O lítio é um medicamento comumente usado para tratar alguns problemas de saúde mental, e seu uso sempre vem acompanhado de dúvidas e receios, como: Será que ele engorda ou emagrece? Causa efeitos colaterais? É perigoso?
E essas dúvidas não são totalmente infundadas, já que se trata de um medicamento que exige alguns cuidados, e que pode causar uma série de efeitos desagradáveis.
Por isso, a seguir vamos conhecer um pouco melhor o lítio e seus efeitos no organismo, além de descobrir se ele engorda ou emagrece.
O que é lítio?
O lítio é um medicamento usado no tratamento do transtorno afetivo bipolar, tanto no tipo 1 quanto no tipo 2.
Assim, de forma semelhante aos outros medicamentos estabilizadores de humor, o lítio ajuda a melhorar os sintomas dos transtornos bipolares, reduzindo a frequência dos episódios de mania e de depressão.
Entretanto, o tratamento com lítio pode trazer alguns riscos para a saúde quando seu uso é feito sem o devido acompanhamento médico, como veremos mais adiante.
Carbonato de lítio engorda?
Muitas pessoas que utilizam o medicamento relatam que o carbonato de lítio engorda. Mas será que o medicamento realmente causa esse efeito?
De acordo com especialistas, e mesmo com a bula do lítio, o aumento de peso é um efeito colateral comum, e ocorre também com outros medicamentos utilizados para tratar o transtorno bipolar.
Além disso, o lítio também pode causar retenção de líquido, o que aumenta a sensação de ganho de peso, apesar de o problema não causar o acúmulo de gordura.
Assim, por causa desses efeitos secundários, muitos pacientes param de tomar o medicamento, o que pode piorar os quadros de mania e depressão graves.
Outros possíveis efeitos colaterais do lítio
Além do ganho de peso e da retenção de líquidos, o carbonato de lítio pode causar outros efeitos adversos, como:
- Tremor nos membros, principalmente nas mãos
- Aumento da ingestão de água e, consequentemente, da vontade de urinar
- Incontinência urinária
- Náusea
- Diarreia
- Palpitações cardíacas
- Vermelhidão na pele e acne
- Fadiga
- Queda de cabelo
- Dores nas articulações, em especial as dos dedos das mãos e dos pés.
Além disso, o lítio também pode causar hipotireoidismo e arritmias cardíacas.
Assim, é extremamente importante que pessoas que estejam fazendo uso do lítio mantenham acompanhamento médico regular, além de realizar periodicamente o exame de medição dos níveis sanguíneos de lítio (chamado de litemia).
Como emagrecer com lítio?
Agora que sabemos que o lítio é um medicamento que pode engordar, vamos conhecer algumas formas de minimizar esse problema, e mesmo de perder os quilinhos extra:
- Comece a realizar exercícios físicos de forma regular, para aumentar a queima de calorias e estimular o metabolismo. Assim, tente realizar 30 minutos de atividade física de intensidade moderada por cinco dias por semana ou 20 minutos de exercícios aeróbicos intensos por três dias por semana.
- Controle a ingestão de calorias, priorizando alimentos ricos em fibras alimentares, como frutas, legumes, cereais integrais e leguminosas.
- Inclua alimentos ricos em gorduras saudáveis, como nozes e sementes.
- Dê preferência a fontes de proteínas pobres em gorduras, como peito de frango, laticínios desnatados e cortes magros de carne bovina, como o patinho.
- Evite bebidas calóricas, como refrigerantes, bebidas energéticas e milk shakes. Prefira água ou bebidas sem açúcar, e use substitutos do açúcar para diminuir o número de calorias em seu café, chá ou outras bebidas.
Por fim, o ideal é procurar a orientação de uma nutricionista, para montar uma dieta adequada para o seu caso, e de um professor de educação física, para te orientar sobre os melhores exercícios para auxiliar na perda de peso.
Existe uma dieta especial para quem está tomando lítio?
De forma geral, não existe uma dieta específica para pessoas que fazem tratamento com carbonato de lítio.
Entretanto, a adoção de uma dieta balanceada pode ajudar a evitar o aparecimento de algum efeito colateral, além de ajudar a manter o peso sob controle.
Além disso, como os níveis de lítio no sangue devem se manter constantes, não se deve fazer mudanças bruscas na dieta.
Por fim, é importante se atentar aos sinais de desidratação, uma vez que o problema pode ocasionar o aumento das concentrações de lítio no sangue, e assim levar a um quadro de toxicidade.
Contraindicações e cuidados
Por se tratar de um medicamento potencialmente perigoso, o lítio só deve ser usado com a orientação de um médico.
Além disso, o medicamento é contraindicado para alguns grupos de pessoa, como:
- Mulheres grávidas ou que estejam amamentando
- Pessoas com doenças renais que possam alterar a eliminação do lítio através da urina
- Pessoas alérgicas a qualquer um dos componentes da formulação.
