Esses 5 hábitos saudáveis podem adicionar até 14 anos de vida

Especialista:
atualizado em 06/10/2020

O ideal seria cuidar da saúde mesmo antes de desenvolver algum problema, como forma de prevenção. Mas, em alguns casos, é apenas quando uma coisa sai do lugar e o sinal de alerta acende que a pessoa passa a se importar mais com a saúde.

Pode ser porque o peso aumentou, porque os níveis de triglicerídeos, açúcar no sangue ou colesterol estão altos, porque surgiram dores pelo corpo ou porque se desenvolveu uma deficiência nutricional.

Quando esses problemas são descobertos, é quase impossível não pensar no perigo de desenvolver algo mais grave como uma doença crônica. Algo que pode trazer sérios riscos à vida.

Mas para que esperar um fator de risco surgir, se podemos nos antecipar a eles? Isto é, tomar atitudes para evitá-los e nos prevenir contra os perigos que eles carregam?

Os tais cinco hábitos

Especialistas afirmam que existem cinco hábitos saudáveis que diminuem a probabilidade de morrer precocemente de ataque no coração, acidente vascular cerebral (AVC) ou câncer. São eles:

  1. Seguir uma alimentação saudável;
  2. Praticar exercícios físicos regularmente;
  3. Não fumar – conheça dicas de estratégias que ajudam a parar de fumar naturalmente;
  4. Consumir bebidas alcoólicas apenas moderadamente;
  5. Manter um peso saudável.

Uma pesquisa na revista acadêmica Circulation (Circulação) apontou que uma mulher que adota esses cinco hábitos de estilo de vida aos 50 anos de idade viveria 14 anos a mais. Isso em comparação àquelas que não seguem nenhum desses hábitos.

Para um homem, o ganho seria de 12,2 anos. Entretanto, o impacto positivo desses hábitos saudáveis não são novidades para os cardiologistas.

De acordo com o cardiologista preventivo Haitham Ahmed, eles já estão estabelecidos como fatores que demonstraram diminuir o risco cardiovascular em diversos estudos de longo prazo.

Inclusive, o especialista participou de um estudo que analisou quatro desses hábitos. Somente a questão do álcool não foi avaliada.

Ahmed contou que muitos dos participantes da sua pesquisa tinham mais de 65 anos de idade. Ainda assim, aqueles que adotaram todos os hábitos saudáveis apresentaram um risco aproximadamente 80% mais baixo de morte ao longo dos oito anos de acompanhamento.

Ou seja, não é tarde demais para tornar o estilo de vida mais saudável!

Não há desculpas. Mesmo quem já tem certa idade pode se beneficiar ao passar a ter uma alimentação mais saudável, praticar exercícios físicos regularmente, deixar de fumar, controlar o consumo de álcool e ter um peso saudável.

Aliás, um estilo de vida de baixo risco como esse é ainda mais crucial para aqueles que já receberam o diagnóstico de uma doença cardiovascular ou sofreram um ataque cardíaco.

Haitham Ahmed advertiu que os riscos aumentam depois que se tem um ataque no coração. Portanto, qualquer medida tomada para diminuir esse risco vai ter um impacto relativamente maior.

Os cinco hábitos em detalhes

Para adotar os cinco hábitos saudáveis que diminuem a probabilidade de morrer precocemente de ataque no coração, AVC ou câncer, é necessário conhecê-los melhor:

1. Alimentação saudável

Salada

Pois bem, os pesquisadores do estudo divulgado na revista acadêmica Circulation indicaram uma dieta saudável como aquela composta por alimentos associados a um menor riscos de desenvolver determinadas doenças por diversos ensaios clínicos.

Mas quais são esses alimentos? Bem, essa dieta é rica em vegetais, leguminosas, frutas, nozes, grãos integrais, ácidos graxos polinsaturados e ácidos graxos ômega-3 de cadeia longa.

Ao mesmo tempo, é pobre em carnes vermelhas, carnes processadas, produtos laticínios com alto teor de gorduras, açúcares, gorduras trans e sódio. Basicamente, trata-se do padrão de alimentação da dieta Mediterrânea.

2. Prática de exercícios

Já em termos de atividade física, observou-se que o maior benefício foi a partir da prática de 30 minutos ou mais de exercícios moderados ou vigorosos diariamente.

3. Beber só se for com moderação

O consumo de bebidas alcoólicas de baixo risco ficou em um drink por vez para as mulheres, enquanto para os homens, dois drinks por vez.

4. Peso saudável

Por sua vez, definiu-se como o peso de baixo risco aquele correspondente a um Índice de Massa Corporal (IMC) entre 18,5 a 24,9. Ele entra na classificação de “normal” na tabela do IMC.

5. Não fumar

A questão do fumo não ficou para o final à toa. Entre os cinco hábitos mencionados, ele é o que aparenta exercer o maior impacto em relação à longevidade. Viu-se o menor risco em relação ao hábito de fumar naqueles que jamais fumaram.

Haitham Ahmed contou que em um de seus estudos, observou-se que os sedentários e os obesos não-fumantes tinham taxas de sobrevivência maiores do que os fumantes que adotaram dois ou mais hábitos saudáveis.

“Se você pudesse fazer algo para reduzir o seu risco de doença cardiovascular, câncer e morte em longo prazo, seria parar de fumar ou evitar começar. A prevenção do fumo prolonga a vida”, afirmou o especialista.

Entretanto, quanto mais hábitos saudáveis, melhor

Dos 123 mil participantes avaliados pelo estudo publicado da revista acadêmica Circulation, somente 1,3% seguiram todos os cinco hábitos saudáveis citados. Quanto mais desses bons hábitos as pessoas seguiam, mais tempo elas viviam.

De acordo com Haitham Ahmed, quanto mais comportamentos saudáveis a pessoa procurar ter, mais benefícios a mais ela vai obter.

Ou seja, quem já segue um ou dois desses hábitos vai ganhar ainda mais efeitos positivos ao adotar mais um, mais dois ou os outros três comportamentos saudáveis.

Além disso, mesmo quem já fumou ou já teve o excesso de peso vai ganhar vantagens ao passar a seguir uma dieta saudável e a praticar exercícios físicos, por exemplo.

Fontes e referências adicionais:

Esses cinco hábitos fazem parte do seu dia a dia? Que tal adotá-los a partir de então? Conte o que acha nos comentários!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...
Sobre Equipe Editorial MundoBoaForma

Quando se trata de saúde, é muito importante poder contar com uma fonte confiável de informações. Afinal de contas sabemos que o sua qualidade de vida e bem-estar devem estar em primeiro lugar para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada, com redatores e editores que desenvolvem um conteúdo de qualidade, adaptando-o a uma linguagem de fácil compreensão para o público em geral, tendo por base as mais confiáveis fontes de informação. Além disso todo artigo é revisado por profissional especialista da área, para garantir que as informações são verídicas. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados a saúde, boa forma e qualidade de vida. Conheça mais sobre os profissionais que contribuem para a qualidade editorial do portal.

Deixe um comentário