Para quem olha de longe, a vida das celebridades internacionais parece ser cheia de glamour e privilégios, mas isso não significa que tudo seja sempre perfeito e que elas não enfrentem problemas, o que inclui problemas de saúde.
A listinha a seguir apresenta alguns famosos que foram diagnosticados com doenças crônicas e você provavelmente não sabia!
Diabetes – Lila Moss e Nick Jonas
A modelo Lila Moss, que é filha da supermodelo Kate Moss, tem diabetes do tipo 1 e contou em um vídeo para a Vogue que ficou meio em choque ao receber a notícia da doença.
Em 2022, na sua estreia no Met Gala, evento de gala badalado e filantrópico do mundo da moda, Lila inclusive exibiu seu monitor de glicose e a sua bomba de insulina embaixo de um vestido transparente.
O ator e cantor Nick Jonas, do grupo Jonas Brothers, também tem diabetes do tipo 1. Ele foi diagnosticado com a doença aos 13 anos de idade, algo que Nick descreveu como uma das experiências mais assustadoras da sua vida.
Psoríase – Cara Delevingne e Kim Kardashian
A modelo e atriz Cara Delevingne tem psoríase, doença de pele que é caracterizada pela presença de manchas róseas ou avermelhadas, recobertas por escamas esbranquiçadas.
No tapete vermelho do Met Gala de 2022, ela também ajudou a chamar a atenção e conscientizar a respeito da condição, já que optou por não cobrir as suas marcas de psoríase.
A modelo, empresária, influenciadora digital e socialite Kim Kardashian também tem psoríase. Inicialmente, ela surtou a respeito da condição, como mostrou um antigo episódio do reality show Keeping up with the Kardashians.
Mas, parece que ela adotou uma abordagem mais serena em relação à doença. Ela escreveu no seu site que espera por uma cura, mas nesse meio tempo, está aprendendo a aceitar que a psoríase faz parte de quem ela é.
Fibromialgia – Lady Gaga
A fibromialgia causa dor em todo o corpo e quem tem a doença pode enfrentar cansaço extremo, rigidez muscular, dificuldade para concentrar e problemas para dormir. A condição tende a afetar mais as mulheres que os homens e não tem cura, mas o tratamento pode trazer alívio.
Lady Gaga falou sobre a sua experiência com a doença pela primeira vez no seu documentário de 2017 para a Netflix “Gaga: Five Foot Two”. No mesmo ano, ela cancelou o show que faria no Rock in Rio no Brasil, pois precisou ser levada ao hospital devido a fortes dores.
Tireoidite de Hashimoto – Gigi Hadid
Chamada também de síndrome de Hashimoto, o problema se trata de uma doença na tireoide, que pode causar dificuldade de concentração, perda de cabelo, fadiga e ganho de peso.
A modelo Gigi Hadid tem a doença e ao rebater por meio do Twitter críticas que apontavam que estava muito magra, a moça revelou que o seu baixo peso se devia a um tratamento contra a síndrome de Hashimoto.
Endometriose – Lena Dunham e Daisy Ridley
A atriz, escritora, roteirista, produtora e diretora Lena Dunham, famosa pela série Girls, foi diagnosticada com endometriose, condição que pode ser muito dolorosa.
Na endometriose, o que acontece é que o endométrio (tecido que reveste o útero) cresce fora do útero, em locais da cavidade abdominal, como os ovários e a bexiga.
Por conta das complicações da doença, Lena precisou se submeter a uma histerectomia total, cirurgia para remoção do útero, aos 31 anos de idade.
Outra atriz com endometriose é Daisy Ridley, a Rey de Star Wars. Ela revelou no Instagram que foi diagnosticada com a doença aos 15 anos. Além disso, Daisy contou que descobriu que também tem a síndrome dos ovários policísticos.
Doença de Graves – Sia
Em uma postagem de 2010 feita no Twitter, a cantora e compositora Sia revelou que tem doença de Graves, uma doença autoimune da tireoide.
A tireoide é uma glândula que regula a função de órgãos importantes como o coração, o cérebro, o fígado e os rins. Ela também produz hormônios necessários para regular o metabolismo e os níveis de energia.
A doença de Graves é considerada uma forma de hipertireoidismo, já que causa a hiperatividade da glândula. Na condição, o sistema imunológico ataca a tireoide e faz com ela produza mais hormônio do que o corpo necessita.
A doença pode provocar tremor nas mãos, batimento cardíaco rápido e irregular, irritabilidade ou nervosismo, cansaço, fraqueza muscular, agitação constante, sensação de calor excessivo, aumento no tamanho da tireoide, aumento na produção de urina, entre outros sintomas.
Displasia renal – Sarah Hyland
A atriz Sarah Hyland, conhecida pela série Modern Family, tem displasia renal. Trata-se de uma doença de nascença, em que os rins não se desenvolveram adequadamente quando o paciente era bebê e ainda estava no útero da mãe.
Em 2012, aos 21 anos, ela passou por um transplante renal, que foi doado pelo seu pai. No entanto, alguns anos depois, em 2017, o órgão foi rejeitado pelo seu corpo.
Mesmo que ela tenha passado por procedimentos para salvar o rim doado, nada funcionou, o rim doado por seu pai teve que ser retirado e ela precisou fazer um novo transplante, dessa vez com o órgão doado pelo seu irmão mais novo.
Síndrome de Sjogren – Venus Williams
A tenista Venus Williams revelou em 2011 que tem síndrome de Sjogren, uma doença autoimune, em que o sistema imune ataca as células do próprio corpo, nesse caso específico, das glândulas salivares e lacrimais.