Outro ponto importante é que pessoas que sofram com alguma doença crônica, como a diabetes tipo 1 e 2, e doenças cardiovasculares, devem tem ainda mais cautela ao utilizar o lítio, devido às possíveis interações medicamentosas e efeitos adversos.
Toxicidade pelo lítio
Além dos efeitos colaterais citados anteriormente, o medicamento pode levar também à toxicidade, quando seu nível no sangue se torna mais alto que o recomendado.
Assim, é importante fazer o exame de medição dos níveis de lítio no sangue regularmente, cujos valores de referência são:
- Nível terapêutico: 0,6 – 1,2 mEq/L
- Nível tóxico: acima de 1,5 mEq/L.
E, para manter esses níveis dentro dos valores adequados, alguns cuidados são necessários. São eles:
- Procure tomar o medicamento sempre no mesmo horário.
- Tome cuidado com o suor excessivo e, caso esteja em um ambiente muito quente, se mantenha bem hidratado.
- Evite o consumo excessivo de café, já que ele afeta os níveis de lítio.
- Sempre converse com seu médico antes de iniciar o uso de medicamentos, chás e plantas medicinais.
Sintomas da intoxicação por lítio
Quando os níveis de lítio estão acima do indicado, pode ocorrer um quadro de toxicidade, com sintomas semelhantes aos efeitos colaterais do medicamento, porém, mais intensos. São eles:
- Náuseas e vômitos
- Diarreia
- Aumento da sede
- Dor abdominal
- Tremores
- Tontura
- Fraqueza muscular
- Dificuldades de locomoção
- Inchaço, principalmente nas pernas.
Então, caso apresente algum desses sintomas, procure atendimento médico com urgência, pois a toxicidade por lítio pode ser um problema grave.
Fontes e referências adicionais
- Pharmacological interventions for the prevention of relapse in bipolar disorder: a systematic review of controlled trials. Journal of Psychopharmacology.
- Carbonato de lítio. Bula do Medicamento (Eurofarma).
- Lithium side effects and toxicity: prevalence and management strategies. International Journal of Bipolar Disorders.
Fontes e referências adicionais
- Pharmacological interventions for the prevention of relapse in bipolar disorder: a systematic review of controlled trials. Journal of Psychopharmacology.
- Carbonato de lítio. Bula do Medicamento (Eurofarma).
- Lithium side effects and toxicity: prevalence and management strategies. International Journal of Bipolar Disorders.
Qual médico seria mais recomendado para substituir o Carbolititio que amenizar o ganho de peso.
ESSES MÉDICOS VAGABUNDOS APENAS PRESCREVEM O REMÉDIO SEM DIZER OS BENEFÍCIOS. E QUE É PIOR NÃO FALAM DOS EFEITOS COLATERAIS COMO MEXER COM O FUNCIONAMENTO DA TIRÓIDE E QUE VOCÊ PODE ENGORDAR.AGORA QUERÓ PERGUNTAR QUAL A FINALIDADE DE PROCURAR UM MÉDICO? AINDA BEM QUE TOMEU ESTE REMÉDIO ESPORADICAMENTE, NO ENTANTO PULEI DE 56 QUILOS PARA 70 QUILOS. E QUE É PIOR SE NÃO ME CUIDAR ESTOU À UM PASSO DE FICAR DIABÉTICA.
Eu faço uso de lítio, de sertralina, de amitriptilina e topiramato, não tô comendo muito mais engordo é normal?
Tenho medo que com o uso de lítio a um aumento de peso progressivo! O que fazer!!???
Meu médico não me avisou em momento algum sobre os efeitos colaterais do carbonato de lítio. Atualmente tomo 3 comprimidos de 450mg. Engordei mais de 30kg em um ano, minhas pernas vivem inchadas. Acho que não adianta tentar melhorar um aspecto da vida de uma pessoa estragando a outra, minha autoestima corporal foi pro chão. Tenho estrias pelo corpo todo devido ao grande ganho de peso em pouco tempo. Posso até emagrecer, mas meu corpo jamais será como era antes. Deveria ser (e se for, por favor me avisem) ilegal não avisar sobre possíveis reações ao medicamento. Não sou o tipo de paciente que se recusa tomar medicamento, logo não vejo motivos para não ter sido avisada.
Tenho 24 anos, fui diagnosticada com transtorno bipolar na primeira consulta e não sinto sinais de melhora. Tenho um novo psiquiatra marcado, vamos ver.
mariana, o carbolitium eh um dos melhores medicamentos, mas tem um outro fantastico que engorda muito menos, seroquel XRO astrazeneca. sou bipolar ha 17 anos, esta eh a melhir informacao que posso lhe passar.