Escitalopram engorda? Para que serve?

Especialista da área:
atualizado em 16/12/2020

Vamos conferir para que serve, quais são os efeitos colaterais e entender se o remédio Escitalopram engorda mesmo ou não.

  Continua Depois da Publicidade  

Escitalopram ou Oxalato de Escitalopram é um medicamento faz parte da classe dos remédios inibidores seletivos da recaptação de serotonina (ISRSs), um grupo de antidepressivos. A comercialização do remédio é permitida somente com a apresentação da receita médica.

Para que serve Escitalopram?

Escitalopram

O Oxalato de Escitalopram pode ser indicado pelo médico para:

  • o tratamento e prevenção da recaída ou recorrência da depressão;
  • o tratamento do transtorno do pânico com ou sem agorafobia;
  • para o tratamento do transtorno de ansiedade generalizada (TAG), o transtorno de ansiedade social (fobia social) e o transtorno obsessivo compulsivo (TOC).

Desconfia que a sua ansiedade pode ter se agravado? Então, conheça os sintomas da crise de ansiedade. No entanto, só use um remédio para ansiedade sob orientação médica.

É verdade que Escitalopram engorda?

Para descobrirmos se Escitalopram engorda ou pode provocar alguma alteração em relação ao peso corporal, o que fizemos foi consultar a bula do Oxalato de Escitalopram, disponibilizada pela Anvisa.

E, de acordo com o que o documento nos conta, o remédio pode tanto engordar quanto emagrecer.

Isso porque a lista de efeitos colaterais da bula do medicamento apresenta o aumento do apetite ou a diminuição do apetite como uma reação do Oxalato de Escitalopram, que pode atingir 1% a 10% dos pacientes que usam o remédio.

  Continua Depois da Publicidade  

A bula também menciona o aumento de peso como uma reação comum do medicamento e informa que a diminuição de peso é um efeito colateral incomum do Oxalato de Escitalopram, ou seja, que pode acontecer com 0,1% a 1% dos pacientes que utilizam o medicamento.

Como se não bastasse, o documento apresenta a anorexia, um distúrbio alimentar grave que pode levar à morte se não for tratado, como uma das reações que ocorrem com todos os medicamentos que agem de forma semelhante ao escitalopram.

No entanto, a bula não informa em qual frequência esse efeito colateral pode ser observado.

Cuidado!

Como tanto o ganho quanto a perda de peso expressiva podem representar perigos para a saúde, ao perceber que o tratamento com Escitalopram engorda ou emagrece para você, principalmente de maneira significativa, informe o médico a respeito do problema.

Se durante o uso do medicamento, você desconfiar que pode ter a anorexia ou ouvir de um parente, amigo ou conhecido que pode ter a doença, procure rapidamente a ajuda médica, já que o distúrbio é grave e ameaça a vida.

Mas não abandone o uso de Escitalopram por conta própria, sem o acompanhamento médico, porque isso pode ser perigoso para a sua saúde.

  Continua Depois da Publicidade  

Outro alerta que não podemos deixar de dar é: jamais utilize o medicamento apenas com o intuito de engordar ou emagrecer, sem que você necessite o remédio e haja a recomendação e o acompanhamento do médico.

Além de não ter certeza de que atingirá o objetivo que deseja, já que Escitalopram pode tanto engordar quanto emagrecer, o remédio traz uma série de efeitos colaterais graves.

Efeitos colaterais, contraindicações e cuidados

Quer saber quais são esses efeitos colaterais graves do medicamento, conhecer suas contraindicações, descobrir quais outros cuidados o remédio exige durante o tratamento e entender melhor as suas indicações?

Então, leia a íntegra da bula do Oxalato de Escitalopram através do bulário da Anvisa.

Você já tinha ouvido falar que Escitalopram engorda? Tem receio de utilizá-lo por conta desse possível efeito colateral? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (41 votos, média 3,88)
Loading...
Sobre Dr. Rafael Ferreira de Moraes

Dr. Rafael Moraes é Psiquiatria - CRM 52.98866-9. Formou-se em Medicina pela Universidade do Grande Rio Professor José de Souza Herdy em 2013. Pós-graduado em Psiquiatria pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, onde atuou nos atendimentos ambulatoriais da Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro e Casa de Medicina da PUC-Rio. Atualmente, exerce sua especialidade em três municípios do estado do Rio de Janeiro: Teresópolis, Magé e Rio de Janeiro, capital. Dr. Rafael é a promessa da Psiquiatria atual, jovem, que preza pelo acolhimento ao paciente unido ao que há de mais recente nesta área em constante evolução. Para mais informações, entre em contato com ele em sua conta oficial no Instagram (@rafafmoraes)

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário

6 comentários em “Escitalopram engorda? Para que serve?”

  1. Aumenta o apetite e dessa maneira que engorda. Eu ganhei 6kg. Agora que tô na dose menor que estou conseguindo emagrecer

    Responder
  2. Olá estou, tomando esse remédio a uns 5 meses e ganhei muito peso + ou – uns 6 kilos, perdi muitas roupas e não tinha reparado que poderia ser por conta do remédio até a começar a ler muitos relatos que antidepressivo engorda sim.

    Responder
  3. Boa noite!! Estou vendo este remédio que as pessoas estão falando que engorda será que é verdade..a minha filha autista está tomando metade do remédio..começou hoje já estou com medo ?

    Responder
  4. Estou tomando escitalopram há aproximadamente 6 meses e há 3 meses tenho ganhado peso. Ganhei no total 5 kilos, o que é muito para mim, visto que batalhei muito para perder peso. Seria possível que esse aumento de peso deva-se ao uso do remédio por algum tempo?

    Responder