A condição afeta partes do corpo que produzem fluidos e leva a sintomas como boca seca e olho seco. Quem tem a condição também pode sentir cansaço extremo, dor e inchaço nas articulações.
A doença obrigou a atleta a abandonar o US Open de 2011, no entanto, ela retornou rapidamente ao esporte.
Asma – Pink
A cantora Pink tem asma, uma das doenças respiratórias crônicas mais comuns. A condição não tem cura, mas os sintomas podem melhorar com o tratamento adequado. Ela é caracterizada por dificuldade de respirar, chiado e aperto no peito, e respiração curta e rápida.
Em uma postagem no Instagram de 2020, período em que o mundo foi atingido pela pandemia do novo coronavírus, Pink destacou a sua asma e alertou as pessoas para que usassem máscaras.
Doença de Parkinson – Michael J. Fox
As pessoas geralmente desenvolvem a condição por volta dos 60 anos de idade ou mais, porém o ator que protagonizou o filme “De Volta Para o Futuro”, Michael J. Fox, descobriu que tinha a doença de Parkinson aos 29 anos, em 1991.
O Parkinson é uma doença degenerativa do sistema nervoso central, crônica e progressiva. Ela afeta os movimentos da pessoa e causa tremores, lentidão de movimentos, rigidez muscular, desequilíbrio e alterações na fala e na escrita.
Lúpus – Selena Gomez
A atriz e cantora Selena Gomez revelou em 2015 que tinha sido diagnosticada com lúpus eritematoso sistêmico, uma doença inflamatória crônica de origem autoimune (o próprio organismo ataca órgãos e tecidos).
Para tratar a doença, Selena precisou passar por quimioterapia. Além disso, ela necessitou de um transplante renal, que recebeu da sua amiga Francia Raisa no ano de 2017.
Esclerose múltipla – Selma Blair
A atriz Selma Blair, que trabalhou em filmes como Segundas Intenções e Legalmente Loira, revelou que tem esclerose múltipla em uma postagem no Instagram em 2018.
A esclerose múltipla é uma doença que afeta o sistema nervoso central (cérebro e medula espinhal). Na condição, as células de defesa do organismo atacam a bainha de mielina, uma capa de gordura que reveste os axônios, parte dos neurônios que transmite impulsos nervosos.
Esse dano causa problemas de comunicação entre o cérebro e o resto do corpo, provocando assim os sintomas da doença, que incluem problemas de visão, perda de equilíbrio, tremores, instabilidade ao caminhar, fraqueza, falta de coordenação, rigidez excessiva de algum membro do corpo, transtornos cognitivos, alterações na fala e deglutição e problemas no trato urinário e intestinal.
Epilepsia – Lil Wayne
O rapper Lil Wayne sofre de epilepsia, doença caracterizada por uma alteração no funcionamento do cérebro e que é conhecida por causar convulsões.
Em 2017, ele foi hospitalizado após sofrer múltiplas convulsões em um quarto de hotel em Chicago e, em virtude disso, cancelou um show que faria em Las Vegas. Anteriormente, em 2016, o rapper também foi hospitalizado depois de sofrer o que foi descrito como “duas pequenas convulsões”.
Em 2013, Lil Wayne ficou um longo tempo internado em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) pela mesma razão. Na época, ele disse em uma entrevista à Billboard que os ataques epiléticos eram fruto de estresse, falta de descanso e muito trabalho.
HIV – Charlie Sheen
O ator Charlie Sheen, estrela da série Two and a Half Men, tornou pública a notícia do seu HIV positivo em uma entrevista concedida ao programa Today em 2015.
O HIV ou vírus da imunodeficiência humana ataca o sistema imunológico. O corpo não consegue se livrar do HIV, o que significa que a pessoa precisa viver com o vírus para sempre.
Não há cura, mas a medicação permite que as pessoas infectadas pelo HIV possam viver uma vida normal e saudável. Já sem o tratamento antirretroviral, o HIV afeta e destrói células específicas do sistema imunológico e torna o organismo incapaz de lutar contra infecções e doenças. Quando isso acontece, a infecção por HIV leva à síndrome da imunodeficiência adquirida ou AIDS.
As informações são da Cosmopolitan, da Revista Monet, do G1, da Rede D’or São Luiz, da Capricho, da ReumatoCare, da Pfizer e da Rolling Stone.
Fontes e referências adicionais
- Psoríase, Biblioteca Virtual em Saúde, Ministério da Saúde.
- O que é a Tireoide?, Departamento de Tireoide da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM).
- Asma, Ministério da Saúde.
- Doença de Parkinson, Biblioteca Virtual em Saúde, Ministério da Saúde.
- O que é Esclerose Múltipla (EM), Associação Brasileira de Esclerose Múltipla (ABEM).
- Informações básicas Sobre o HIV e a AIDS, Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/AIDS (UNAIDS).
Fontes e referências adicionais
- Psoríase, Biblioteca Virtual em Saúde, Ministério da Saúde.
- O que é a Tireoide?, Departamento de Tireoide da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM).
- Asma, Ministério da Saúde.
- Doença de Parkinson, Biblioteca Virtual em Saúde, Ministério da Saúde.
- O que é Esclerose Múltipla (EM), Associação Brasileira de Esclerose Múltipla (ABEM).
- Informações básicas Sobre o HIV e a AIDS, Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/AIDS (UNAIDS).