Vamos conferir para que serve, quais são os efeitos colaterais e entender se o remédio Escitalopram engorda mesmo ou não.
Escitalopram ou Oxalato de Escitalopram é um medicamento faz parte da classe dos remédios inibidores seletivos da recaptação de serotonina (ISRSs), um grupo de antidepressivos. A comercialização do remédio é permitida somente com a apresentação da receita médica.
Índice deste artigo:
Para que serve Escitalopram?
O Oxalato de Escitalopram pode ser indicado pelo médico para:
- o tratamento e prevenção da recaída ou recorrência da depressão;
- o tratamento do transtorno do pânico com ou sem agorafobia;
- para o tratamento do transtorno de ansiedade generalizada (TAG), o transtorno de ansiedade social (fobia social) e o transtorno obsessivo compulsivo (TOC).
Desconfia que a sua ansiedade pode ter se agravado? Então, conheça os sintomas da crise de ansiedade. No entanto, só use um remédio para ansiedade sob orientação médica.
É verdade que Escitalopram engorda?
Para descobrirmos se Escitalopram engorda ou pode provocar alguma alteração em relação ao peso corporal, o que fizemos foi consultar a bula do Oxalato de Escitalopram, disponibilizada pela Anvisa.
E, de acordo com o que o documento nos conta, o remédio pode tanto engordar quanto emagrecer.
Isso porque a lista de efeitos colaterais da bula do medicamento apresenta o aumento do apetite ou a diminuição do apetite como uma reação do Oxalato de Escitalopram, que pode atingir 1% a 10% dos pacientes que usam o remédio.
A bula também menciona o aumento de peso como uma reação comum do medicamento e informa que a diminuição de peso é um efeito colateral incomum do Oxalato de Escitalopram, ou seja, que pode acontecer com 0,1% a 1% dos pacientes que utilizam o medicamento.
Como se não bastasse, o documento apresenta a anorexia, um distúrbio alimentar grave que pode levar à morte se não for tratado, como uma das reações que ocorrem com todos os medicamentos que agem de forma semelhante ao escitalopram.
No entanto, a bula não informa em qual frequência esse efeito colateral pode ser observado.
Cuidado!
Como tanto o ganho quanto a perda de peso expressiva podem representar perigos para a saúde, ao perceber que o tratamento com Escitalopram engorda ou emagrece para você, principalmente de maneira significativa, informe o médico a respeito do problema.
Se durante o uso do medicamento, você desconfiar que pode ter a anorexia ou ouvir de um parente, amigo ou conhecido que pode ter a doença, procure rapidamente a ajuda médica, já que o distúrbio é grave e ameaça a vida.
Mas não abandone o uso de Escitalopram por conta própria, sem o acompanhamento médico, porque isso pode ser perigoso para a sua saúde.
Outro alerta que não podemos deixar de dar é: jamais utilize o medicamento apenas com o intuito de engordar ou emagrecer, sem que você necessite o remédio e haja a recomendação e o acompanhamento do médico.
Além de não ter certeza de que atingirá o objetivo que deseja, já que Escitalopram pode tanto engordar quanto emagrecer, o remédio traz uma série de efeitos colaterais graves.
Efeitos colaterais, contraindicações e cuidados
Quer saber quais são esses efeitos colaterais graves do medicamento, conhecer suas contraindicações, descobrir quais outros cuidados o remédio exige durante o tratamento e entender melhor as suas indicações?
Então, leia a íntegra da bula do Oxalato de Escitalopram através do bulário da Anvisa.
Boa noite!! Estou vendo este remédio que as pessoas estão falando que engorda será que é verdade..a minha filha autista está tomando metade do remédio..começou hoje já estou com medo 😨
Estou tomando escitalopram há aproximadamente 6 meses e há 3 meses tenho ganhado peso. Ganhei no total 5 kilos, o que é muito para mim, visto que batalhei muito para perder peso. Seria possível que esse aumento de peso deva-se ao uso do remédio por algum tempo?
Bom dia, gostaria de saber se citalopram engorda pois estou muito acima do peso