezes e se você não tomar cuidado para reabastecer a água perdida, isso pode levar a desidratação.

Os sintomas comuns da desidratação incluem dores de cabeça, redução da produção de urina, fadiga, tontura, aumento da sede e pele ressecada.

A desidratação também pode estar relacionada a efeitos colaterais mais graves como problemas gastrointestinais, problemas no fígado, falência renal, etc.

Laxantes podem causar desequilíbrio eletrolítico

Eletrólitos são substâncias dissolvidas nos fluidos corporais que são importantes para ajudar o funcionalmente normal das células e tecidos.

Alguns mais comuns são o cloreto, potássio, cálcio, sódio, fosfato e magnésio.

Se o equilíbrio desses eletrólitos essenciais diminuir, poderá causar efeitos colaterais perigosos, como convulsões, coma e confusões mentais.

Tomar laxantes pode levar à perda de eletrólitos importantes, o que pode criar um desequilíbrio eletrolítico, que é um dos efeitos colaterais mais perigosos do uso abusivo desses medicamentos.

Um pequeno estudo realizado com 24 pacientes mostrou que o uso de laxante resultou em alterações significativas nos níveis de sódio e potássio dos participantes.

Outro estudo realizado com 2.270 participantes mostrou que esses medicamentos comumente usados para a preparação para colonoscopias aumentavam o risco de distúrbios eletrolíticos.

Os sintomas comuns do desequilíbrio eletrolítico podem incluir sede, fadiga, dores musculares, dores de cabeça, fraqueza e palpitações cardíacas.

Os laxantes não te ajudam a perder gordura

De acordo com a especialista em saúde da mulher Jennifer Wider, ao usar laxante para emagrecer, poderá até ver o número na balança diminuir, porém essa queda é realmente o peso da água que está perdendo.

Essa perda de peso é temporária e não está realmente alterando a sua composição de gordura corporal. “Muito pouca ou nenhuma gordura pode ser perdida [com laxantes]”, explicou a Dra. Wider.

Embora o peso e o emagrecimento sejam questões altamente individuais e complexas, o que está claro é que eles dependem de vários fatores que estão dentro e fora do seu controle.

Isso inclui sua dieta e rotina de exercícios, e também coisas como metabolismo, hormônios, genética, outros problemas de saúde em andamento ou medicamentos que está tomando.

De qualquer forma, o peso do seu corpo tem muito mais do que simplesmente “excesso de cocô”.

Uso prolongado de laxantes pode aumentar os seus problemas de constipação

“Os laxantes estimulantes, que são o tipo mais comum usado para a perda de peso não devem ser usados por um longo período” disse o Dr. Marc Leavey, internista (especialista em doenças internas) do hospital Mercy Medical Center de Baltimore, Estados Unidos.

Ele explica que o intestino pode se acostumar com os laxantes, levando a mais constipação.

Seu sistema desenvolve uma dependência deles, o que significa que sua capacidade de ter movimentos intestinais naturais diminui e precisa de mais e mais laxantes.

É um ciclo vicioso e desagradável que deve ser evitado, e se você acha que já desenvolveu uma dependência de laxantes, converse com o seu médico.

De acordo com o NIDDK, você só deve usar laxantes estimulantes se a sua constipação for grave ou outros laxantes não funcionaram.  

Embora é claro, se você estiver com constipação persistente, converse primeiro com o seu médico para verificar se há um problema de saúde subjacente.

Geralmente os laxantes formadores de massa são os mais gentis com o seu corpo e mais seguros para o uso a longo prazo.

Emagrecer com laxante não funciona

Como você pode ver, emagrecer com laxante não funciona e não é seguro para a sua saúde.

Embora os números na balança possam diminuir isso é apenas algo temporário relacionado a perda de água e não a perda de gordura, além do que os laxantes podem causar efeitos colaterais potenciais, incluindo diarreia e desidratação.

Comer uma dieta nutritiva e praticar exercícios físicos regularmente é a melhor maneira de perder peso e manter o seu intestino funcionando corretamente, inclusive existem alimentos laxantes e laxantes naturais para te ajudar nesse processo.

No entanto, você deve conversar com o seu médico para saber se a perda de peso é necessária para a sua saúde antes de iniciar uma nova dieta ou regime de exercícios.

A perda de peso só faz bem para uma pessoa quando ela é necessária e feita com segurança. Qualquer pessoa que tenha problemas com imagem corporal deve procurar apoio de um médico para que ele possa ajudá-la a ter o suporte correto.

Fontes e Referências Adicionais:

Você já se perguntou se é possível emagrecer com laxante? Conhece alguém que já passou por isso? Comente abaixo!

Foi útil?
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas
Loading...
Sobre Dr. Alexandre Seraphim

Dr. Alexandre Seraphim é Nutrologista - CRM 52.978779. Formou-se médico pela Universidade do Grande Rio e é pós-graduado em Nutrologia pela Associação Brasileira de Nutrologia. Possui diversos cursos na área de emagrecimento, hipertrofia e medicina ortomolecular que o qualificam ainda mais como um grande especialista da área. Para mais informações, entre em contato com ele em sua conta oficial no Instagram (@dr.alexandre.seraphim).

Deixe um comentário